Cachorro Curiosidades

Conheça as raças de cachorros que podem ser cães guia

Raças de cachorros que podem ser cães guia

Para muitas pessoas com deficiência visual, os cães-guia são importantes na salvação vital, trazendo mobilidade e independência. Dentre algumas raças de cachorros que podem ser cães guia destacam-se o Labrador, Pastor Alemão e o Golden Retriever.

Cães-guia são animais de assistência instruídos para orientar deficientes visuais por obstáculos. Essas raças são escolhidas por sua licitabilidade, inteligência, capacidade e vontade de trabalhar longas horas. São raças de cães com capacidade de tolerar o estresse, boa saúde e aceitação ou reconhecimento público.

Quando surgiram os cães guia?

Originalmente, os cães-guia eram principalmente pastores alemães. Eles foram selecionados porque estavam disponíveis, logo após a Primeira Guerra Mundial. Dentre as raças de cachorros que podem ser cães guia eles estavam sendo muito bem-educados para trabalhar, pois podiam trabalhar longas horas, eram fáceis de treinar e eram bons em resolver problemas ou situações para os quais eram treinados.

Com isso os primeiros institutos de treinamento de cães guia foram estabelecidas na Alemanha após a Primeira Guerra Mundial, a fim de auxiliar na mobilidade de veteranos que retornaram cegos do combate. O interesse em cães guia fora da Alemanha só se espalhou quando Dorothy Harrison Eustis, uma criadora de cães americana, escrever um relato sobre uma escola de treinamento de cães de serviço em Potsdam, Alemanha. A matéria excrita por ela foi publicada no The Saturday Evening Post em 1927.

Principais raças de cachorros que podem ser cães guia

As raças de cães-guia são escolhidas por temperamento e treinabilidade. Hoje, os Golden Retrievers e Labradores, são os mais requisitados a serem escolhidos pelas instalações de animais de serviço. A raça mais popular usada, entretanto, é o cruzamento dos dois, o Labrador Retriever. Esta raça possui uma boa variedade de tamanhos, é fácil de manter, geralmente é saudável e tem um temperamento gentil, mas disposto.

Como eles interagem com o público com frequência, a aceitação e o reconhecimento são importantes. Mas encontrar o melhor cão para você e seu estilo de vida é o que mais importa. Aqui estão 14 raças de cachorros que podem ser cães guia que compartilham algumas dessas características.

Raças de cachorros que podem ser cães guia

Labrador Retrievers

De longe os mais populares e facilmente reconhecidos. Eles são amados nesta linha de trabalho por sua inteligência e lealdade. Eles são fáceis de ensinar e não têm muitos problemas de saúde e, embora possam ter muita energia, ficam felizes em desfrutar de uma noite tranquila em casa. Se tiverem recebido o treinamento certo, será seu melhor companheiro.

Pastores alemães

Ainda nas três principais raças de cachorros que podem ser cães guia usadas, os pastores alemães são reverenciados por sua devoção e adaptabilidade. Alta inteligência e boa intuição os tornam ótimos cães-guia, mas podem ser muito enérgicos, portanto, pode ser necessária alguma experiência no treinamento com a raça.

Pastores Australianos

Os Pastores Australianos são inteligentes, de boa índole e cheios de energia, tornando-os uma excelente opção dentre as principais raças de cachorros que podem ser cães guia. Quando recebe o treinamento certo, esta raça pode fazer quase tudo. Uma das preocupações de saúde são os problemas como displasia da anca e problemas oculares. Mas como sempre a prevenção adequada pode ajudar seu pastor australiano a ter uma vida longa e feliz.

Boxer

Os boxes não são apenas adoráveis, são leais, pacientes e adoram trabalhar. O treinamento precisa ser consistente e os proprietários precisam demonstrar confiança. A preparação é relativamente simples para esta raça inteligente. Devido ao formato do rosto, a síndrome braquicefálica (uma condição que afeta raças de nariz curto que leva a problemas respiratórios) é um problema de saúde.

Border Collies

Embora os Border Collies sejam pouco comum como cães-guia, essa raça é altamente inteligente, extremamente trabalhadora e muito ciente de seus arredores. Eles são rápidos em agradar seus donos, mas podem ser um pouco difíceis de treinar se não derem uma saída para seu entusiasmo e energia. Além disso os riscos de problemas de saúde são baixos.

Golden Retrievers

Goldens têm o benefício de serem reconhecíveis e amigáveis. Eles estão sempre querendo agradar e se dar bem com qualquer pessoa. Além disso são fáceis de treinar e têm energia suficiente para o trabalho necessário para ser um cão-guia.

Raças de cachorros que podem ser cães guia

Poodle padrão

Os Poodles não são apenas inteligentes, mas também estão ansiosos para agradar e aprendem rápido. O problema de usar esta raça como um cão-guia realmente está no público, não no cão.

Por parecerem mais acessíveis do que o mencionado pastor alemão, as pessoas frequentemente as confundem com animais de estimação em vez de guias e geralmente tentam acariciar ou interagir com eles, interferindo no desempenho no trabalho.

Huskies Siberianos

Huskies são inteligentes e gentis. Esses filhotes amigáveis sabem quando dizer “não” a seu dono e evitar situações potencialmente perigosas, e gostam de trabalhar. Embora possam ter muita energia, o trabalho de ser um cão-guia é toda a estimulação necessária que ele precisa para permanecer feliz.

Benefícios de possuir um cão-guia

Estudos mostram que possuir um animal de estimação oferece efeitos positivos psicologicamente, socialmente e fisiologicamente. Os cães-guia vêm especialmente com uma variedade de benefícios e ajudam de várias maneiras. Eles dão a uma pessoa cega mais confiança, amizade e segurança.

Os deficientes visuais que usam cães guia aumentam a confiança na vida cotidiana e são confortadas por um amigo constante.

A companhia oferecida por esses cachorros ajuda a reduzir a ansiedade, a depressão e a solidão. Como os animais oferecem apoio, segurança e companhia, o estresse é reduzido, o que, por sua vez, melhora o combate a doenças cardiovasculares.

Assim como os cães guia facilitam a locomoção, resultando na pessoa fazendo mais exercícios ou simplesmente andando mais. As pessoas estão mais dispostas a ir a lugares e sentir uma sensação de independência.

Vínculo com o cão guia

Proprietários de raças de cachorros que podem ser cães guia compartilham um vínculo especial com seus animais. Muitos relatam que o animal é um membro da família e procuram seu cachorro para obter conforto e apoio. O cão não é visto como um animal de trabalho, mas como um amigo leal.

No entanto, é importante lembrar que os cães-guia são animais de trabalho e não devem ser distraídos ou tratados como animais de estimação enquanto trabalham.

Faça um Comentário