Uma raposa voadora. Por acaso, você já ouviu falar nessa curiosa combinação? Afinal, a raposa é classificada como um animal extremamente inteligente em boa parte do planeta.
No entanto, você pode se surpreender ao descobrir que essa raposa voadora possui o status de um dos maiores morcegos do globo! Além disso, o grupo dessas raposas-voadoras engloba mais de 60 tipos diferentes.
Outro detalhe é que esses animais se encontram em regiões remotas tanto do Oceano Pacifico quanto do Oceano Indico, além de áreas na Ásia e na Oceania. De modo geral, uma raposa voadora chega a ter asas com cerca de um metro e meio. Esse animal até se assemelha com raposas com pelos com cores avermelhadas.
Características da raposa voadora
Normalmente, o peso desse animal não passa de 1 kg. Apesar disso, essa espécie pode até ter o triplo do tamanho dos famosos morcegos nos Estados Unidos e no Canadá. Todavia, essa raposa voadora passou por algumas adaptações ao longo do tempo.
Por exemplo, esse animal possui dedos bem alongados, palmados, que possuem a função de asa. Também conta com excelente faro e visão, contradizendo o senso comum que todos os morcegos são praticamente cegos.
Nos períodos mais gelados, esse animal se envolve em sua membrana no lugar de permanecer do lado de seus parentes, como fazem os morcegos do continente europeu. Nos dias de baixas temperaturas, essa raposa mantém a cabeça coberta, bem como o focinho e um dos pés. O pé, que fica livre, serve para se pendurar em algum lugar.
Já quanto o calor aperta e passa dos 35 graus, o animal utiliza uma de suas asas para se abanar. Tipo um leque. Pode até umedecer o corpo com a saliva a fim de aliviar o calor.
Classificação
A raposa voadora faz parte da subordem dos megaquirópteros, que ainda abrange todos os morcegos de grande parte. Esse ser se alimenta com frutas, mas alguns tipos também consomem o néctar. A raposa voadora se propagou pelas áreas com clima tropical. Neste caso, o grupo que habita a Malásia é considerado o maior em tamanho.
Todavia, as raposas que habitam o continente africano se unem em bandos com milhares de integrantes para adormecer no período diurno. Esses animais chegam a buscar por abrigo até nas cidades, sem se importar com os ruídos. Durante a noite, os grupos saem para buscar por alimentos.
Diferente dos morcegos que devoram insetos, a raposa voadora possui olhos bem grandes e não utiliza ondas como forma de orientação. Quando não há luz disponível, ela acha as frutas para se alimentar com ajuda do olfato poderoso.
Curiosidades sobre o modo de vida de uma raposa voadora
Como você já deve ter notado, esse tipo de morcego gigante se diferente de qualquer outro até mesmo de sua espécie. O apelido de raposa voadora se justifica devido ao tamanho imponente de sua envergadura que pode passar de um metro e meio. E também pela semelhança física com uma raposa. Ficou curioso a respeito desse animal?
Então, confira a lista a seguir e descubra sete questões bem peculiares sobre o maior morcego do planeta Terra. Vamos lá!
1 – Raposa voadora
O fato é que raposa voadora não é o nome oficial do maior morcego do globo. Como citado anteriormente, esse nome popular tem a ver com o formato do rosto. Isso porque a face é bastante marcante e lembra uma raposa.
Todavia, o nariz não é pequeno e no formato achatado, como se percebe na maior parte dos grupos de morcego. Assim, o focinho é vem avantajado, exatamente como no caso de uma raposa.
2 – Animal urbano
Você pode até se surpreender ao encontrar esse termo relacionado a um animal desse tipo. No entanto, a raposa voadora é facilmente encontrada em grandes centros urbanos, como a cidade de Sidney, no território australiano.
Em diversas regiões metropolitanas, esse animal é achado dependurado nas árvores. No período de reprodução, alguns habitantes de Sidney chegam a pendurar avisos nas árvores.
O intuito é alertar que se algum filhote despencar do ninho, o sujeito deve informar as autoridades da causa animal do ocorrido prontamente. Isso ocorre porque esses bichinhos são totalmente dependentes de seus pais nos primeiros 90 dias de vida.
3 – Não é natural do território nacional
Diferente de centenas de espécies, a raposa voadora não se pertence ao ecossistema brasileiro e é achada na Ásia, na Oceania e na África.
4 – Colônias imensas
Essa é uma das questões na qual o animal se parece com os outros tipos de morcegos do planeta. Isso porque existe a tendência de fazer uma organização em colônias imensas e com sistemas hierárquicos realmente complexos.
Você vai surpreender com o número, todavia, alguns estudiosos declararam possuir registros de colônias da raposa voadora com mais de 150 mil integrantes. Um número genuinamente impressionante.
5 – Ações parecidas com às abelhas
Como citado anteriormente, esse animal se alimenta majoritariamente de pólen e frutas. Portanto, é de vital relevância para o meio ambiente. Isso se sucede porque, bem como fazem as abelhas, o maior morcego do planeta também tem a missão de auxiliar na dispersão de sementes e na polinização de plantas.
6 – Praticamente não oferece risco ao ser humano, mas fique alerta
Você já deve ter ouvido o ditado popular: “nem tudo é aquilo que parece”. Essa frase pode ser aplicada a raposa voadora.
Apesar do visual ligeiramente assustador e do porte enorme do animal, ele não é considerado agressivo e não fornece nenhum tipo de ameaça aos seres humanos. Ao menos, não uma ameaça diferente em um “tipo de confronto”.
No entanto, esse animal pode ser tornar altamente letal para o ser humano devido a possibilidade de carregar doenças gravíssimas, como é o caso do ebola. Por isso, se mantenha afetado em qualquer hipótese.
7 – Ameaçada de extinção
Como centenas de outras espécies, a raposa voadora está em uma lista bastante complicada. Como o animal conta com o costume de se alimentar de diversas frutas, alguns produtores rurais passaram a deixar armadilhas para apanhá-los em locais de plantação.
Além disso, a derrubada de árvores, queimadas e outros ataques a natureza também tem impactado no estilo de vida e até na sobrevivência da raposa voadora.
Faça um Comentário