Aranhas

Aranha Golias: maior do mundo, come até aves; veja

A personagem principal de hoje é nada mais nada menos do que a maior aranha do mundo, capaz de comer um pássaro inteiro e assustar até cientista. Seu nome científico: Theraphosa Blondi; popularmente, é Aranha Golias. E tem muito mais nos parágrafos a seguir…

Em inglês, seu apelido é Goliath Bird Eater – o que, traduzido, seria “Golias comedora de pássaros”. Também é famosa como “tarântula golia”. Sim, é uma espécie de tarântula (no Brasil, caranguejeira) da família Theraphosidae, originária da região amazônica do Brasil, Suriname, Venezuela e Guiana.

Um animal de hábitos noturnos que costuma aproveitar buracos no chão ou cavar a própria toca, principalmente em áreas de bosque.

O termo “comedora de pássaros” não é só para impressionar (como se ela precisasse de marketing, né?), porém, seu cardápio conta ainda com grilos, gafanhotos, baratas, morcegos e cobras; sapos, lagartos, roedores e outras aranhas.

Suas presas são atacadas com a picada venenosa que leva a substância tóxica produzida pela aranha ao sistema nervoso central, paralisando as vítimas.

Em alguns países, esse aracnídeo é um “pet” exótico e muito conhecido no meio de criadores. Quem diria que um bicho capaz de chegar a 25 cm e de assustar tanta gente poderia ser um animal doméstico, passeando tranquilamente pelo corpo de seus donos, não é mesmo?

Não acabou! O peso da Aranha Golias é capaz de atingir 170 gramas, isto é, o mesmo de um cachorro recém-nascido.

Mas, se você não tem aracnofobia ou algo parecido e poderia tranquilamente segurar uma Aranha Golias, é importante destacar o comportamento agressivo dessa espécie e seu veneno muito ativo em nós. A recomendação é que ela seja manuseada apenas por quem tem experiência com aracnídeos.

Na internet, existe relato de Aranha Golias com até 30 ou 40 cm de envergadura de patas! Ou seja, tamanho aproximado de uma pizza pequena. Não é à toa que foi parar no Guiness, o livro dos recordes, como a maior aranha do mundo.

Contudo, o título divide opiniões. Há quem defenda que a maior é a “aranha caçadora gigante”, encontrada apenas no Laos, por causa do comprimento de suas patas. No entanto, esta espécie seria mais delicada. Enfim, curiosidade à parte, a aparência da Golias, certamente, não passa despercebida, concorda?

Se é verdade que chega aos 40 cm, não sei, mas com 25 cm (ou menos) já dá medo em muitas pessoas. Sem falar nos “pelos” do abdômen dela, extremamente irritantes, na picada, que costuma provocar náuseas intensas, e nas garras poderosas, com cerca de 5 cm.

Aranha Golias: comportamento

O visual você já sabe como é, mas o comportamento agressivo da Aranha Golias também chama atenção. Até o som ao se deslocar é intenso, embora sem muito volume, sendo comparado ao barulho de um cavalo a tocar os cascos no chão, devido à grossura das garras do artrópode.

Entretanto, essa tarântula só ataca quando se sente ameaçada, e emite um tipo de chiado como sinal de alerta. Outra boa notícia é que, apesar do veneno, sua picada não é muito tóxica para os humanos. Os sintomas mais comuns dela são: forte dor, sudorese e náuseas. Os “pelos” dela causam irritação na pele e vias respiratórias.

Quanto ao pesquisador que falei no começo do artigo, há na web uma história sobre seu passeio noturno em uma floresta tropical. O nome dele: Piotr Naskrecki. O estudioso ouviu folhas estalando atrás dele e imaginou que estaria sendo acompanhado por um rato ou até um cachorro.

Mas era ela, a imponente Aranha Golias. Depois do susto, Naskrecki chegou perto do animal e notou que o aracnídeo esfregava as patas longas no abdômen volumoso. Ela estava enviando ao visitante uma quase invisível nuvem de “pelos”.

O resto você pode imaginar… Se vir uma cena assim, é melhor sair de perto! Senão, pode acabar, no mínimo, com uma baita coceira na pele, entre outros problemas que citei anteriormente. Fora isso, mesmo que certos bichos causem medo, todos eles têm valor na natureza.

Até o próximo artigo!

 

 

Imagens: Pixabay

Faça um Comentário