O que um cavalo come? Ração? Farelo de trigo? Legumes? Alfafa? São várias as possibilidades de alimentação de um equino. E hoje vou mostrar algumas delas para você. Vamos nessa!
Antes de entrar nos detalhes, é relevante saber que existem categorias entre os alimentos que nutrem os cavalos. São elas: forragem artificial; forragem natural; cereais; raízes e tubérculos.
Exemplos que podem esclarecer ainda melhor o que um cavalo come são as favas, que fazem parte das leguminosas; trigo, milho, centeio, cevada e aveia estão no grupo dos cereais.
Quanto às raízes e tubérculos, posso citar cenouras, nabos, rabanetes e beterrabas e batatas, entre outros itens. Os três primeiros – e em especial as cenouras – são ótimas formas de complementar a alimentação dos cavalos, principalmente no inverno.
Diz-se que os equinos podem comer até 8 kg de nabos diariamente, picados em pedaços médios. Eles gostam deste tubérculo por causa do açúcar que o alimento possui, porém, o valor nutritivo não é muito grande.
Na verdade, o que um cavalo come depende de muitos fatores, incluindo a rotina do animal, sua raça, objetivo da criação, a facilidade ou não de digerir e as condições financeiras de seu dono. Na falta de outro alimento, vale até a abóbora fatiada.
Na ausência de opções melhores, as folhas de árvores e arbustos podem servir de alimentos para o cavalo. As mais usadas são as de algoroba e amora. É recomendado apenas dar preferência às folhas secas.
Existem umas muito resinosas (agulhas de pinheiro), que pedem atenção diferenciada, isto é, devem ser guardadas no verão e secas à sombra. Importante: se mofadas, estas representam perigo à saúde do animal.
Outro ponto que conta bastante é a forma de preparo da comida do cavalo. A cevada, por exemplo, deve receber certos cuidados antes de ser oferecida. Duro e indigesto, este cereal precisa ser triturado e de deixado de molho na água por 24 horas, ou cozinhado.
O centeio também requer medidas apropriadas, pois é difícil de ser digerido e, para completar, ainda tem a capacidade de “crescer” demais quando molhado. E isso tende a provocar cólicas. O ideal é triturar ou colocar o cereal de molho durante um dia.
O que um cavalo come? Milho é uma ótima alternativa, mas tem de ser moído com palha e sabugo. Já as favas são consideradas um bom alimento, contudo, exigem maceração ou trituramento antes de serem consumidas pelos equinos.
O que um cavalo come? Conheça outras opções nutritivas
Sem dúvida, o capim é o alimento mais natural e mais antigo dos cavalos. Os potros precisam dele para crescerem melhor. Enquanto os animais mais idosos encontram no capim boa fonte de vitaminas.
Cavalos doentes ou que estão se recuperando de enfermidades estomacais, nos intestinos ou pulmões também são beneficiados pelo consumo deste alimento, que pode ser ingerido diretamente do pasto ou dado ao animal em feixes.
O capim possui ação refrescante sobre o trato digestivo. Mas seu valor nutricional é relativamente fraco, uma vez que contém muita água. Por isso, geralmente, é necessário fornecer (em peso) de oito a dez vezes mais capim do que feno.
O indicado é considerar o capim fresco como reforço alimentar para os equinos que trabalham. Um detalhe importante: o capim novo e tenro age como laxante, é fácil de digerir; o velho e endurecido costuma causar prisão de ventre.
O que um cavalo come? Entre os alimentos mais recomendados está a aveia, que favorece a formação de músculos e proporciona energia, sem excesso de gordura. Seus pontos positivos incluem atuação sobre o sistema digestivo e excelente aceitação pelo animal.
É claro que o foco deve ser a aveia de boa qualidade, firme, seca e sem odor; com grãos grandes e casca fina. Sua polpa tem de ser branca e sem irregularidades.
O farelo de trigo para cavalo é igualmente interessante, uma vez que sua digestão é fácil. Ele é utilizado com frequência na dieta dos equinos, juntamente com aveia moída e palha picada.
Para cavalos com problemas intestinais ou estomacais, é preciso colocar um pouco de sal na mistura. No entanto, é necessário destacar que o farelo ajuda a produzir mais gordura corporal do que músculos.
O que um cavalo come? Como você pode notar, as sugestões são muitas, mas é preciso contar com ajuda de um profissional especializado para fazer delas as fontes perfeitas de bem-estar, produtividade e longevidade do animal.
Até a próxima!
Faça um Comentário