Fácil, não é. Mas, basicamente, saber como adestrar cavalo é uma questão de conhecer as capacidades dele, além de ter uma boa dose de paciência e disciplina.
Não existe um método só, infalível, algo a ser seguido rigorosamente. É recomendado observar certos pontos que nunca mudam – e podem ser encontrados nas dicas abaixo. Dá uma olhada:
1. “Corretivos” no tempo certo – em geral, devem ser realizados nos cinco primeiros segundos após a falta do animal. Depois disso, “corretivos” não auxiliam, ao contrário, prejudicam, pois o equino não tem como saber o motivo do castigo.
Pense no seguinte: uma “ajuda” com finalidade educativa não deve ter jeito de castigo. Por exemplo: mostrar desagrado pode ocorrer com um golpe enérgico de chicote na anca, ou seja, nada tem a ver com vingança.
É como acontece em nossa educação quando a mamãe dá um tapinha no bumbum do filho que teima em derrubar enfeites na estante. Se, em vez disso, ela aplicasse uma sequência de intensas palmadas, não seria educação, mas revanche. Esta, por sua vez, gera rancor.
Educação nenhuma, de gente ou bicho, é beneficiada quando o castigo tem a finalidade vingativa.
2. Animal nervoso X maldoso – pode existir cavalo naturalmente nervoso, porém, a maldade é obtida por mau adestramento. Castigos não compreendidos geram sentimento de revolta, que fica acumulado, pronto para explodir.
Lembre-se: castigar o animal só é interessante quando o objetivo é gerar a recuperação dele, obrigando o bicho a “pensar”.
3. Cavalo também tem dia ruim – quem disse que um animal não pode ficar de mau humor, indisposto, com mais ansiedade, irritação ou até dor de cabeça? Então, é bom tentar perceber quando coisas assim acontecem, para chegar à conclusão que a aula pode ficar para depois..
4. Foco no prazer da atividade – é mais um dos segredos do adestramento! Os objetivos, as respostas do cavalo, não devem ser uma tarefa penosa, exaustiva, enfim, desagradável, inclusive para o adestrador.
5. Meninão forte – outra dica indispensável para saber como adestrar cavalo é ter em mente que, aos três anos de idade, esse animal inteligente é como um garoto de nove aninhos. No entanto, sua força física é 100 vezes maior!
6. Muita calma na hora H – da mesma maneira que um pai ou educador irritado, adestrador nervoso resulta em cavalo nervoso.
7. Nada de pular lições – um dos segredos de como adestrar cavalo é jamais passar para a lição seguinte sem que o aluno tenha assimilado o tópico anterior, isto é, o ensinamento.
8. Prêmio, a melhor estratégia de educação – violência nunca vale a pena, muito menos quando a intenção é ensinar um cavalo.
9. Respeito é bom, e o animal também gosta! Respeito mútuo acima de tudo. É o alicerce de como adestrar cavalo. Claro que, uma parte desse respeito vem do poder – do homem sobre o bicho. Às vezes, para tocar o cavalo de um piquete a outro, é impossível sem ter na mão um açoite. Mesmo assim, seu uso tem um contexto, como expliquei antes.
10. Paciência…a perder de vista! Não basta ter calma na hora dos treinos, pois, em geral, um adestramento equino não fica completo antes de dois anos de muito trabalho de um cavaleiro experiente.
Enfim…
No Brasil, o cavalo é utilizado principalmente como meio de transporte. Por esse motivo, muita gente não se preocupa com adestramento.
Além disso, não existem muitos locais onde os donos possam deixá-lo para que saia treinado, de um dia para o outro, de preferência.
Também é raro achar por aqui atualmente, inclusive na zona rural, cavalos somente para animais de estimação da família.
No entanto, seja qual for o seu propósito, espero que as 10 dicas sobre como adestrar cavalo possam contribuir de algum modo na convivência com esse animal fantástico e lindo.
Até breve!
Imagens: Pixabay
Faça um Comentário