Felídeos

Diferença entre Felinos e Felídeos, advinha?

Os termos são parecidos, mas será que são a mesma coisa? Hoje você vai entender a diferença entre felinos e felídeos. Na verdade, é só uma questão de compreender a ideia por trás dos nomes… Vem comigo que eu explico!

Ao sermos específicos, usamos a palavra felinos para tratar de gatos em geral, sejam eles os domésticos, as onças, tigres ou jaguatiricas. São integrantes da grande família de mamíferos carnívoros que inclui o rei da selva, formada por cerca de 34 espécies.

Os amados gatinhos criados em nossas residências, portanto, pertencem à família felídeos tanto quanto os animais selvagens, entre eles linces, gatos bravos, onças-pintadas e leões.

A diferença entre felinos e felídeos é que o segundo vocábulo remete à família (classificação científica) à qual pertencem esses animais.

Existem os pequenos felídeos (gênero Felix), que estão muito espalhados pelo mundo, exceto na Austrália e Nova Zelândia (apesar de o gato doméstico existir aí) e nas localidades mais frias do planeta.

Já os grandes felinos estão classificados no gênero Pantera. Nele, estão os tigres, leões, jaguares e as panteras propriamente ditas. Embora sejam, geralmente, maiores que os demais, a capacidade de rugir é a principal característica que os distingue dos pequenos.

Diferença entre Felinos e Felídeos: entenda

Felídeo é o nome aportuguesado da família Felidae. Simples assim! Ou seja, os bichos são os mesmos, não são de categorias distintas. Eles habitam todos os continentes, exceto Antártida e Oceania. Todos contam com longas e encurvadas garras, focinho curto, cabeça grande e arredondada.

Alguns apresentam unhas retráteis, isto é, que podem ser encolhidas dentro das dobras de pele quando preciso. Os felinos trazem cinco dedos nas patas da frente e quatro nas traseiras, além de garras fortes, excelente olfato, audição privilegiada e ótima visão noturna.

Os membros da família Felidae contam com mais de 500 músculos, sobre os quais exercem pleno controle. E sua espinha é flexível de tal maneira que eles conseguem até subir facilmente em árvores – o que também é possível graças ao corpo geralmente esbelto.

Carniceiros bem-desenvolvidos, dispõem de longos dentes caninos, molares ideais para cortar e esmagar, mandíbulas fortes e esqueleto adaptado para saltar.

Com essas características, aliás, os felinos podem caçar variados tipos de presas, sendo a base de sua alimentação constituída de mamíferos pequenos, roedores e aves. Normalmente, caçam de emboscada, pulando sobre a presa após uma corrida rápida.

Diferença entre Felinos e Felídeos: conheça melhor alguns bichos

Por falar em felinos, os nossos, de alguma maneira, estão ameaçados de extinção. A criação em cativeiro acaba sendo uma estratégia importante para conservar as espécies, que sofrem com a crescente distribuição dos ecossistemas e, portanto, da vida selvagem.

A jaguatirica é um exemplo de felino brasileiro, porém, não vou focar neste tema agora, pois ele será explorado em outro post aqui no blog, ok?

O Leopardo é outro integrante da família Felidae. Seu nome científico é Panthera Pardus. É um animal encontrado em variados ecossistemas, das selvas tropicais às savanas, montanhas e estepes.

O Leopardo é um dos mais bonitos animais selvagens. Apresenta cor suave de pelo dourado salpicado de marcas pretas, olhos claros transparentes e corpo esguio. Ele mede até 2 m de comprimento e pesa cerca de 90 kg, além de contar com pescoço cumprido, cauda longa e patas curtas.

Alguns, completamente escuros, são chamados de “panteras- negras”. A onça-preta, cujo nome oficial é Panthera onca, também é conhecida como pantera-negra ou pantera nebulosa. Esse bicho de hábitos noturnos vive principalmente nas florestas tropicais, sendo comum nos Estados Unidos e Argentina.

Trata-se de uma variação da onça-pintada, porém, com mais melanina, isto é, o pigmento que dá a cor escura ao pelo. Infelizmente, hoje está ameaçada de extinção, pois é procurada justamente pela beleza de sua pele. O QC Animais fica na torcida para que ela continue existindo e encantando!

Você viu neste artigo que a diferença entre felinos e felídeos é só uma questão de nome, em outras palavras, de criatura e da família à qual pertence.

Até o próximo post!

 

 

Imagens: Pixabay

Faça um Comentário