A expressão das Hienas é muito particular e seu riso tem um som parecido com o nosso. Em algumas culturas, esse animal curioso que lembra o cão e possui características do gato, é considerado demoníaco. Entenda melhor suas particularidades, hábitos e muito mais!
As Hienas têm tamanho médio, com no máximo 70 cm de largura e 1,5 m de comprimento. Muito peludas, possuem crinas parecidas com as dos cavalos, além de rabos felpudos, orelhas pontudas. e patas traseiras mais curtas. Quanto ao peso, não costuma ultrapassar os 80 kg.
No geral, são bichos realmente terríveis e covardes, nunca atacando sozinhos, sempre usando outros para garantir segurança. Mesmo assim, podem fugir em disparada em ocasiões ameaçadoras.
O fato é que sua habilidade social a torna temível, uma vez que a Hiena é capaz de boa comunicação e de coordenar ataques e movimentos em grupo de até 40 indivíduos. Sem falar em sua boca poderosa que tritura ossos com seus caninos afiados.
Porém, nem todas as Hienas são agressivas. Uma breve explicação… Existem três espécies de Hienas: a manchada, oriunda da África e a mais famosa no mundo; a parda e a rajada, originárias da Índia e Oriente Médio.
As duas últimas não são tão violentas quando comparadas à Hiena africana. A parda e a rajada recorrem quase que completamente à carniça para sobreviver, ou seja, não precisam matar nenhum outro animal para conseguir alimento.
Aliás, a tarefa de carniceira das Hienas tem sua relevância, ok? Vou falar mais disso na segunda parte. Não perca!
Hienas: importância na natureza e curiosidades
A família Hyaenidae está entre os mamíferos menos numerosos. Contam com somente quatro subespécies – encontradas no continente africano, Índia e Ásia central. O outro bicho que pertence ao “time” é o lobo da terra africano.
A reprodução das Hienas traz algumas curiosidades, a começar pelo tempo relativamente curto de gestação: aproximadamente 95 dias, nas três espécies.
E ainda: as fêmeas da variedade manchada apresentam um órgão reprodutor similar ao pênis dos machos. Hoje, algumas religiões consideram as Hienas um tipo de tabu, por causa de seus membros sexuais praticamente idênticos.
Tribos antigas humanas acreditavam que as Hienas traziam consigo almas de defuntos e que eram seres demoníacos. Por isso, procuravam ficar longe delas.
Na verdade, as Hienas cumprem uma função, como tudo na natureza. Elas comem restos de cadáveres deixados para trás por predadores, entre eles guepardos e leões.
A utilidade enquanto carniceira, assim como a dos urubus e abutres, é limpar o meio ambiente, ajudando a prevenir infecções no ecossistema. Ainda que, em determinadas situações, elas roubem presas de outros bichos e até intimidem leões quando estes atacam sozinhos.
Porém, a Hiena não é apenas devoradora de carniça. É o segundo maior caçador da África, ficando atrás somente do leão. Quando não consegue carne podre para comer, acaba devorando aves, ratos, insetos e serpentes, por exemplo.
Noturnas, as Hienas raramente caçam durante o dia, principalmente nas primeiras horas da manhã, quando outras criaturas estão começando a pegar suas vítimas.
Seus terrenos preferidos são os áridos com altas temperaturas e boa concentração de animais. Mas as Hienas podem habitar ainda as proximidades de lagoas e rios, para esconder melhor restos de comida e caçar de vez em quando.
Elas são encontradas geralmente nas planícies da África, mesmo estando presentes também nos desertos de Arábia, planícies do Oriente Médio e da Índia.
Antes de ir, deixo para você um vídeo do National Geographic Brasil com adoráveis filhotes de Hiena filmados na natureza, vistos no Parque Nacional Kruger, na África do Sul. São bebês de Hienas malhadas, espécie que vive em clãs às vezes com mais de 80 indivíduos, e cujas fêmeas estão entre as mães mais dedicadas da natureza.
Até a próxima!
Imagens: Pixabay
Vídeo: https://www.nationalgeographicbrasil.com/video/tv/veja-os-adoraveis-filhotes-de-hiena-filmados-na-natureza
Faça um Comentário