De modo geral, o furão é considerado um animal selvagem. No entanto, essa espécie se transformou em uma opção de companhia como bichinho de estimação para milhares de pessoas em todo o planeta.
Mesmo assim, muitas pessoas, pro mais que desejam contar com esse bichinho em suas respectivas residência, não tem noção de como efetuar o cuidado diário. Afinal, as dúvidas se referem a alimentação, ao bem estar e até as instalações a sua volta.
Vale salientar que o furão é um ser normalmente carnívoro e agressivo, que buscam se alimentar de presas ainda vivas. Apesar disso, a domesticação da espécie ocorreu com a escolha de descendentes dóceis para cruzamentos entre si. Portanto, o comportamento é muito mais contido nos dias de hoje.
Brincadeiras, domesticação e castração
Devidamente domesticados e aptos para o contato com as pessoas, a principal ação ao ter um furão como mascote é passar pela castração. Todavia, a maioria dos espécimes que estão disponíveis para adoção já foi castrada.
Essa medida reduz qualquer possibilidade de comportamento agressivo que o bichinho possa demonstrar em função da taxa de hormônios sexual. Bem como por serem bichinhos que durante as fugas, podem se reproduzir rapidamente e provocar interferência por serem predadores naturais.
Por isso, a tendência para se ajustar e conviver com esse animal é necessário um período de adequação, como ocorre com qualquer outro pet. De acordo com especialistas, esse mascote demanda um período de familiarização com a nova realidade e essa questão precisa ser respeitada.
Portanto, a paciência é essencial para desenvolver uma relação harmoniosa com o bichinho. Afinal, são animais considerados espertos e que gostam de interagir, só que essa relação não deve ser forçada a ponto dele se estressar ou se tornar agressivo.
Todavia, não há brincadeira ideal para esse animal. Ou seja, o tutor deve prestar atenção no que o mascote gosta de fazer como forma de diversão e estimular essas ações. No entanto, esse é um bichinho agradável e que adora brincar quando se acostuma a sua presença.
Uma possibilidade é levar o seu pet para dar passeios. Caso você não saiba, já existe coleira e guia adequada para esse animal. E, com esses equipamentos, você e seu novo bichinho de estimação podem frequentar locais ao ar livre. Mas, entenda que o furão não é um cachorro e se assusta facilmente. Fique atento!
Gaiolas e tentativas de fuga do furão
Além disso, um local adequado e prestar muita atenção são essenciais para impedir a ocorrência de fugas. Isso porque o furão necessita de gaiola com grade metalizada e com telas de proteção para que não escapem quando se sentirem sozinhos.
Por isso, o lugar para dormir precisa ser selecionados conforme a escolha do próprio bichinho. A partir daí, dá para colocar tocas, túneis e até algumas redes. Quando tentam fugir, o furão pode acabar indo até um encanamento no banheiro. Esses bichinhos com focinho pontudo, isso quer dizer que podem passar por brechas mínimas.
Apesar de dóceis quando acostumados ao ambiente familiar, quando passam muito tempo por conta própria, acabam por fazer muita algazarra e escapar por qualquer buraquinho. Por isso, é indicado optar por soltar o furão somente quando há alguém olhando o tempo inteiro. Não tente fazer isso sem prestar atenção permanentemente.
Saúde do furão
Para conservar o bem estar do seu pet, é indispensável deixar a gaiola sempre limpinha. Esse é um passo para que o bichinho se sinta devidamente confortável e se ajuste rapidamente a nova atmosfera.
Caso você ainda não saiba, a expectativa de vida de um furão é expressiva. De modo geral, ele pode viver entre 8 a até uma década. Se, por ventura, você ficou interessado em tê-lo como mascote, o ideal é ir até um estabelecimento específico e regularizado de animais exóticos para adquirir com todas as questões dentro da lei.
Curiosidades sobre o furão
1 – Agitados
Os furões são animais extremamente agitados e que conseguem entrar em qualquer espaço mínimo. Eles fazem buracos e mastigam absolutamente tudo, especialmente, quando ainda são filhotes. Além disso, esse animal tem o costume de pegar itens e ocultá-los em algum lugar secreto.
Por isso, não dá para soltar sem estar por perto. E outro ponto é ficar atento para evitar que o bichinho apanhe objetos que possam causar danos internos ao provocar obstruções.
3 – Exercícios para furão
A capacidade de energética de um furão é algo assombroso. Por isso, eles necessitam passar tempo longe da gaiola para se movimentar bastante. Caso contrário, o seu pet pode desenvolver graves problemas, como o sobrepeso e até a depressão.
Quando o furão é novinho, ele gosta muito de correr atrás de brinquedos de um lado para o outro. Contar com uma grande quantia de itens desse tipo para oportunizar esses instantes de diversão é fundamental para qualidade de vida dela.
3 – Bichinhos sociáveis
Conforme visto anteriormente, esse animal necessita de companhia por muito tempo. Portanto, o ideal é estar presente ou providenciar essa companhia para que os bichinhos não fiquem sozinhos. No entanto, a compra de dois exemplares não elimina a necessidade de dedicar um tempinho aos seus bichinhos.
Outro ponto necessário é assegurar essa interação. A pessoa deve ficar de olho antes de permitir que fiquem sozinhos juntos. Também é essencial garantir que cada um conte com um canal similar para alimentação, água, brinquedos e espaço para dormir.
4 – Vacinas
Como acontece com cães e gatos, o tutor também tem a responsabilidade de garantir a saúde e o cumprimento dos prazos de vacinas. Isso porque o furão também corre o risco de sofrer com enfermidades gravíssimas, como a raiva.
Sendo assim, o furão precisa ser vacinado ainda que fique o tempo inteiro dentro de casa. Já que esse contato com o mundo exterior pode ser realizado através do dono. O monitoramento da saúde por um veterinário também é relevante, uma vez que esse animal não é visto como um dos mais fortes.
5 – Cheiro do furão
Você vai notar que o seu furão possui um forte odor. Normalmente, os veterinários acabam por tirar glândulas responsáveis por esse cheiro ainda no começo da vida. Apesar disto, o animal não tende a possuir um cheio dos mais agradáveis, algo que pode ser complicado para algumas pessoas. Limpeza da gaiola quase todo dia é essencial para reduzir esse odor.
No fim das contas, esses são os principais pontos que precisam ser avaliados ao pensar em ter um furão como animal de estimação.
Faça um Comentário