Mamíferos

Esquilo-voador: um animal de hábitos noturnos e olhos grandes

Esquilo-voador

O esquilo-voador é um dos animais mais incríveis e habilidosos em questão de voo. Atualmente, esse mamífero roedor pode ser encontrado em diversas partes do mundo, especialmente os países que apresentam florestas altas, assim permitindo que ele plane por cima de toda a floresta local. Ficou curioso? Veja mais sobre.

Características do esquilo-voador

O esquilo-voador apresenta muitas variedades espalhadas pelo mundo. No entanto, grande parte de suas variações são encontradas na Ásia, embora suas versões mais lembradas estejam presentes somente nos Estados Unidos e no Canada. Dentre as principais espécies desse pequeno roedor, podemos citar os esquilos-voadores anões do norte, de Bornéu e da Península Malaia, ambos apresentando certa de 10 cm de altura.

Por outro lado, podemos ver muitas diferenças quando são comparados aos enormes esquilos-voadores da Índia tropical e do sudeste da Ásia, ambos podendo chegar até 2,5 kg e 60 cm de comprimento.

Já nas características que abrange todas as espécies, podemos citar a membrana denominada de patagium – também conhecida como asa – abrangendo do pulso até o tornozelo do animal. Assim, possibilitando que ele possa fazer diversos voos apenas com essa pelugem. Segundo especialistas, a membrana é uma mistura de pele, músculo subjacente e uma haste cartigilosa, permitindo assim que ela asa tenha uma vasta elasticidade.

Voo do esquilo-voador

O voo do esquilo-voador apresenta diversas vantagens para esse animal, especialmente para conseguir a sua alimentação base. Além disso, esse animal possui um voo em específico da sua espécie, o voo planado. Nele, o esquilo terá que soltar todo o ar de seu corpo e estender suas mãos e pernas, permitindo que suas assas possam ser esticadas.

Segundo especialista, essa ação permite que o esquilo possa ganhar controle e estabilidade durante todo o seu voo, sempre com o objetivo de planar sobre um certo local. Junto a tudo isso, esse animal utiliza de diversas técnicas para que eles não acabem se pendurado ou simplesmente caindo.

Já para pousar, o esquilo-voador utiliza de sua calda como principal forma de controle, possibilitando que tenha total noção dos seus movimentos no final do percurso. Para ser mais específico, esse animal utiliza a cauda como uma forma de aderência natural. Por exemplo, como um feio de um carro em locomoção.

Ao que tudo indica, esse pequeno animal poderia voar até 500 metros de altura apenas planando, dependo das situações climáticas e força do vento. No entanto, voos nessa altura são aplicáveis apenas para esquilos-voadores de porte acima da média, podendo ser achados principalmente na Ásia. Devido a esses feitos, algumas pessoas acabam chamando essa especie de esquilo-planador, dando  sentido de descrever as habilidades desse animal incrível.

Esquilo-voador

Alimentação do esquilo-voador

Os esquilos-voadores, em sua maioria, são considerados herbívoros em sua dieta na totalidade. Assim, podendo se alimentar de frutas, verduras, sementes e, especialmente, de nozes, um dos alimentos que as pessoas mais associam ao esquilo-voador.

Toda via, vale lembrar que algumas espécies de esquilos podem se alimentar de fungos, ovos, animais, aranhas e matéria animal, ambos sendo usados para complementar a dieta. Assim, servindo como uma fonte de proteína animal para esses pequenos animais voadores.

Habitat

O esquilo-voador normalmente ocupa florestas tropicais que apresentam uma vasta densidade, assim facilitando suas práticas de escalada e voos ao longo da sua vida. Dentre principais lugares que esse esquilo pode ser achado, podemos citar a América do Norte, o sul do Alasca e grande parte da Ásia. No entanto, os Estados Unidos merecem destaque dentre esses locais, especialmente pela forte presença nos estados da Califórnia e Colorado, sendo um dos poucos cantos no mundo em que o esquilo-voador vive sem grandes preocupações. Ou seja, em certa harmonia com um ambiente mais humanizado.

Apesar disso, esse pequeno roedor também pode aparecer com muita frequência no lado da Ásia, mas especificamente, em países como Mianmar, Tailândia, Indonésia, Sumatra, Vietnã, Ilha de Bornéu, Taiwan, Chine e Nepal. No entanto, devido as habilidades de voo do esquilo-voador, alguns desses pequenos animais podem aparecer no Oriente Médio, especialmente em países como Paquistão e Afeganistão.

Já em questão ambiente, o esquilo-voador prefere árvores bem altas, normalmente achadas em florestas boreais, um dos lugares preferidos da maioria dos esquilos na totalidade. Segundo especialistas, as árvores que recebem maior destaque nessas florestas podem chegar até 3000 metros de altura.

Esquilo-voador

Predadores

Devido sua imensa habilidade de voar, os animais que são considerados predadores do esquilo-voador também apresentam práticas semelhantes. Dentre eles, podemos ressaltar corujas e falcões, ambos com grande poder de caça, especialmente quando apresentam a necessidade de complementar sua dieta.

Por outro lado, alguns animais terrestres também podem ser considerados predadores naturais do esquilo-voador como as cobras, normalmente utilizando do seu bote para conseguir atacar esses pequenos roedores. No entanto, o esquilo-voador apresenta diversas praticas que ajudaram em sua fuga na totalidade. Para diversos adoradores desse pequeno animal, o esquilo-voador consegue chegar a ser quase impossível de ser pego, mesmo que não seja um predador dessa especie.

Reprodução

O esquilo-voador se reproduz em seu período de maior atividade, assim fazendo com que esse animal tenha uma rápida procura por uma fêmea. Ao que tudo indica, essa especia sempre escolhem os locais mais altos das árvores para se acasalarem, apesar de não haver um motivo específico para esse fenômeno.

Segundo especialistas, os principais períodos para o acasalamento desses animais são durante o verão ou primavera, as épocas ideais e de maior produtividade física do esquilo-voador. Já na gestação, a fêmea pode passar até 28 dias, tendo o nascimento em um ninho construído com galhos presentes no topo das árvores, assim sendo um bom lugar para acomodar as crias nos primeiros dias de vida.

Normalmente, um período de gestação dessa especie tende a apresentar 5 filhotes. No entanto, caso algum deles venha a nascer cego ou com algum problema físico, o animal é passado para outro ninho, geralmente sendo construído assim que os pais percebem. Portanto, evitando que os outros filhotes o estranhem.

Considerações finais

Em sumo, o esquilo-voador é um animal incrível e inigualável da natureza, principalmente em quando damos destaque aos seus voos de grandes altitudes. Para muitas pessoas, esse pequeno roedor é um dos animais mais impressionantes já visto, principalmente quando o comparamos a outros mamíferos que possuem a habilidade de voar.

Faça um Comentário