Cachorro Curiosidades

Menstruação em cadelas (o famoso “cio”): como funciona e como lidar?

Menstruação em cadelas

Como funciona a menstruação em cadelas? Como lidar com o animal, como prevenir que não vá sujar a casa com sangue da menstruação e quanto tempo dura esse período?

Essas e outras dúvidas são frequentes para quem tem menstruação em cadelas como novidade no seu cotidiano.

Você está em casa, debaixo da coberta assistindo a sua Netflix e se levanta para ir ao banheiro, bater aquele rango e aproveitar para fazer um afago na sua cadela. Mas ela não está no local de costume e tem algo estranho nos panos que forram a sua caminha: uma mancha vermelha.

Começa a andar pela casa e, que curioso, mais pequenas gotículas de sangue sobre o piso. Vai ao quintal ou varanda e encontra a cachorrinha agitada mais do que o comum, com o rabo para cima ou para o lado e urinando com uma frequência também atípica.

“Mas que raios está acontecendo com essa cadela?”.

Meu amigo, minha amiga, é muito provável que esteja diante de caso de menstruação em cadelas.

O que fazer nesse caso se não deseja que a cadela fique prenha? Ou se for o seu desejo, como proceder para que engravide, qual o melhor momento? O que muda no animal durante esse período e quais são as precauções que se deve tomar para não estressar o animal (e nem a si próprio)?

É possível castrar a cachorra nesse período? Cachorra castrada fica no cio?

Tiraremos todas, todas mesmo, essas dúvidas a seguir.

Para saber sobre menstruação em cadelas prossiga na leitura!

Menstruação em cadelas: por que elas têm cio?

Cadelas entram no cio porque é nesse período que se inicia o ciclo reprodutivo. O cio é parecido com a menstruação feminina, prepara o animal para a gestação, mas difere que a gravidez só pode ocorrer nesse período.

Diferente do que muitos pensam, menstruação em cadelas não ocorre somente quando há sangramento vaginal. Há outras etapas no ciclo de menstruação que são silenciosas, mas que também afetam o comportamento não só da cadela, mas como de animais próximos.

Para entendimento mais claro sobre o ciclo da menstruação, vale explicação mais detalhada sobre cada fase.

Menstruação em cadelas

Menstruação em cadelas: como funciona?

A menstruação em cadelas denomina-se ciclo estral, nome do ciclo da maioria dos mamíferos, com exceção dos humanos cujo ciclo é menstrual. O que se nomeia como “cio” é referência as duas primeiras fases do ciclo estral, proestro e estro, que compreendem a fase do sangramento e de cruza.

Conheça as quatro fases do ciclo estral:

  • Proestro: Período que começa o inchaço da vulva seguida de sangramento. É a época que se inicia a preparação dos ovários para a ovulação. Essa fase costuma durar de 2 a 15 dias, a depender do porte do animal;
  • Estro: período de aceitação de macho para acasalamento. Ovulação ativa. Duração média de 10 dias;
  • Diestro: fase pós-ovulação e se encerra com a queda dos níveis de progesterona após o parto da cadela. Costuma ter duração média de 2 meses;
  • Anestro: progesterona quase em zero. Tempo médio de 4 meses.

Menstruação em cadelas: sinais da fase do cio

Quais são os sinais que o animal dá que merece o acionar do alerta quanto à possibilidade do cio? Identificar os sinais clássicos de cio é motivo para preocupação?

Quanto à primeira, os sinais de menstruação em cadelas, em especial na fase do proestro e estro, se apresentam tanto na parte física quanto comportamental.

No tocante a parte física, a vulva fica inchada e mais escura. É comum, embora nem sempre ocorra, sangramento, mas a quantidade é mínima. Mal se compara, por exemplo, a menstruação humana.

O edema e o sangramento acabam influenciado na parte comportamental, pois a cachorra, com o intuito de se manter limpa, passa a se lamber com mais frequência por causa do sangramento.

O animal pode ficar tanto agressivo e agitado quanto sonolento e apático. Varia de cadela para cadela. O que deve ficar atenta é quanto à intensidade desses sintomas, muito agressivo, ou muito apático, pode ser sinal de menstruação em cadelas.

Outro sintoma clássico é a diminuição do apetite da cachorra.

Na época do cio, a cadela emana odores só perceptíveis para outros animais. Esse odor atrai cachorros e também outras cachorras, que podem ser agressivas. Portanto, se notar movimento incomum de cachorros rondado a casa e latindo agitadamente para a sua cadelinha, é sinal que está em fase receptiva para copulação.

Como lidar com o animal quando está no cio?

O comportamento da cachorra costuma se alterar nesse período, como vimos acima. Pode ficar tanto agressiva como apática e nesses dois casos não obedecer as suas ordens. Sua atitude deve ser de corrigir, mas sem exageros na repreensão ou punição. Deixar o animal mais estressado só irá piorar os sintomas.

Se a questão for à limpeza da casa, não há problema de colocar fralda ou calcinha na cachorra para conter o sangramento. No entanto, é importante que o animal não se sinta desconfortável.

Conforme informado há pouco, a cadela nesse período exala um odor que atrai outros cachorros. Por isso, pode não ser uma boa ideia sair para passear com o pet, o risco de se ver em meio a “grandes contendas” é enorme. Essa fase de copulação dura em média 10 dias.

Menstruação em cadelas

Qual a idade mínima de início da menstruação e qual a periodicidade?

O início do ciclo estral varia conforme o porte do animal, alguns podem iniciar o ciclo aos dez meses de vida ou depois de 1 ano. Mas o tempo mínimo é de 6 meses de vida. Prazo, aliás, da periodicidade. A menstruação em cadelas ocorrem a cada 6 meses.

Não quero que a minha cachorra engravide. O que fazer?

Existem dois caminhos. O mais eficaz e definitivo é a castração. Para esse caso a recomendação é se dirigir a um médico veterinário que indicará o melhor momento para a castração. O procedimento pode ser feito no período de menstruação em cadelas, contudo, aumenta-se as chances de complicações na cirurgia.

É possível que mesmo após a castração uma cadela entre no cio, mas não é o comum. Isso pode ocorrer caso o médico veterinário tenha dificuldades para retirar totalmente os ovários.

O outro caminho é simplesmente evitar que a cachorra tenha contato com outros cachorros.

Quero que minha cachorra engravide. O que fazer?

Nesse caso, o ideal é levar a cadela ao veterinário para que este possa examiná-la e fazer alguns exames. Com as informações, poderá precisar o melhor período para fazer a copulação

Anticoncepcionais evitam o cio?

Também conhecida como vacina anticio, de fato tem condições de interromper o ciclo, mas não sem provocar danos perigosíssimos a saúde do animal. Algumas das consequências do uso desses medicamentos são:

  • Câncer de mama;
  • Morte dos filhotes após o nascimento ou dentro do útero;
  • Filhotes deformados;
  • Infecção uterina.

A melhor opção para evitar a prenha da cadela é a castração.

Gostou deste conteúdo sobre menstruação em cadelas? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio faz a diferença. Leia mais de nosso conteúdo.

Faça um Comentário