Facilmente confundido com a tartaruga e o cágado, o jabuti é a preferência de muitos criadores de repteis devido a sua natureza dócil e a sua longevidade. Um jabuti tem expectativa de vida de pelo menos 50 anos.
A espécie é muito presente nas matas da América do Sul, o que incluiu o Brasil. Seu deslocamento é bem lento, um dos motivos de ser confundida com a tartaruga. Também tem o hábito de se esconder dentro de seu casco ao se sentir ameaçada. Contudo, não gosta de frequentar a água e tampouco se interessa em outros animais para nutrir-se.
O jabuti é um dos animais que está na lista de espécies em extinção no Brasil. Ele é muito comum na Amazônia, mas também é encontrado em áreas abertas como na caatinga. O jabuti se espalha em uma faixa que vai do Espírito Santo até o Mato Grosso.
Jabuti: espécie
O animal conhecido como jabuti é um réptil da família Testudinidae e da ordem dos quelônios, o mesmo das tartarugas e cágado, o que explica a semelhança entre as espécies. No entanto, apesar de semelhantes e de pertencerem à mesma família não se tratam dos mesmos animais. Cada um tem características próprias e classificações diferentes.
No Brasil, as espécies mais comuns de jabuti são a Chenoloidis carborária e Chelonoidis denticulata, respectivamente conhecidas como jabuti-vermelho e jabuti-amarelo.
Geralmente essa espécie vive em regiões mais abertas, mas também são encontradas em áreas de mata densa.
Características do jabuti
O jabuti tem deslocamento lento, arrastado e é um animal predominantemente terrestre. O casco é elevado e as patas têm formato cilíndrico, são robustas, portanto, semelhantes as dos elefantes. Os tímpanos do animal são localizados logo abaixo e atrás dos olhos. A cabeça é pequena e os olhos são grandes.
A cor do casco é preta e amarelada no centro dos polígonos que formam cada pedaço de seu escudo de proteção. Escudo utilizado para se refugiar nos momentos que se sente ameaçado, pois recolhe as patas e a cabeça para dentro do invólucro resistente. O jabuti fêmea é conhecida como jabota. Tem o casco avermelhado e tem corpo maior do que o macho. Na época de reprodução, são disputadas pelo macho que se posiciona atrás de seu casco para concretizar a fecundação.
As fêmeas quando gestantes passam a cavar buracos para depositar os ovos e depois enterrá-los para protegê-los de possíveis ameaças. A quantidade e o tamanho dos ovos variam para cada espécie. A quantidade fica entre 1 e até 20 ovos.
Os maiores jabutis machos chegam a medir 70 centímetros de comprimento, contudo o padrão é de 30 a 40 centímetros.
O jabuti é um animal onívoro e frugívoro. Significa que dizer que sua alimentação é à base de vegetais e dos frutos que caem das árvores.
Diferenças com as tartarugas e cágados
A principal diferença do jabuti para os outros animais de mesma família, tartaruga e cágado, é quanto ao hábitat. Como informado há pouco, jabuti é um animal terrestre e não gosta de se aventurar na água. Diferente da tartaruga que é um animal tanto terrestre quanto aquático. O cágado já é um réptil de água doce.
Mas essas não são as únicas diferenças entre esses animais. O jabuti tem um casco mais elevado e as patas traseiras robustas, diferentes das outras espécies. A diferença entre uma tartaruga e um cágado é mais sutil.
A tartaruga tem um casco mais elevado do que o cágado, mas inferior em comparação com o jabuti. Além disso, as tartarugas não conseguem dobrar o pescoço para o lado e nem recolhê-lo para dentro do casco. Já o cágado tem um pescoço mais alongado e o casco mais achatado do que a tartaruga.
Jabuti no folclore
Um jabuti é um animal famoso no mundo inteiro e muito de sua fama se deve ao seu retrato em várias fábulas de larga repercussão. No folclore brasileiro, por exemplo, é um jabuti que surge como pretendente da filha da onça. Também não se faz de rogado para medir forças com a caipora e não teme apostar corrida com um veado.
É comum o retrato do jabuti em fábulas como um animal inteligente e que se sobressai com a sua sabedoria contra adversários que têm como principal atributo a força física. É também descrito como um animal bem humorado e que gosta de um bom bate-papo.
Algumas curiosidades envolvendo o réptil
Será muito difícil encontrar um grupo de jabutis. Esses animais costumam ser solitários e não andarem em bando. As fêmeas costumam ser protetoras de seus ninhos, contudo após o chocar dos ovos e nascimento dos filhotes não permanecem cuidando dos filhos.
O jabuti inspirou uma das formações de batalhas mais famosas da força militar do império romano, chamada de “formação testudo”. Nessa formação os soldados formavam filas e seguravam escudos em frente ou acima deles para abrigar a unidade. Dessa forma, formavam um “casco”, uma rede de proteção contra ataques aéreos enquanto caminhavam para a zona de combate.
Quelôneos têm casca dividida em três partes principais:
- Superior da carapaça;
- Plastrão fundo;
- Ponte unificadora de peças.
A clavícula, costelas e coluna do jabuti ficam ocultas dentro do casco, o que faz muita gente se perguntar se de fato conta com essa estrutura óssea.
Os anéis de crescimento verificáveis em torno dos escudos do casco são medidores da idade do jabuti selvagem. Esses escudos são feitos da mesma substância encontrada no casco e em unhas.
A temperatura do ambiente que vive o jabuti é um fator de influência sobre a cor do casco, pois quanto mais quente o lugar, mais clara será a cor. A temperatura sendo baixa aumenta as chances do casco ter tom mais escuro.
A razão para não frequentar a água é por não saber nadar, mas apesar disso o jabuti consegue ficar longo tempo prendendo a respiração, principalmente quando se sente ameaçado e, por isso, se recolhe no interior do casco.
Gostou deste conteúdo sobre jabuti? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio e sua opinião são muito importantes para nós. Leia mais de nosso conteúdo.
Faça um Comentário