Ele pode ser confundido com o siamês, mas possui físico e temperamento diferentes. Conheça hoje o gato Tonquinês, um bichano famoso pela incrível cor de seus olhos e seu temperamento forte. Quer saber os detalhes? Eu conto todos eles a seguir…
O azul muito claro e límpido nos olhos é o destaque na beleza do Tonquinês. A coloração conhecida como “aqua” é realçada quando entra em contato com a luz natural. E também é aceita em tonalidades de verde, dependendo da combinação com a pelagem do felino.
Além disso, as características físicas do Tonquinês incluem corpo de porte médio, nem compacto nem esbelto; musculoso e mais pesado do que aparenta.
A cabeça dele é mais longa do que larga e deve apresentar contornos arredondados. As orelhas tendem a possuir tamanho médio, pontas ovais e posição de alerta. A expressão sempre atenta dessa raça é reforçada pelos olhos.
Em relação à pelagem, o Tonquinês é um dos gatos mais bonitos porque conta com um brilho especial, lustroso. O pelo fino, suave e sedoso pode ser entre curto e médio, e é diferenciado quando comparado às demais raças.
Existem várias colorações de pelos do Tonquinês, mas uma é exclusiva da raça: vison ou mink puro. O interessante é que, conforme o gato envelhece, vai ficando mais escuro. E seja qual for a cor da pelagem, os olhos deverão ser do tipo “aqua”.
Tonquinês: temperamento
Você já conferiu o visual incrível do gato Tonquinês… Agora é hora de saber como é sua personalidade, seu comportamento e outras particularidades desse bichano lindo.
Se a cor azul límpida é um dos encantos de sua aparência, no quesito temperamento, esse pet é de muita personalidade, chegando a ser teimoso às vezes. Entretanto, sua ternura é tanta que é quase impossível brigar com ele.
É um gato que gosta muito de estar com humanos de todas as idades, outros gatos e cachorros. Ou seja, solidão e falta de atenção não são nada agradáveis para ele.
Ao contrário de outros animais que miam para si próprios, o Tonquinês é capaz de “conversar” com seus humanos queridos, esperando inclusive respostas para continuar o diálogo.
Esse bichano costuma ser muito sociável, afetivo e amigo. Mas também é ativo, assim como suas raças de origem, sem chegar a ser independente. Então, se você procura um bichano mais “na dele”, indiferente, o Tonquinês é o oposto…
Isso não significa que não tenha seu momento de subir em locais altos para olhar tudo o que acontece em casa. Aliás, esse gato detesta porta fechada.
Tonquinês: como ele surgiu
A raça foi criada a partir do cruzamento entre birmanês e siamês no começo do século XX, sendo que, no passado, esse felino era conhecido como “siamês dourado”. Porém, conseguiu o reconhecimento nos Estados Unidos e Canadá como raça independente tempos depois.
Bastante diferente, o Toniquês é um dos gatos mais destacados entre os criadores de animais de raça. Sua origem remete à busca de um animal que unisse as qualidades de seus antecessores.
Contudo, é possível que o cruzamento natural entre siameses e birmaneses já ocorra há centenas de anos, pois esses bichanos vieram do Sião, localidade conhecida atualmente como Tailândia.
Há relatos na internet de descrições dos birmaneses, siameses e bichanos com as características dos tonquineses em um livro de poemas sobre gatos, escrito no Sião entre 1358 e 1767.
Acredita-se que foi a partir do ano de 1800 que apareceram, na Inglaterra, exemplares siameses chamados na época de “chocolate”, e que estes seriam a base do que atualmente é o Tonquinês.
Já em 1960, nos Estados Unidos, Jane Barletta e Margareth Conroy teriam cruzado gatos birmaneses com siameses, dando origem aos primeiros felinos da nova raça produzidos intencionalmente.
Eu fico por aqui. Espero que tenha gostado de conhecer o Tonquinês, um gatinho com olhos azuis claros e transparentes, além de personalidade forte, porém, com muito amor para dar.
Até breve!
Foto 1: Pixabay
Foto 2: By Edenvane [CC BY-SA 3.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0)], from Wikimedia Commons
Faça um Comentário