Cavalo

Quanto custa ter e manter um cavalo? Descubra aqui!

Quanto custa ter e manter um cavalo

A partir do momento que se adquirir um animal é importante saber que esse animal terá gastos, assim como um bebê. Ele precisa comer, ir ao médico, cuidados com a higiene, o mesmo vale tanto para cachorros, gatos ou cavalos. Por isso, antes de qualquer coisa, saiba quanto custa ter e manter um cavalo.

A partir do momento que você adota esse animal é preciso estar ciente que a partir daquele momento em diante você será o responsável por tudo que envolve o animal, de comida a medicamentos, entre outros itens que o bicho possa precisar.

Se você tem vontade de criar um animal maior como o cavalo, é importante saber quanto custa ter e manter um cavalo, você pode levar em consideração o gasto que se tem com animais de estimação comuns, por exemplo.

Com um gato ou cachorro será preciso ter dinheiro para comida, exames periódicos ou em caso de doenças – o que é comum nesses animais, por mais que a gente cuide direitinho -, vacinas, isso sem contar os mimos, como petiscos, roupas, brinquedos, afinal, os animais de estimação também merece esses mimos, não é.

Mas claro que ter uma animal de estimação não requer só dinheiro, é preciso voltar um tempo para esse bicho. Afinal, assim como nós, eles também precisam de carinho, de atenção, até mesmo para você saber identificar se ele está saudável ou não.

Por mais que você dê para ele tudo em questões financeiras, isso não adianta se não tiver tempo para cuidar dele. Bom, tendo em vista esses gastos, financeiros e de tempo, com um simples cachorro, imagina com um cavalo.

Um bicho muito maior e que requer cuidados bem diferentes que um cachorro. Só o espaço que ele precisa para viver é o dobro ou mesmo o triplo de espaço que um cachorro precisa para viver. O mesmo vale para os gastos.

O cavalo é um animal lindo, mas também é um animal caro de se ter, por isso é muito importante pesquisar antes para saber quanto custa ter e manter um cavalo, porque depois você não pode se desfazer do animal só porque não consegue manter os gastos.

Então essa responsabilidade tem que ser tomada mediante a todas as informações necessárias. Quer saber quanto custa ter e manter um cavalo? Continue lendo esse texto.

Quanto custa ter e manter um cavalo?

Uma das coisas que um dono tem que se preocupar é proporcionar ao animal um dieta bem balanceada e isso é só o começo. O cavalo também precisa de uma baía com clima, além de um amplo espaço e acessórios necessários para o seu bem estar.

É preciso também fazer com que o cavalo faça exercícios regularmente, além do acompanhamento regular de um veterinário. O animal também precisa ter a sua disposição uma pastagem e acesso à água.

E isso nem são os pontos importantes. Mais uma vez, por isso que antes de tudo é preciso pesquisar quanto custa ter e manter um cavalo.

  • Ferradura: esse é um item essencial para a proteção da pata do cavalo e também ajuda no desempenho das atividades diários do animal, como os exercícios físicos.
  • Sela: a sela também é um dos itens básicos para o bem-estar do cavalo, ele protege o bicho e o homem. E ainda é preciso escolher a sela ideal para o seu cavalo. Está vendo, quanto custa ter e manter um cavalo não é só dinheiro, é tempo também.
  • Bálsamo: um produto que serve para irritações cutâneas que possam atingir o animal.
  • Ranilha e limpador de casco: esse é um item essencial para manter os cascos dos cavalos limpos.
  • Raspadeira e raspador: ambos servem para tirar o excesso de pelo dos cavalos, também estão entre os itens de quanto custa ter e manter um cavalo.

E esses itens são somente se você tiver um cavalo na sua fazenda, se você tiver um haras muitos outros itens são necessários.

  • Será preciso ter bolas – para o animal brincar e se acalmar -, luva para massagem, capa térmica, manta, protetor de rabo de cavalo – ideal para quando o animal for transportado de um lugar para outro ou quando ele fizer longas viagens – e também elástico para trançar a crina e o rabo do animal.

É preciso também se preocupar com o dia a dia do animal.

  • É preciso dar banho no cavalo diariamente, de preferência após a prática dos exercícios físicos. Isso irá acalmar o animal, além, é claro, de evitar um cheiro ruim no seu bicho. Para o banho você deve usar shampoo, sabão de coco, condicionador e outros produtos ideais feitos para esse tipo de animal.
  • O cavalo também precisa ter o pelo escovado todos os dias, para isso é preciso ter uma escova especial para cavalos.

Manutenção de baias

Claro que itens do dia a dia são necessários, assim como os cuidados, mas é preciso levar em consideração também o espaço que terá que construir para seu cavalo, isso também precisa entrar no quesito quanto custa ter e manter um cavalo.

  • Tamanho da baia: para o animal viver bem dentro da baia ela precisa ter 16m², isso ainda contando com o espaço para o pote de alimentação do cavalo.
  • Piso: o peso também é importante na baia do cavalo, é preciso escolher um piso que diminui a tensão nos tendões e nos pés do cavalo. Ele também deve ser antiderrapante e não reter odores.
  • Ventilação: Será preciso instalar um exaustor na baia no animal, para que o clima não fique nem muito seco e nem muito úmido.
  • Cocho: o cocho é o local onde a comida do cavalo será depositada, mas não é um pote qualquer, ela precisa também ser bem instalada na baía. O cocho precisa ter 20 centímetro de profundidade e estar de 30 a 60 centímetros do chão.
  • Porta: a porta da baia deve ter duas divisões, isso permite até que o animal veja os outros cavalos sem ter que colocar todo o corpo para fora da baía.
  • Limpeza: e, finalmente, a limpeza da baía. Essa limpeza deve ser feita diariamente, tanto do piso, quanto do cocho.

Quanto custa ter e manter um cavalo? Custa bastante, por isso pense bem antes de querer ter um cavalo, e se tomar essa decisão é preciso fazer de tudo para o animal ter um vida confortável.

Faça um Comentário