Cachorro

Gestação dos cachorros: entenda como funciona e como agir

Gestação dos cachorros

A gravidez não é um momento mágico somente para os humanos. Para os adoráveis pets, também! Hoje, falaremos saiba sobre a gestação dos cachorros, os cuidados que devem ser tomados e tudo que você precisa saber a respeito de cadelas grávidas.

Primeiramente, é bom ressaltar que o acompanhamento veterinário é sempre indispensável para que tudo ocorra normalmente durante a gravidez. A gestação dos cachorros, que se inicia durante o cio da cadela, dura em torno de 59 a 64 dias, ou seja, dois meses – em média.

O cio das cadelas tem início por volta dos 6 meses de idade e irá se repetir a cada 6 meses por toda a sua vida.

Diferentemente das mulheres, as cadelas não entram no período de menopausa e podem engravidar por toda a vida.

Então, é bom ficar atento! As cadelas podem gerar até 8 filhotes por gestação até duas vezes por ano.

Para evitar gestações indesejáveis, o ideal é optar pela castração, o que evitará o abandono de muitos animais.

Como saber se a cadela está grávida?

Assim como nas humanas, os sinais da gestação da cadela são muito claros, tanto físicos como comportamentais.

A primeira grande alteração é a perda de apetite, enjoos e vômitos que ocorrem principalmente nas três primeiras semanas de gestação.

Geralmente ela recusa alimentos e passa a comer bem pouco, mas não é motivo de preocupação por ser uma fase passageira.

Os mamilos também sofrem alterações e passam a ficar mais inchados e rosados a partir da segunda semana de gestação.

Seu comportamento também sofre alterações. Se antes a cadela era ativa e brincalhona, passa a ser mais quieta e dengosa.

E, por último, naturalmente, nota-se o aumento da região abdominal.

Porém, para confirmar a gestação, é necessário procurar um veterinário que, através de exames laboratoriais e de ultrassonografia, poderá confirmar ou não a gestação.

Você sabia que é mais difícil saber se uma gata está grávida? Sua barriga incha menos e também é mais complicado observar mudanças comportamentais, já que os gatos geralmente são um pouco mais ariscos por natureza.

Gestação dos cachorros e alimentação

Depois de confirmada a gestação, a quantidade de ração habitualmente fornecida deve ser aumenta para suprir tanto as necessidades da futura mamãe como de seus bebês.

O aumento no consumo de proteínas também é recomendado. Esse nutriente importante é facilmente encontrado em carnes, leite, verduras e na própria ração.

A alimentação durante a gestação dos cachorros deve ser aumentada gradativamente para evitar a obesidade gestacional, o que acarretaria dificuldades durante o parto, bem como as porções devem ser oferecidas em maior número de vezes, mas sem exageros.

As frutas, verduras e legumes (permitidas para cachorros, naturalmente) estão liberados. Petiscos também podem ser oferecidos, desde que sejam biscoitos caseiros e naturais para cães.

Especialistas em alimentação canina apontam como o ideal a troca da ração adulta pela de filhotes durante a gestação, bem como que ela continue sendo ministrada durante a lactação e até o fim do desmame. Para maiores esclarecimentos e informações, consulte um veterinário.

É importante esclarecer que suplementos à base de cálcio de sais minerais como o ferro, flúor, cobre e manganês, por exemplo, só devem ser ministrados com a orientação e supervisão do veterinário, pois podem causar sérios riscos para a saúde da cadela e de seus filhotes.

Atividade física e banhos durante a gestação

As atividades físicas devem ser leves, com caminhadas mais curtas e mais lentas.

É importante que a futura mamãe não abandone seus exercícios, pois eles fortalecem os músculos e o parto, então, se tornará mais fácil.

Quanto aos banhos, se a cadela normalmente for estressada com eles, é melhor que sejam evitados durante a gestação para que não corra o risco de um parto prematuro.

Gestação dos cachorros

Passo-a-passo da gestação dos cachorros

Muito bem! A cachorrinha será mamãe! Acompanhe o passo-a-passo da gestação dos cachorros:

  1. Após as 3 primeiras semanas, o ultrassom já poderá identificar a gestação;
  2. A partir da 4ª semana da gestação, começam a se formar os ossos, músculos, medula espinhal e todos os órgãos vitais dos cãezinhos. Durante esse período, também já será possível ouvir as primeiras batidas do coração;
  3. Por volta de 8 semanas de gestação, os filhotes já estão praticamente desenvolvidos e o ultrassom poderá apontar quantos filhotes nascerão;
  4. Agora é só aguardar pelo nascimento dos bebês!

Local ideal para o parto

É necessário que a futura mamãe tenha um local sossegado, longe de correntes de vento e sem exposição direta ao sol, para que o parto seja tranquilo.

Escolhido o local, a caixa maternidade é ideal tanto para o parto como para acolher os bebês que deverão permanecer com a mamãe por, no mínimo, 30 dias.

Caixa maternidade

A caixa maternidade deverá ser grande o suficiente para que a cadela possa deitar bem esticada e se movimentar com facilidade.

Para isso, a caixa deverá ter no mínimo o seu tamanho (quando esticada) e mais 20 cm para os filhotes. A altura também é importante para que os filhotes não pulem e sofram riscos desnecessários.

O ideal é que a caixa tenha entre 40 e 50 cm de altura, bem como uma abertura suficiente para que a mamãe entre e saia com facilidade.

A caixa maternidade deverá ser higienizada com produtos específicos após o parto e poderá ser acolchoada com tecidos macios para que se torne mais aconchegante tanto para a mamãe quanto para seus bebês.

O parto

Naturalmente é uma experiência única acompanhar o nascimento dos bebês. Porém, o local não deve estar cheio de pessoas para não deixar a futura mamãe estressada.

Outro detalhe importante é não se envolver durante o processo. A única intervenção que poderá ser feita, mas que deve ser aguardada, é quanto ao cordão umbilical.

Caso a cachorra não consiga cortá-lo, é necessário fazê-lo com o auxílio de uma tesoura esterilizada e o uso de antisséptico no local.

Para não colocar a vida da mamãe e de seus filhotes em risco, o melhor a fazer é consultar um veterinário que dará maiores esclarecimentos e explicará como agir corretamente caso seja necessário fazer a incisão do cordão umbilical.

Mamãe e filhotes

Por instinto, após o nascimento de todos os seus filhotes, a mamãe costuma lambe-los até que fiquem bem limpinhos.

Mas é possível auxilia-la usando toalhas úmidas e macias, esfregando os filhotes até que chorem, da mesma maneira que os recém-nascidos, para abrir as narinas e retirar o muco da garganta, o que facilita a respiração.

Os filhotes já começam a mamar assim que nascem. O colostro é importante para que se desenvolvam com saúde e para aumentar a imunidade.

É recomendável que o veterinário faça uma visita para a mamãe e seus filhotes para examiná-los e dar orientações quanto à ração apropriada durante o aleitamento e alterações no cardápio, caso sejam necessárias.

E agora que você já sabe tudo sobre a gestação dos cachorros, aproveite para dar muita atenção e carinho aos pets nesse período!

Faça um Comentário