Gato

Gato sem pelos: saiba tudo sobre o gato Sphynx

Gato sem pelos

Pelos longos e macios para você ficar acariciando enquanto assiste Netflix. Esse é o gato dos seus sonhos? Então, repense sua escolha, porque o gato sem pelos mais famoso do mundo pode ser uma companhia tão agradável quanto os bichanos peludos e também merece um cantinho no seu coração. Estamos falando do gato Sphynx.

Em um primeiro momento, o gato Sphynx geralmente desperta olhares curiosos. Isso porque ele é o único gato sem pelos que existe e, por isso, se diferencia de todas as outras raças. Para algumas pessoas, pode parecer até esquisito, mas quem curte um animal exótico e de personalidade forte vai se apaixonar pelo bichano.

Como surgiu o gato Sphynx?

Foi no ano de 1966, em uma ninhada no Canadá, que nasceu um filhote de gato totalmente nu. Era o primeiro exemplar do que viria a se tornar o gato sem pelos mais famoso no mundo todo.

Na primeira ninhada, ele veio meio que “sem querer”. Na segunda ninhada, mais alguns filhotes nasceram peladinhos também. Seus criadores resolveram perpetuar aquele gato de aparência tão exótica e assim surgiu o gato Sphynx. Seu nome é uma referência aos monumentos egípcios, as Esfinges.

Também conhecido como gato pelado canadense, o Sphynx é completamente nu devido a um gene recessivo em seu DNA.

Personalidade do gato Sphynx

Engana-se quem pensa que o Sphynx é apenas um gato sem pelos. Embora essa seja a sua característica mais visível, na verdade, sua personalidade é a característica mais marcante.

Muito afetuoso e inteligente, o gato Sphynx aprende com muita facilidade tudo que lhe é ensinado.

Você está acostumado com gatos independentes e autônomos e que adoram ficar sozinhos?  Pois saiba que o Sphynx é totalmente o contrário. Ele adora ser mimado por seus humanos e, sempre que pode, fica realmente coladinho em seu dono, pedindo muito carinho e demonstrando afeto de sobra.

Se no começo da matéria você queria um gato peludo para acariciar enquanto assiste Netflix, agora você pode apostar no gato Sphynx, afinal, pode ter certeza que ele não vai deixar você curtir seus filmes e séries favoritos sozinho!

Uma característica que influencia não somente na aparência do gato, mas também em seu comportamento, é a ausência de bigodes. Como você deve saber, os gatos usam os bigodes como espécies de sensores que os ajudam a perceber os espaços. Por não ter bigodes, o adorável gato sem pelos acaba sendo um pouco desajeitado, como se fosse um filhote brincalhão e desequilibrado. Cá entre nós: é um charme só!

Aparência do gato sem pelos

Além de ser “peladinho”, o gato Sphynx tem algumas outras características bastante interessantes. Vamos ver mais detalhes a seguir?

  • Um gato Sphynx pode ser de todas as cores possíveis;
  • Sua cabeça tem forma triangular bastante marcada, a fronte é plana e possui rugas e, por fim, as maçãs do rosto do Sphynx são salientes;
  • Os olhos são espaçados, grandes, parecidos em formato com um limão, ligeiramente oblíquos. O olhar é igualmente expressivo e atraente;
  • Em relação às orelhas, tem uma regra curiosa: quanto maiores, melhor. Elas geralmente se apresentam bem afastadas, de bordos arredondados e largas em sua base;
  • Como já sabemos, a pele do Sphynx é nua (com apenas uma fina camada de “camurça”). É agradável de acariciar e geralmente apresenta rugas no peito, nas patas e no pescoço;
  • O ventre do Sphynx é cheinho e redondo;
  • Alguns locais podem apresentar pelinhos, mas, raramente: a base das orelhas, o nariz, os testículos e a ponta da cauda.

Outra curiosidade é que a temperatura corporal do gato sem pelos é de aproximadamente 39 °C. Eles são mais quentinhos que os outros gatos.

Gato sem pelos

É mais fácil cuidar de um gato sem pelos?

Na verdade, não!

O gato Sphynx não é 100% livre de pelos. Em seu corpinho, é possível observar uma finíssima camada de pelugem. Ao toque, parece uma camurça.

Você não precisa escovar seu gato, mas por ele ter uma pele mais exposta, acaba se sujando mais facilmente. Uma limpeza semanal com lencinhos umedecidos e um banho mensal dão conta do recado e mantêm o pet limpinho e cheiroso.

Por ter apenas uma fina camada de pelugem, o cuidado com a pele do gato sem pelos deve ser redobrado, principalmente quando o assunto é exposição solar.

O Sphynx é hipoalergênico?

Não. O fato do Sphynx não apresentar pelos como os outros gatos pode levar as pessoas a acreditarem que ele é hipoalergênico. Porém, não é assim que acontece.

Mesmo possuindo apenas uma fina camada de pelugem, como já vimos, o gato da raça Sphynx ainda assim produz a proteína que pode causar alergia em alguns indivíduos.

Por isso, se a ideia é adotar ou comprar um gato dessa raça com a intenção de manter as alergias longe, repense. Afinal, a raça ainda pode causar alergia em algumas pessoas.

Alimentação

Apesar do gato Sphynx aparentar ser mais magrinho por conta da ausência de pelos, na verdade, um dos problemas que podem afetá-lo é o excesso de peso. Muitas vezes, esse excesso não é notado, mas a verdade é que essa raça, em comparação às demais, tem um metabolismo mais acelerado e, por isso, come mais.

Não se assuste se o seu amigo gato sem pelos pedir comida mais vezes do que um gato de outra raça. Não há nada de errado com ele. Ele realmente só está com mais fome.

Mas, de qualquer forma, você sempre deve ter o respaldo de um veterinário de confiança para que ele possa orientá-lo sobre a alimentação mais adequada.

Considerações finais

Embora muitos “humanos desumanos” olhem para o gato Sphynx com ar de reprovação e até certa rejeição, como todo bichinho, ele requer cuidados e muito amor. Se você optar por ter um gato sem pelos em casa, o carinho, a higiene e a alimentação equilibrada são tão essenciais quanto no caso dos bichanos peludos.

Em média, um gato Sphynx custa R$ 5.000,00, mas lembre-se que é muito mais bonito adotar do que comprar um animal.

Você está pronto para ter um companheiro exótico e fiel? Já tem um gato sem pelos? Divida sua opinião com o QCAnimais nos comentários. Vamos adorar ouvir!

Faça um Comentário