Mamíferos

Quati é um mamífero da mesma família do guaxinim

Quati

O gracioso Quati é um animal um tanto curioso de se compreender. Afinal, muitas pessoas costumam confundir esse pequeno animal com outras espécies. Além disso, também costumam acreditar que se trata de um animal perigoso. Mas essa não é nem de longe a realidade.

Diferente do grande Rinoceronte-branco, o Quati é muito menor entre os diversificados mamíferos. Além do mais, é mais comumente encontrado entre os humanos. Assim, é comum avistar o animal em alguns grandes pólos econômicos. Ainda assim, ele não oferece muito perigo aos humanos.

Conheça hoje um pouco mais sobre o Quati. Ademais, entenda de uma vez por todas como esse animal se comporta.

O que é o Quati?

Diferente do marsupial Vombate, o Quati é um mamífero. Bastante dócil, mas de pouca interação com humanos, é da mesma família do Guaxinim. Ainda assim, é menos perigoso que o outro integrante da família e tem interação melhor com humanos.

Isso não significa que ele esteja perto de nós o tempo todo. Na verdade. o Quati é um animal bem medroso e oferece pouco perigo. É comum em regiões temperadas como o Arizona e a Argentina. Isto porque são países que estão próximos aos trópicos de Câncer e Capricórnio, respectivamente. Os desertos do Atacama e do Colorado são atrativos para a espécie.

Além do mais, esses lugares oferecem o alimento ideal para a espécie. Também é importante elucidar que esses animais são encontrados mais na América. Ainda que prefiram as zonas mais temperadas, é incomum encontrar o animal na Austrália ou no Saara, por exemplo.

O animal simpático tem hábitos noturnos e prefere se alimentar nesse momento. Afinal, a característica desse clima é caracterizada pelo ambiente mais frio durante a noite. Por outro lado, isso não impede de encontrar o Quati durante o dia. Aliás, é bem comum encontrar o animal fora de sua casa durante o período de sol.

Muito parecido com o Guaxinim, o que os diferencia são as cores e formato. O Quati tem o focinho levemente mais alongado. Além do mais, apresenta cores mais terrosas, para que se misture ao ambiente em que convive. A causa é ligeiramente mais longa na espécie da presente matéria.

Quati

Algumas curiosidades sobre o Quati

Ao se considerar o que foi apresentado no tópico anterior, é de se imaginar que o Quati possui diversas curiosidades a seu respeito. Se você pensou isso, está completamente correto, afinal o animal da espécie Nasua pode nos oferecer diversas informações. Portanto, a presente matéria reuniu as mais importantes para se conhecer o Quati por completo.

Pronto para entender melhor o animal? Confira agora a lista das melhores curiosidades!

O Quati adora frutas e insetos

Essa espécie de animal adora frutas silvestres, mas também consegue se alimentar das frutas comuns aos humanos. Portanto, alimentá-lo com bananas não é exatamente um problema. Na verdade, serve como uma ótima tática de aproximação com o animal, que é dócil e carinhoso. Ainda assim, o animal é conhecido pelo seu gosto carnívoro.

Seu corpo pequeno e seu jeito ligeiro fazem parecer que é um bom caçador, mas diferente das aves de rapina, é mais lento e prefere frutas. Ele colhe o próprio alimento e prefere buscar durante a noite. Desse modo, seu focinho trabalha muito bem, capaz de reconhecer diversos cheiros.

É comumente atraído por restos de alimentos e até chega a se alimentar deles. Ademais, o animal também é carnívoro e costuma se alimentar de pequenos insetos. Os gafanhotos são os mais comuns encontrados nas fezes do animal, então, sugere-se que seja seu alimento preferido.

Olfato aguçado

Uma curiosidade interessante? Seu olfato é bem melhor que o dos humanos. Logo, significa também que é bem mais sensível, e ele pode se incomodar com perfumes fortes. O bom olfato também significa que reconhece melhor as frutas boas através da essência exalada, por exemplo.

Também é comum que vasculhem lixos de residências atrás de alimento, já que os aromatizantes são fortes. No entanto, encontrar o animal perto do lixo não significa que seja sujo. Muito pelo contrário, o mamífero é bem limpo e quase não transmite doenças.

Por outro lado, se um Quati chegar a te morder, é preferível consultar um médico. Ainda que não sejam animais perigosos, podem transmitir raiva devido ao contato com o cenário urbano. No mais, não costuma ser uma ameaça aos humanos e vive bem em centros urbanos mais arborizados.

Machos e fêmeas: hábitos diferentes

Como dito anteriormente, o animal é mais noturno, mas também pode ser visto sob a luz do sol. Isto porque dentro da espécie há uma diferenciação entre machos e fêmeas e seus comportamentos. Por exemplo, o Quati fêmea prefere as frutas, enquanto o Quati macho os restos de alimentos e pequenos insetos.

Além disso, os hábitos diferenciados também se estende aos seus comportamentos. Ainda que ambos sejam dóceis e simpáticos com humanos. É comum, por exemplo, avistar a fêmea e os seus filhotes sob a luz do sol, sem perigo de caça. Os machos, por outro lado, preferem a noite para a busca de alimentos.

O Quati vive, geralmente, em bandos e raramente abandonam uns aos outros. Mesmo na maior situação de perigo, costumam permanecer unidos. Nessas situações, inclusive, sua reação natural é fingir que estão mortos.

Quati

Gestação diferenciada

Bem diferente dos ovíparos e as estratégias reprodutivas, a espécie do Quati tem uma gestação interna. Ainda assim, o tempo dela pode variar dependendo da espécie. Vale adicionar de que é uma gravidez rápida e por isso os filhotes sempre são bem pequenos. Isso não é só porque o animal tem porte pequeno.

O período de gestação mais longo de um Quati é de setenta e sete dias para o Quati de nariz branco. Por outro lado, a mais curta é de apenas setenta e cinco dias para o Quati de cauda anelada.

Percebe-se, então, que o Quati é um animal com hábitos bem incomuns, mas nada perigosos. Sua interação com a espécie humana é comum e são carinhosos. Desse modo, quase nunca são vistos sozinhos ou ameaçando outras espécies. Com gestação rápida, procriam rapidamente para que não se sintam sozinhos e possam compartilhar os ninhos no alto de árvores.

Faça um Comentário