Canídeos Curiosidades

Por que o lobo uiva: entenda como e por que ele faz isso

Por que o lobo uiva?

Você sabe por que o lobo uiva? Mais que seus uivos, essa é uma dúvida que assombra grande parte da população. Entenda abaixo um pouco mais sobre esses maravilhosos e tão mitificados animais, descobrindo mais sobre suas características, comportamentos e lendas. Quer entender por que o lobo uiva? Então confira!

O que são lobos?

Lobos são as maiores espécies da família dos canídeos. De fato, o nosso conhecido e querido cão doméstico (chamado em latim de “Canis lupus familiaris“) compartilha muitos traços com o lobo. O focinho longo do lobo termina em narinas super sensíveis, com um faro cem vezes mais poderoso que de um homem. Além disso, a audição de um lobo é nada menos do que vinte vezes mais aguçada que a de um ser humano!

No decorrer da história, várias espécies de lobo foram vítimas de extinção, enquanto várias outras permanecem até hoje em um lamentável estado de vulnerabilidade. De modo geral, os lobos vivem em matilhas de até vinte animais. Nestes bandos, os pares mais fortes de machos e fêmeas são chamados de “alfas” e lideram a matilha.

Em linhas gerais, os alfas da matilha, fêmea e macho, são frequentemente o único par voltado ao acasalamento. Com suas matilhas, os lobos caçam com estratégias cooperativas de bando, atacando e perseguindo animais fracos, doentes ou velhos. De fato, um lobo pode comer até nove quilos de carne sozinho em uma única refeição. Ou seja, isso inclui carne, peles e ossos.

Segundo a mitologia romana, Remus e Romulus foram teoricamente criados por uma matilha de lobos. Além disso, a lenda temível dos lobisomens também tem origem nos mitos antigos da Grécia. Afinal, foi lá que surgiu o mito de que, após ser ultrajado, Zeus, enfurecido, transformou em lobo o rei Lycaon de Arcadia.

Existe uma síndrome psiquiátrica, denominada “licantropia clínica, onde as pessoas acreditam sofrer de licantropia. Ou seja, a síndrome consiste na crença de que possuem a capacidade sobrenatural de se transformar em lobos.

Agora que você conheceu um pouco sobre esses fascinantes e antiquíssimos animais, vamos voltar à pergunta que não quer calar: afinal, por que o lobo uiva?

Por que o lobo uiva?

Por que o lobo uiva?

De fato, lobos são belas criaturas com lindas vozes. Contudo, a menos que você já tenha vivido em um lugar onde esses animais habitam, você provavelmente só ouviu seus uivos em filmes e séries de terror.

Você pode jamais ter se perguntado realmente por que o lobo uiva, afinal, supõe que já sabe a resposta – mas provavelmente você ficará surpreso ao saber que sabe menos do que pensa.
Quais são os mitos sobre o por que o lobo uiva?

Sem dúvida, devido à maneira como esses animais são retratados no cinema e na televisão, a maioria das pessoas supõe que os lobos uivam para a lua. Mas isso é um mito, ou seja, uma suposição completamente falsa sobre o por que o lobo uiva. De fato, não há correlação entre as fases da lua e os uivos dos lobos. Na verdade, essa é apenas mais um mito criada e difundido por Hollywood.

Na verdade, a razão pela qual os uivos de lobo se associaram à lua é porque os lobos são noturnos. Ou seja, Isso significa que eles só saem à noite. Afinal, é quando eles caçam e também quando eles são mais ativos. De fato, quando os lobos soltam um uivo, eles apontam o focinho para cima.

Contudo, isso não acontece por estarem uivando especialmente para a lua. É porque eles estão, por outro lado, tentando obter a melhor acústica possível. Isto é, levantar a cabeça no ar ajuda o som a sair e soar mais alto. Em outras palavras, quando seus uivos são projetados para cima, eles viajam mais longe e alertam mais animais. Esse é o por que o lobo uiva, em primeiro lugar, para ser ouvido.

Por que o lobo uiva realmente?

Como foi dito acima, a principal resposta para “por que o lobo uiva?” é: o lobo uiva como uma maneira de se comunicar. Isto é, é uma maneira de deixar o resto da matilha saber sua localização para que eles possam encontrá-lo.

Assim, os lobos uivam quando querem que seu grupo se reúna em determinado local. Se um lobo está perdido, por exemplo, ele também pode uivar como uma maneira de pedir orientações. Quando o resto da matilha uiva de volta, ele então sabe exatamente como voltar para casa. Isso evita que eles fiquem perdidos e distantes de seu bando.

No entanto, quando nos perguntamos por que o lobo uiva, é importante destacar que nem todos os uivos são amigáveis. Afinal, os lobo também podem uivar como um aviso para que uma matilha rival fique longe. Ou seja, pode ser uma maneira de eles marcarem seu território.

Além disso, os lobos nem sempre uivam por conta própria. Eles podem se reunir e uivar como um grupo. Dessa forma, os ruídos se harmonizarão e soarão muito mais altos. É uma maneira de enganar as outras matilhas, que acreditarão que há um número maior deles do que realmente há. Desse modo, é uma maneira de se proteger e afastar os inimigos.

Não menos importante, há também pesquisadores que acreditam que os lobos uivam apenas por diversão!

Por que o lobo uiva?

Como soam os uivos do lobo?

Algumas pessoas compararam o som de lobos com o som de apito de trem, sirenes de polícia e gritos humanos. Em geral, depende muito do lobo e da finalidade do uivo. De fato, lobos com tons mais profundos de voz são maiores. No entanto, também existem lobos solitários que não uivam tanto porque não querem que seus locais sejam conhecidos. Isto é, eles não querem ser incomodados por outros lobos e matilhas.

Em suma, os lobos uivam pelas mesmas razões que falamos, ou seja, para se comunicar com os outros membros de sua espécie. Mesmo que nós não possamos distinguir um uivo do outro, os lobos são capazes de identificar quem está fazendo uivando. Eles sabem, portanto, se é um membro da matilha ou se é um lobo estranho e potencialmente perigoso.

E então, gostou de saber por que o lobo uiva de verdade?

Faça um Comentário