Gato

Gato Javanês: bonito, inteligente e sensível; conheça

Pense em um animal de estimação com temperamento dócil, fiel e verdadeiro, que pode participar de todos os momentos. O Gato Javanês é um deles. E hoje você vai entender mais sobre esse bichano bonito e sensível. Partiu!

A primeira impressão pode ser de um felino frágil, mas ele é musculoso, ágil; conta com estrutura física ideal para saltos acrobáticos. Sem falar que adora brincar e costuma ter ótima convivência com outros animais, até de raças diferentes.

Trata-se de um animal com grande capacidade de comunicação, cujos sons emitidos são bastante variados, de acordo com suas necessidades e humores.

Sociável a tudo e todos, o Gato Javanês requer um cuidado extra no que diz respeito ao contato com estranhos mal-intencionados, que podem levar o pet. É bom ficar de olho, principalmente se você mora em casa e o bichano tem acesso fácil à rua.

Conhecido como mandarim ou longhair oriental, esse felino apresenta olhos puxados, inclinados na direção do nariz reto. E mais: orelhas grandes e amplas com pontas redondas, focinho anguloso e cabeça em estilo cuneiforme.

A fina e longa cauda apontada sempre para o alto faz parte de um corpo esbelto e de aspecto sedoso. Com certeza, um animal que atrai olhares por onde passa. Em relação às cores do pelo, o Gato Javanês canela é o mais comum, mas os fios podem ser encontrados em tons como lilás, azul, chocolate e creme claro.

Gato Javanês: curiosidades, personalidade e aparência

O Gato Javanês tem tudo para ser seu próximo pet porque é brincalhão, carinhoso, leve e muito elegante. Ele possui as características de seus parentes orientais, incluindo a inteligência e o forte caráter do siamês. Na verdade, alguns autores classificam o Gato Javanês como uma variedade de gato siamês, ou seja, não exatamente uma raça separada.

Outra curiosidade é o nome… O felino é chamado assim não por vir de Java, na Indonésia, mas devido ao seu jeito gracioso de se mover, parecido com as danças típicas daquela localidade. Porém, há quem defenda que o apelido vem de um hábito antigo de batizar gatos orientais com nomes de lugares no Sudeste Asiático.

O fato é que o Gato Javanês surgiu na Grã Bretanha em 1973, como resultado de um programa que tentou recriar o angorá tradicional. Contudo, existem controvérsias sobre as características dos felinos que recebem a denominação de javanês. Não há uma unanimidade quanto aos aspectos iniciais e, também, aos que os distinguem.

Na América do Norte, o Gato Javanês é ligado ao balinês que não traz os quatro tradicionais points encontrados nos siameses; na Nova Zelândia, o que simboliza a raça é a forma uniforme e manchada. Diz-se ainda que a variedade javanesa é praticamente a mesma do gato balinês com manchas vermelhas.

Mas tudo indica que o Gato Javanês é uma raça rara de bichano doméstico, sendo reconhecida como gato de exibição pela Cat Fanciers Association. Esta instituição, aliás, usa o termo javanês para diferenciar as cores tradicionais do balinês do gato malhado ou “lynx”, vermelho.

Antes de encerrar, uma dica para auxiliar no bem-estar do animal: apesar do jeito de atleta, o Gato Javanês tende a ser um pouco mais gordinho. Por isso, é importante mantê-lo em atividade – em alguns casos, passear com o felino (com ajuda de uma coleira daquelas de cachorro), para evitar sérios problemas de saúde no futuro.

Os cuidados apropriados, orientados por um veterinário, podem fazer o Gato Javanês viver melhor e por mais tempo. A expectativa de vida dele é de até 17 anos, de muito amor para você e sua família. E espero que o post de hoje possa colaborar com isso!

Até o próximo artigo!

Faça um Comentário