Espécies de felinos: 7 animais extraordinários; veja

Dos adoráveis gatinhos domésticos aos tigres e leões, não faltam espécies de felinos que despertam uma gama de emoções, do amor ao medo. Mas certamente esses animais não passam despercebidos, concorda?

Por isso, hoje eu trago uma lista de 7 extraordinárias espécies de felinos. E se não fosse o receio que provocam e a personalidade arisca deles, talvez não tivessem chegado até nossos dias, porque seus primeiros ancestrais surgiram há cerca de 40 milhões de anos.

Chega de conversa, e vamos lá!

1. Gato de Pallas – selvagem habitante da Ásia Central é, certamente, um dos mais adoráveis na relação de espécies de felinos excepcionais. Além do aspecto aparentemente amigável, ele tem dois outros atributos: raridade e o título de felino mais antigo vivendo por aqui.

Acredita-se que é um dos primeiros do gênero no tempo moderno a evoluir do Pseudaelurus, um tipo de gato da pré-história que deu origem ao tigre dente de sabre.

2. Gato Vermelho de Bornéu – é outro exemplo da lista dos mais raros, e ainda conta com a fama de extremamente esquivo. Tudo o que os pesquisadores descobriram sobre ele foi a partir de somente 12 espécimes capturados desde 1855, quando o animal foi descoberto.

Típico da Malásia, o gato vermelho de bornéu está em risco crítico de extinção e não existe subespécie desse felino. Pelo menos é o que os cientistas deduzem com base nas probabilidades incrivelmente remotas de avistar um desses animais na natureza.

Espécies de felinos: veja outros bichos impressionantes

3. Guepardo (ou chita) – considerado um dos felinos mais rápidos do mundo, é um animal típico da savana africana. Tem um porte esbelto e proporções aerodinâmicas. O que ajuda a disparar em velocidades até 100 km/h, embora não corra distâncias muito grandes. Veja a foto abaixo para ter uma ideia do potencial e da beleza!

Apesar da agilidade, o guepardo não é tão forte quanto outras espécies de felinos que vivem na mesma área, como os leões – e até as hienas. Por isso, não tende a competir por alimentos com eles.

4. Leão – agressivo, destemido, dominador; é considerado o rei da selva. Hoje, o leão é encontrado na África subsaariana e na Ásia, além da quase extinta população na Índia.

Quem diria que há 10 mil anos era a espécie de mamíferos terrestres mais difundida no planeta, ficando atrás somente de nós? De acordo com os historiadores, a maioria dos leões estava concentrada na África, mas também havia uma quantidade razoável em localidades como Eurásia e América.

Ah! Os leões, são os segundos maiores felinos do mundo, perdendo para os imponentes tigres, dos quais falarei daqui a pouco…

5. Leopardo-das-neves – o raro leopardo-das-neves é o quarto maior do mundo entre as espécies de felinos. Apresenta pelagem cinza com manchas negras e tem hábitos solitários. Típico da Ásia Central, está em risco de extinção 1986, de acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUNC).

6. Suçuarana – nativa das américas, é chamada também de onça-parda, leão baio, puma, onça-vermelha, leão da montanha e pantera. A suçuarana adora caçar por emboscada e é comum encontrá-la no alto das árvores.

7. Tigre – apesar da fama de rei da selva do leão, o tigre é mais imponente e, ainda, considerado o maior felino da Terra. Só que, aparentemente, sai perdendo em um quesito: a agressividade, quando esta é comparada com a outras espécies.

Claro que os tigres não chegam a ser dóceis…contudo, costumam ser mais “legais” entre si, uma vez que chegam a dividir uma presa em vez de brigar até a morte com um semelhante, como os leões fazem.

E os tigres também deixam fêmeas e filhotes comerem primeiro quando estão em bandos, apesar de a situação ser rara. Coisa que um os reis da selva normalmente não fariam.

Infelizmente, algumas espécies já não existem mais, por exemplo: tigre de Bali, tigre de Java e tigre do Cáspio.

Quer saber mais sobre felinos? Confira outro post aqui do blog clicando neste link para felinos brasileiros. Outra dica é conhecer a diferença entre felinos e felídeos! 

Boa leitura!

Até a próxima!

 

 

Imagens:

Imagem de DrZoltan por Pixabay
Imagem de skeeze por Pixabay

Leave a Reply