Mamíferos

Você já ouviu falar no panda vermelho? Veja suas características

Panda vermelho

Você conhece o panda vermelho? Se você está achando que é um urso-panda se enganou, viu? Esse é um animal diferente, mas que habita nas mesmas regiões e possui algumas semelhanças com os ursos pandas e até mesmo já chegou a ser classificado como urso no passado.

O panda vermelho não é um urso-panda?

Não, ele não é. Chamado também de panda-pequeno e raposa ou gato de fogo, o pequeno animal é um mamífero do tipo arborícola, ou seja, vive nas árvores. A partir daí você já consegue notar a diferença dele com o famoso panda-gigante.

Ele tem um gênero e espécie próprio chamado Ailurus e da família Ailuridae, que possuía outros animais, mas estão todos extintos e o panda vermelho é o único sobrevivente. O pandinha já teve classificações entre os ursos e os guaxinins, mas atualmente essas classificações foram desvalidadas.

Não é difícil notar as semelhanças do animal com ursos, gatos e cachorros. É um animal muito único que esbanja fofura.

Habitat natural e hábitos

Ele vive nas regiões do Himalaia e da China, mesmas regiões dos famosos ursos-panda. Também é muito relacionado com vales e montanhas e com os bambuzais. Ele vive dormindo em árvores e passa boa parte do seu dia em cima delas.

São mais ativos durante a noite, amanhecer e entardecer, como animais crepusculares, mas seu momento de caça é na noite.

Sua alimentação não é só vegetariana, embora seja predominante o consumo de bambu, ele também come pequenos insetos e mamíferos pequenos, incluindo pássaros e ovos de animais.

É um animal bem territorialista e solitário que só costumam interagir em épocas de acasalamento. Nesse período se relacionam com mais de um parceiro.

As fêmeas têm uma gestação de em média 150 dias e os filhotes nascem bem incapazes e em ninhadas de 2 a 4, então ela cuida muito da sobrevivência. Ela supre tudo, mas conforme o tempo passa aparece somente para alimentar e limpar, até que chega um ponto em que os filhotes tomam seu próprio rumo.

Os machos podem ajudar as fêmeas a lidar com os filhotes, alimentando e protegendo, mas não são muitos casos. Geralmente isso ocorre quando vivem em um casal ou em grupos, coisa muito difícil entre os pandas-vermelhos.

Panda vermelho

Tipos de panda vermelho

Existe o panda vermelho ocidental com uma pelagem mais esbranquiçada em sua face, enquanto os pandas vermelhos de styans são caracterizados por uma pelagem mais escura e amarronzada.

Características

Eles possuem uma pelagem avermelhada, como o próprio nome diz. Mas também pode ter o rosto esbranquiçado ou preto e uma variação leve entre tons mais alaranjados. É difícil não compará-lo com uma raposa ou com os felinos e, inclusive com texugos. Ele tem uma série de características físicas que são muito similares.

Chegam na base dos 60 centímetros e podem pesar cerca de 6 quilos. Não são animais perigosos para humanos, mas também não são tão dóceis assim.

Ele possui uma característica do urso-panda que é um polegar falso, que na verdade é só uma extensão do osso que se localiza em seu pulso.

Predadores do urso-panda

Não se esqueça que o urso-panda é um arborícola, então está sempre em cima de árvores. É um ótimo escalador e salta de galho em galho e de árvore em árvore com a perícia de alguns macacos. Isso o mantém livre de alguns predadores maiores que só andam em terra.

Só existe um problema: seu predador também é um exímio escalador. O leopardo das neves. Diferentemente de leões ou tigres que são muito pesados, leopardos e até mesmo felinos como onças, são exímios escaladores e nadadores.

O panda vermelho não está seguro nem em cima das árvores. Ele perde em velocidade, mas tem chance de escapar do leopardo quando decide se esconder.

O outro predador, para a surpresa de todos, é o ser humano. Que o mata, pois sua pele exótica tem um grande valor no mercado para roupas, tapetes, entalhamento e até mesmo troféus.

Panda vermelho

Eles são animais conservados?

Eles são animais considerados em risco de extinção pela União Internacional de Conservação da Natureza. Além da caça ilegal para venda de sua pele, ele sofre por conta do desmatamento e das queimadas. Outro fator que colabora é agricultura e seu desenvolvimento invasivo no habitat do animal.

A pecuária causa muitas mudanças na dinâmica dos animais e o panda vermelho não é exceção. Por conta disso os animais adoecem e até morrem.

A caça dos pandas é ilegal em todos os países e existem leis muito severas (principalmente na China) para os infratores, mas isso não impede os caçadores de agirem. Infelizmente as leis em relação à agricultura não suprem muito a necessidade que os pandas vermelhos possuem diante das mudanças em seus ambientes.

O panda vermelho vive em cativeiro?

Sim. Inclusive o panda vermelho vive muito bem em cativeiro, se reproduzindo bem e se mostrando dócil com os humanos, desde que a alimentação seja abundante.

Existem várias instituições que cuidam da proteção e preservação desses animais e não possuem problemas com a reprodução, nem com doenças ou estresse.

E como animalzinho de estimação?

Existem muitos vídeos e fotos de pessoas segurando pandas-vermelho, mas não se engano, não se trata do ambiente doméstico. Eles são animais selvagens e não são nem um pouco adaptados para o convívio doméstico, por mais que sejam uma fofura.

Esses animais pode morder e arranhar e, claro que não apresentam problemas para humanos, por conta de seu tamanho, mas ter um animal estressado em casa não é uma boa ideia. Outro fator é que eles podem produzir odores muito forte quando estão irritadiços, então ter um deles como pet não é uma boa ideia. Eles estão bem na natureza e precisamos nos contentar em só vê-los.

Considerações finais

Agora que você já sabe que o panda vermelho não nenhum urso-panda, mas um arborícula habilidoso e uma espécie em extinção que enfrenta muitos problemas, não corre mais o risco de confundir. E não é só porque eles se reproduzem bem em cativeiros que precisem ficar só lá. Esses animais pertencem à natureza, assim como muitos outros.

Faça um Comentário