Gato

Somali: meigo, brincalhão e parecido com o abissínio

O gato Somali é conhecido também como abissínio de pelos compridos. Uma graça de bichano que encanta por seu visual e temperamento. Para descobrir os porquês de tanto charme, basta ficar ligado neste post até o fim! Vem!

Um gene recessivo em abissínios deu origem ao gato somali, mas a forma como esse tal gene foi inserido no conjunto hereditário da espécie é um mistério. O que não é segredo algum é seu jeito meigo, brincalhão, bastante sociável com outros gatos e pessoas, inclusive desconhecidas.

Sem falar que é um pet afetuoso e leal a seu tutor. Contudo, vou explicar mais sobre seu temperamento e comportamento na segunda parte deste artigo. Agora, saiba mais sobre sua origem e particularidades físicas…

O termo longhaired abyssinian não é muito comum, mas o fato é que o Somali lembra bastante o abissínio de pelagem longa – por isso o apelido.

No entanto, é bom deixar claro que são raças totalmente separadas, embora o felino tema deste post tenha surgido de ninhadas do abyssinian. E até hoje eles podem ser cruzados entre si.

A aparência do Somali é de realeza; um gato de porte médio, corpo musculoso. E, claro, lembrando demais seu “modelo original”, digamos assim.

A versão mais peluda do abissínio tem uma cabeça em formato de triângulo com contornos arredondados, além de grandes orelhas muito separadas, largas na base e com pontas delicadamente redondas.

A variação de cor do Somali é conhecida como ticking, isto é, existe uma alternância de pelos escuros com claros, podendo variar de 2 a 8 tons, dependendo da associação felina. Por exemplo: na Europa, o número de cores permitidas para esse animal é maior do que nos Estados Unidos.

Os filhotes de Somali geralmente nascem bicolores, e só por volta de 2 anos de vida atingem a pelagem de adulto. As características dos fios incluem maciez, pouca espessura, subpelo menos alongados do que os dos persas.

A pelagem é distribuída assim: no rosto, área anterior dos ombros e membros, os pelos são curtos; no dorso, ventre, peito e flancos, semilongo; na cauda, pescoço e região posterior das coxas, longos.

O padrão aceito para o Somali é aquele típico de lince nas pontas, sendo que, sobre os olhos, costuma haver uma marca vertical parecida com um resquício de uma letra “M”, nos exemplares com o padrão tabby de pelos. Por falar em olhos, estes são grandes, amendoados e espaçados, exibindo bela tonalidade verde ou âmbar.

Um detalhe curioso sobre esse bichano é que ele passa a impressão de andar nas pontas dos pés. E ainda: suas patas são longas, finas, porém, musculosas.

Somali: personalidade e comportamento

O ativo Somali adora explorar lugares, subir em móveis e prateleiras, além de acompanhar seu tutor e todas as atividades da casa. Por estes motivos, é recomendado para quem já possui experiência com gatos, pessoas igualmente ativas, famílias com crianças ou outros pets.

Apesar de dinâmico, não é do tipo exibido como alguns felinos domésticos. Seu temperamento é tranquilo e equilibrado – aliás, mais calmo do que o bichano da raça abissínio.

Por ser meigo e brincalhão, acaba sendo muito sociável tanto com companheiros bichos quanto com humanos, incluindo crianças e estranhos.

O forte do Somali não é a conversa. Não espere muito dele neste sentido. Todavia, isso não quer dizer que ele não é afetuoso com seu tutor. E, embora tenha grande necessidade de atenção, não é possessivo como o abissínio.

Para criar o Somali, o ideal é ter uma casa ou apartamento com bastante espaço. Essa raça adora caçar e, portanto, prefere locais como um jardim para praticar suas habilidades naturais.

Espero que tenha gostado de saber sobre o Somali, o gato abissínio de pelos compridos que conquista muita gente por sua beleza e caráter.

Até a próxima!

 

Fotos: Nickolas Titkov – Flickr CC

Faça um Comentário