Animais Marinhos

Peixe-boi é um mamífero aquático de corpo arredondado

Peixe-boi

O peixe-boi é um mamífero grande, marinho, mas totalmente aquático que possui um corpo arredondado. Se comparado à maioria das outras espécies de mamíferos marinhos, ele pode ser considerado único.

Esse animal interessante tem condições de ser visto vivendo em várias áreas, tais como:

  • Bacia Amazônica;
  • Mar Caribenho;
  • Golfo do México;
  • África Ocidental.

Pertencente à ordem Serenia, o peixe-boi é bastante solitário por natureza e raramente se reúnem em grandes multidões sociais.

Características físicas e aparência do peixe-boi

Em termos de aparência, os peixes-boi são reconhecidos por seus corpos grossos redondos em forma oval. Além disso, suas barbatanas e caudas são em forma de pá.

O crânio é de formato bulboso, com um focinho relativamente curto. Os olhos são separados e espaçados em sua cabeça, possivelmente para melhorar sua capacidade de ver objetos de ambos os lados.

O peixe-boi tem apenas alguns dentes, e a maioria não possui mais do que 6 em cada lado de sua mandíbula. No entanto, em determinados casos, ele pode possuir até 8, que são substituídos repetidamente durante toda a vida desse engraçado mamífero.

Ao contrário de outros animais, os dentes dessa espécie não são bem definidos. Ele não possui os incisivos ou os caninos. Contudo, como citado acima, possui os dentes nas laterais das mandíbulas.

Em comprimento total, o peixe-boi pode medir entre 2,7 até 3,6 metros. Contudo, a maioria não mede mais do que 3 metros.

O peso médio é tipicamente entre 385 e 567 kg. No entanto, esses mamíferos marinhos pesam, em geral, 400 kg no seu estado mais robusto. Uma fêmea tende a ser maior e mais pesada que os machos.

É comum verificar que, na maioria dos casos, os peixes-boi preferem viver um estilo de vida lento e solitário. Esses animais marinhos sobem à superfície da água para respirar, ao contrário das baleias. Suas narinas são localizadas na frente do focinho.

Estima-se que o peixe-boi possa passar grande parte do seu tempo na superfície subaquática. Contudo, uma vez a cada 20 minutos ou mais, ele vai a busca de oxigênio. O animal usa de até 50% do tempo gasto em repouso / sono debaixo d’água.

Peixe-boi

Métodos de dieta e caça

Quando se trata de dieta, o peixe-boi é conhecido como animal herbívoro. Isso significa que a sua dieta consiste em consumir plantas, raízes e algas das plantas aquáticas.

Ao procurar por comida no fundo da água, essa espécie marinha usa suas nadadeiras para ajudá-la a atravessar a superfície. Dessa forma, quando encontra uma fonte de alimento disponível, usa suas nadadeiras em forma de pá para ajudar a colocar a comida na boca.

Para auxiliar em sua alimentação, esses mamíferos detêm de um lábio superior bem grande. É com isso que lhe é permitido compreender melhor o que está sendo ingerido.

Uma vez que recolhem a comida na boca, usam os dentes e as densas ”pastilhas” encontradas no céu da boca para mastigar umas plantas e umas raízes. Dessa maneira podem quebrá-las para facilitar a digestão.

O peixe-boi tem um estômago simples, com um ceco grande e intestinos grandes / longos. Estes ajudam o animal a digerir a difícil dieta herbívora com o qual sobrevive.

Ao consumir grandes quantidades de folhas e outras fontes de alimentos, essa espécie pode consumir até 1/10 de seu peso corporal diariamente. Dá para acreditar?

Habitat e migração do peixe-boi

O peixe-boi comumente é encontrado vivendo nas águas rasas e costeiras, bem como nos rios. Embora não sejam conhecidos por fazer longas viagens de migração, essa espécie frequentemente migra entre as áreas locais. Dessa forma, avança para o clima mais quente durante os meses mais frios do ano.

Estes mamíferos marinhos preferem viver nas águas mais quentes, tendendo a evitar águas com menos de 21º C. Crê-se que um peixe-boi não possa sobreviver a ambientes com menos de 15º C.

Estrutura social e comunicação

Os peixes-boi se comunicam usando uma grande variedade de:

  • Sons;
  • Gestos físicos (como tocar e bater);
  • Através de várias formas de linguagem corporal.

A comunicação é frequentemente vista entre a mãe e o filho. Contudo, é bem comum acontecer durante as interações sexuais em que um peixe-boi tenta se acasalar com uma fêmea. Mas, esses mamíferos marinhos também podem ser observados se comunicando como uma forma de brincar ou durante outras reuniões sociais.

Como espécie, os peixes-boi são, na maioria dos casos, animais solitários. O que não quer dizer que não possa se reunir ou interagir um com o outro ocasionalmente ou ao tentar encontrar um parceiro para se reproduzir.

Reprodução e vida útil

A reprodução dos peixes-boi começa com um macho que procura e segue uma fêmea responsiva. Uma vez que a fêmea engravida por um macho, ela passa por um período de 12 meses de gestação antes de dar à luz.

O peixe-boi recém-nascido é tratado pela mãe e alimentado com leite por 12 a 18 meses. Entretanto, pode ser mimado assim até que se ajustem totalmente à busca e consumo de suas próprias fontes alimentares.

A reprodução das fêmeas férteis é geralmente uma vez a cada 2 anos. Na maioria dos casos, o resultado de uma geração consiste em dar à luz um único filho; gêmeos são raros.

Quando se trata de vida útil, acredita-se que esse tipo de peixe tenha uma vida útil média de cerca de 40 anos na natureza.

Peixe-boi

Ameaças e conservação do peixe-boi

Devido ao seu grande tamanho e habitat de águas rasas, a espécie está relativamente segura de ser extinta por predadores.

No entanto, esses mamíferos marinhos foram caçados pelos povos indígenas do Caribe. Embora a caça seja considerada ilegal, ainda existem casos de peixes-boi sendo ocasionalmente capturados por caçadores ilegais.

Além de serem pegos intencionalmente, esses mamíferos também podem enfrentar ameaças de:

  • Colisões com navios e outras embarcações de grande porte;
  • Feridos ou mortos por anzóis e outras artes de pesca;
  • Extintos pela destruição e degradação de habitat;
  • Marés vermelhas causadas por aumentos significativos de algas que podem prejudicar, envenenar e até matar os peixes.

Devido ao seu alcance e distribuição limitados, o peixe-boi é considerado um animal em extinção e é protegido da caça por lei.

Faça um Comentário