Mamíferos

Gazela é o nome dado a algumas espécies de antílopes africanos

Gazela

A gazela é um animal que encanta pela graça de seus movimentos, a delicadeza como salta e corre mantendo velocidade é impressionante. Tal beleza é admirada pelos poetas árabes que enxergavam nela um símbolo de graça e beleza. Mas em outras culturas essa graciosidade é vista de forma pejorativa servindo para associar depreciativamente tipos que correm de forma considerada “afeminada”.

Por isso, no Brasil, por exemplo, é comum que as pessoas só tenham referência do animal em expressões como “correndo como uma gazela”. Essa expressão também é utilizada para se referir a uma pessoa de passo veloz, já que sem dúvida uma das principais características da gazela é a sua velocidade embasbacante. Contudo, tal associação é rara e geralmente restrita na boca dos mais antigos.

Um dos motivos, na verdade, o principal, da maioria dos brasileiros e de outros povos das Américas terem apenas esse tipo de referência se deve ao fato das gazelas se encontrarem em grande parte na savana africana e em algumas regiões da Ásia.

Esse animal além da incrível capacidade de corrida também surpreende por sua resistência em regiões áridas e desertas. Sem dúvida saber um pouco mais sobre esse animal irá proporcionar boas surpresas quanto as suas habilidades.

Curioso para descobrir quais são essas habilidades? Prossiga na leitura para saber mais sobre a gazela.

Confira os tópicos abaixo.

Dados básicos sobre a gazela

Gazela é um mamífero artiodátilo que pertence à família dos bovídeos, por isso também identificada como antílope, designação comum para um grupo variado de mamíferos bovídeos.

É um animal esbelto. Tem corpo esguio com pescoço longo e patas longas, adaptáveis para saltos e corridas e que ainda proporcionam movimentos de rara beleza. Tanto a gazela fêmea como a gazela macho têm chifres. No entanto, nos machos os chifres podem se apresentar anelados total ou parcialmente.

O tamanho médio da gazela pode variar de acordo com a espécie. A variação é de 60 a 90 centímetros, quanto à parte mais alta do lombo.

O pelo do animal é marrom, mas em muitos casos também vermelho. Alguns ainda apresentam franjas nos flancos. Os pelos da gazela costumam ser curtos.

Gazela

A pata da gazela

Uma gazela consegue atingir velocidade máxima de 100 km e manter velocidade média de 50 km. Velocidade que a faz um animal, se não impossível, muito difícil de ser capturada pelos predadores.

Não é só a velocidade que explica a dificuldade. Gazela é um animal costumeiramente muito alerta e gosta de andar em grupo. Ao menor sinal da presença ou presença de um predador, assume postura de enfrentamento que também serve de aviso as demais colegas de bando.

Além disso, tem preferência por espaços abertos, planícies com pouca vegetação. Essa escolha obviamente a favorece, pois nesses locais pode usar o seu principal atributo, a velocidade, sem enfrentar grandes entraves.

Por isso, a savana africana e o sudoeste da Ásia são lugares receptivos para a habitação e reprodução da espécie.

A alimentação da gazela

Gazela é um animal herbívoro, significa que se alimenta apenas de ervas e arbustos. Também se alimenta de qualquer planta que contenha líquido, pois essa é uma de suas estratégias para suportas ambientes de altas temperaturas. Entretanto, essa ação é apenas um de seus artifícios para resistir aos ambientes escaldantes. (falaremos mais a respeito a seguir).

Ainda pode fazer parte da dieta da gazela o consumo de insetos e larvas, mas certamente não considerará um bom dia de alimentação.

Tipos de gazela

Existem várias espécies de gazelas. Contam-se 16 espécies. Abaixo colocamos as características das mais conhecidas.

Thomson

A gazela-de-thomson se encontra na savana africana oriental. É uma espécie que tem uma lista negra por todo o corpo. Corpo que é pardo e o rabo é coberto por pelos compridos.

Pesa entre 20 a 30 quilos e seus chifres alcançam tamanho de 30 a 40 cm. Além disso, eles se curvam para trás, apesar de seus bicos inclinarem para frente.

Grant

A gazela-de-grant também se encontra na savana africana. É mais pesada e maior do que a thomson, conforme verifica-se ao conferir as medidas. Pesa entre 55 e 80 quilos e pode alcançar marca de 90 centímetros.

A cor de seu corpo pende para o amarelo escuro e suas patas apresentam na parte superior uma lista negra. O interior das patas tem coloração branca.

Os chifres se destacam pelo seu tamanho robusto. Eles fazem curvas primeiro para frente e encerram a projeção com uma curva para trás.

Gazela

Sobreviventes do deserto

Outro aspecto que chama atenção das gazelas é quanto a incrível capacidade de resistência aos ambientes de calor excessivo. Tal capacidade se deve a algumas habilidades que o corpo desse antílope consegue desempenhar.

Além da estratégia de comer folhas que tenham líquidos para refrescar, a gazela consegue reter por mais tempo a urina e o suor no corpo. Essa retenção provoca aumento de 10 graus na temperatura do corpo.

Em humanos tal habilidade ocasionaria elevação da temperatura para 46 graus, inviável para a sobrevivência.

Outra característica que ajudam as gazelas a sobreviverem no deserto ou períodos de seca e falta de vegetação está em seus pelos. Eles têm cor e estrutura que ajuda a refletir boa parte do calor.

A diferença para o veado

Muitos tendem a confundir gazela com veado, mas apesar das semelhanças são animais diferentes.

O veado pertence a família Cervidae enquanto que as gazelas são dos bovídeos. Mas a principal diferença se encontra nos chifres.

Os chifres dos bovinos duram por toda a sua vida. Crescem, podem até mudar de cor ou formato, mas não são substituíveis. O contrário do que ocorre com os cervídeos. Seus chifres caem todos os anos e são substituídos por outros. Outro detalhe é que se dividem em várias direções.

Outra diferença é quanto aos locais que habitam. As gazelas como vimos são encontradas na África e em algumas regiões da Ásia. Já os veados se originam de vários continentes. Exceção feita a Oceania.

Gostou deste conteúdo sobre a gazela? Então curta, compartilhe, avalie, opine. Seu apoio e opinião são muito importantes para nós. Fazem toda diferença. Leia mais publicações como esta conferindo o nosso conteúdo.

Faça um Comentário