Aranhas

Conheça a tarântula, aranha muito famosa no mundo todo

Tarântula

Com um nome de arrepiar até a espinha do homem mais corajoso, a Tarântula é uma aranha conhecida no mundo inteiro. Mas você sabia que nem tudo o que falar sobre essa aranha é verdade? Logo, é hora de conhecer melhor os estigmas dessa espécie.

Como não é uma espécie ameaçada de extinção como a adorável Arara-azul, muitas pessoas costumam imaginar que a tarântula não tem valor algum. Na realidade, é muito pelo contrário, a Tarântula pode ser um animal fascinante. Se você, é claro, estiver disposto a entender um pouco melhor sobre esse animal.

Portanto, não perca tempo e conheça agora, sem mais delongas, melhor essa aranha tão intrigante.

Por que a Tarântula causa tanto medo?

Com um corpo grande e lembrando um siri ou caranguejo, a Tarântula assusta qualquer um que encontra no meio do seu caminho. No entanto, esse medo é algo inexplicável em certo sentido, principalmente ao se considerar que essa aranha é inofensiva. E claro que muitos não acreditam nisso a um primeiro momento e isso até que tem uma explicação.

A realidade é que algumas aranhas realmente são perigosas e venenosas. Mas o que ocorre é que as pessoas costumam confundir as espécies e caracterizar todas como a mesma coisa. Assim, acabam por eliminar qualquer diferenciação entre as aranhas, o que pode ser um perigo.

Não é perigoso achar que a Tarântula é perigosa quando ela não é. Apenas o seu formato assusta a maior parte das pessoas. Além disso, esse estereótipo existe porque o cinema construiu a imagem de uma aranha perigosa, quando essa não é a realidade.

A partir disso, as pessoas adotam como verdade que uma aranha grande como essa é perigosa e oferece risco. O fato de não ser verdade só prova como as pessoas entendem pouco de aranhas, o que é ainda mais perigoso. Desse modo, um dia essas mesmas pessoas podem confundir uma espécie perigosa com uma dócil.

O perigo dessa situação é que as que oferecem risco podem estar próximas o suficiente de uma pessoa. Logo, é necessário entender as aranhas como um todo e quais são realmente um risco para o ser humano.

Tarântula

Características da Tarântula

A Tarântula, portanto, apresenta características próprias que devem ser consideradas para o seu reconhecimento. Afinal, apenas dessa forma você saberá que, ao avistar essa aranha, não corre perigo algum. Então, não se assuste com o porte dessa aranha, ela só tem tamanho, mas é muito dócil.

É até um pouco estranho afirmar que uma aranha possa ser dócil por conta dos inúmeros estereótipos existentes sobre a espécie. No entanto, no caso desse aracnídeo é verdade, pois não oferecem perigo nenhum ao homem. Aliás, muitas são domesticadas e vivem tranquilamente com os humanos, apreciando até mesmo afagos e carinhos por parte da nossa espécie.

A Tarântula é uma aranha que pode chegar até vinte e cinco centímetros e são consideradas as maiores aranhas encontradas na terra. Suas duas garras não oferecem perigo e ela não apresenta veneno, logo, seu principal meio de defesa é a fuga.

No entanto, não é só a fuga que garante sua sobrevivência, o corpo aparentemente macio é coberto de pelos urticantes. é recomendável que você não toque nessa parte, porque pode causar uma leve irritação na pele. Mas não é nada que precise de pronto socorro ou chegue a matar uma pessoa.

Comum no clima tropical, costuma viver em tocas e suas teias são grossas. Prefere campos abertos e não são animais que vivem em conjunto. Raros, também, são os casais, devido ao ciclo de vida diferenciado entre as aranhas.

Curiosidades sobre a Tarântula

Agora que você compreendeu um pouco melhor sobre a Tarântula e como ela não oferece perigo aos humanos, é o momento de saber um pouco mais sobre ela. Afinal, nunca se é tarde demais para aumentar o repertório, certo?

Conhecida também como Caranguejeira, as curiosidades a respeito desse aracnídeo podem te surpreender!

Jejum longo

O ciclo de vida da Tarântula é um tanto quanto menor que o do ser humano. Por exemplo, as aranhas demoram apenas sete anos para atingir a idade adulta com a maturidade sexual. Antes disso, porém, devem ser cuidadas com cuidado.

Antes da fase adulta, precisam se alimentar diariamente, exceto na troca de pele. Depois de adultas, os alimentos costumam ficar cada vez menos necessários. Algumas espécies podem ficar até 25 anos sem comer absolutamente nada, vivendo em completo cativeiro.

Esse jejum prolongado também se deve ao fato de que as fêmeas não saem das tocas para se alimentar, apenas os machos. Desse modo, como gostam de ficar em buracos embaixo da terra, disfarçam o buraco com uma teia macia. Pássaros como o pequeno Canário-belga são vítimas fáceis para essas aranhas, assim como anfíbios e répteis de pequeno porte. Alguns insetos também são opções de alimento para a Tarântula.

Tarântula

Reprodução e canibalismo

A Tarântula é extremamente dócil, como já dito anteriormente, e também não costuma caçar animais de grande porte. No entanto, cobras venenosas adoram comer Tarântulas ainda que estas se escondam bem, porque são inofensivas. Portanto, sair da toca quase nunca é a melhor opção para essas aranhas.

Devido a esse fato, a reprodução ocorre logo no início da maturidade sexual. Também é preciso considerar que o macho vive bem menos que a fêmea, por isso esta inicia o processo rapidamente. Depois do coito, a fêmea armazena o esperma do macho até o momento em que precisar fecundar ovos.

O macho, por sua vez, morre alguns dias após a relação sexual. Portanto, é comum que fujam da toca quando isso acontece, se não as fêmeas matam eles logo após o coito. Isso porque as Tarântulas, bem como outras espécies de aranhas, são canibais.

Especialmente as fêmeas, essa aranha é um animal que vive do canibalismo para se manter. Assim, após a relação sexual costumam matar o macho porque com a pouca vivência dele, não poderá caçar alimentos. Dessa forma, com o canibalismo, ele pode servir como alimento por meses e garantir a fecundação saudável.

Gostou de descobrir que a Tarântula não é nada disso que você, provavelmente, pensava? O mundo animal pode ser muito interessante, principalmente com aquilo que não conhecemos por completo. Portanto, é sempre ideal estudar um pouco melhor sobre esse fascinante reino.

Faça um Comentário