Poucos sabem das diferenças entre caracol e caramujo, porque a maioria está preocupada em saber apenas uma informação sobre: são nojentos. Caracol, caramujo, lesma, não importa, são todos asquerosos e o povão quer apenas que se mantenham afastados.
Mas saiba que nem todos. Tem muito grã-fino que adora caracol e está disposto a pagar uma pequena fortuna para degustar as suas carnes (urgh!).
Dependendo da região que você morar irá se deparar com mais frequência com um desses bichos do que outros.
O muco asqueroso que expelem não tem apenas como função provocar caretas.
Estudar sobre as diferenças entre caracol e caramujo é estudar um pouco sobre esses animais e entender como é possível alguém pensar na hipótese de comer um caracol sem vomitar na hora, porque eles precisam soltar esse muco e por qual razão eles aparecem mais na tua região do que em outras.
Em suma, aprender as diferenças entre caracol e caramujo traz informação útil para que possa lidar com eles se tiver essa necessidade. Como mantê-los afastados? Como erradicar uma eventual infestação.
Para saber sobre as diferenças entre caracol e caramujo basta prosseguir na leitura.
Confira os tópicos abaixo.
Diferenças entre caracol e caramujo: classe animal
Lesmas, caracóis e caramujos são todos moluscos, moluscos da classe dos gastrópodes. Todos têm essa aparência de embrulhar o estômago e se locomovem de modo bem devagar.
Por pertencerem a mesma família de animais têm características bem semelhantes, o que explica a confusão na hora de identificá-los. No Brasil, por exemplo, caracóis, caramujos e lesmas são tratados como sinônimos, como se fossem uma coisa só.
Em algumas regiões do país, caracóis são referência inequívoca de lesmas e lesmas referência certeira aos caracóis, tamanha a difusão de que esses moluscos se tratam do mesmo animal, mudando apenas o nome.
Interpretação equivocada, como vamos demonstrar.
Para diferenciar uma lesma de caracóis e caramujos é bem simples, se suportar fitá-la minimamente.
As lesmas não têm concha externa, ao menos não uma da mesma espessura dos caracóis e caramujos. É bem pequenininha.
Diferença que não se nota a primeira vista quanto as conchas dos outros animais citados. Nesse caso, quais são as diferenças entre caracol e caramujo? Como diferenciá-los um do outro?
O lugar que vivem constitui a principal diferença. O caracol é um molusco essencialmente terrestre, portanto, se você flagrar um molusco com concha rastejando no quintal de sua casa, só pode ser um caracol. A não ser que o quintal da sua casa seja o mesmo da Pequena Sereia. Se for, então o que você vai avistar é um caramujo, porque esse molusco vive debaixo d’água.
Já as lesmas você pode encontrá-las tanto na terra como na água, mas lembre-se que elas não carregam conchas externas. Elas gostam de ambientes úmidos com bastante vegetação, pois é um animal herbívoro.
Diferenças entre caracol e caramujo: por que os moluscos têm muco?
Por que os moluscos precisam ter uma pele tão “oleosa”? Qual a finalidade disso que não seja arrancar caretas de nojo?
Se há um ponto em comum desses moluscos que tratamos é que todos são lentos, se movem bem devagar. Saiba que se não fosse esse muco eles andariam mais devagar ainda, melhor, nem sairiam do lugar, pois essa oleosidade sob a barriga deles os ajuda a se arrastarem sem machucar o corpo. Eles se movem de maneira ondulatória, como as cobras e minhocas, e as espécies menores ainda contam com milhares de cílios que atuam como se fossem pezinhos.
O muco serve também como um instrumento de localização. Se por acaso as lesmas e caracóis se perderem, o muco deixado por onde passaram anteriormente os auxiliam a se localizarem novamente. É como se seguissem a risca a estratégia de João da fábula João e Maria.
Os moluscos são hermafroditas, significa que possuem os órgãos reprodutores de ambos os sexos, masculino e feminino. Contudo, necessitam de parceiros sexuais para se produzir. Quando estão a fim de “noites mais calientes” passam a expelir muco que sinaliza aos demais que aquele rastro vai levar ao baú da felicidade.
Mas não é só vantagens que o muco propicia aos moluscos. Assim como serve para ajudá-los a se localizar, também serve para sinalizar aos agricultores, por exemplo, de que a área está infestada de moluscos e que será necessário tomar algumas medidas para acabar com esse bater de perna entre as plantações.
Diferenças entre caracol e caramujo: tipos de moluscos
Há pelo menos 400 famílias de caracóis e caramujos, algumas não oferecem ameaças a saúde humana, mas outras são perigosas.
Os caracóis considerados “do bem” são aqueles que se alimentam apenas de frutas e verduras. Podemos citar como exemplo o escargot. É um caracol terrestre da família Helicidae e uma iguaria refinada nos principais restaurantes do mundo. É apreciado justamente devido a alimentação saudável.
Entretanto, há os caramujos “do mal” e nem se trata do caso de serem hostis, mas de carregarem vermes nada desejáveis para a saúde humana. Alguns desses caracóis são da família Planorbidae; Outro exemplo é o caramujo africano.
A concha
Seguindo com este artigo sobre as diferenças entre caracol e caramujo, esses moluscos nascem com uma protoconcha que vai se desenvolvendo conforme crescem. Essa concha é constituída por três camadas:
- Perióstraco;
- Óstraco;
- Hipóstraco.
O perióstraco exerce a função e proteger a concha da corrosão ambiental.
O óstraco se encarrega da resistência do material da concha.
Já o hipóstraco cuida da reparações de eventuais danos que a concha sofrer.
Porque os moluscos derretem ao ter contato com sal?
Isso ocorre com mais frequência com as lesmas, que são vítimas principalmente dos agricultores e das crianças traquinas. O caracol também é afetado, mas sofre menos porque tem o casco para protegê-lo. O dano ocorre porque o sal é rico em cloreto de sódio que provoca o processo químico de sugar a água, a oleosidade do corpo dos moluscos. Esse processo provoca a desidratação ocasionando a morte desses animais.
Gostou deste conteúdo sobre as diferenças entre caracol e caramujo? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio e sua opinião são muito importantes para nós. Fazem toda a diferença. Leia mais postagens como essa conferindo o nosso conteúdo.
Faça um Comentário