Uma das maiores dificuldades de se ter um bicho de estimação é sabermos que um dia, cedo ou tarde, ele irá partir. Por isso muita gente deixa de criar bichos ou opta por animais com uma maior tempo de vida. Por exemplo, sabia que o tempo de vida do cavalo é maior que a da maioria dos animais?
Há quem prefira criar gatos e cachorros, os animais de estimação mais comuns, mas há também quem prefira aves – como calopsitas, loros -, ratos e hamsters, porquinhos da Índia.
Mas existe também pessoas que preferem criar aqueles animais que só podemos ter em fazendas ou num lugar com muito espaço, como galinhas e galos, porcos, bois e vacas, perus e cavalos.
Normalmente esses não são considerados animais de estimação, principalmente para quem mora na cidade grande e não tem espaço para criar animais como esses, mas em outras regiões esses animais são tão comuns em casa quanto cachorros e gatos.
O maior problema, como dito anteriormente, é a idade desses animais. Não tem jeito, pegamos amor ao bicho e vê-lo morrer é uma das piores sensações para quem ama animais. Por isso que muita gente acaba desistindo de ter animais de estimação ou preferem optar por aqueles que tem um tempo de vida muito maior.
Gatos e cachorros não passam dos 15 anos, e isso vai depender da qualidade de vida dos animais e até a raça pode interferir nesse tempo de vida, já um cavalo pode chegar a idade de uma vida adulta em anos de humanos, por isso que o tempo de vida do cavalo é considerado maior.
Tempo de vida do cavalo
Muita coisa mudou desde a criação dos cavalos, antigamente os cavalos eram um dos únicos meios de transporte, depois viraram animais para trabalhos domésticos, hoje podem até serem considerados animais de estimação, também são usados para reprodução privada ou para esportes, como é o caso do hipismo ou o polo.
Mas muitos criam cavalos em fazendas simplesmente por gostarem dos animais e assim como o seu uso mudou ao longo dos anos, sua evolução e desenvolvimento também sofreu mudanças. Sabia que o cavalo era um animal de de multi-dedos?
Devido às mudanças climáticas que o mundo sofreu desde a sua criação, o animal precisou evoluir e aí surgiu a versão que conhecemos hoje: um animal de único dedos.
Essa mudança ocorreu porque o animal precisou a se adaptar aos campos com pedras, então seus multi-dedos não eram mais interessantes para esse tipo de terreno. Mas voltando ao tempo de vida do cavalo, isso tem muitas variantes.
Antes de tudo é preciso entender que o cavalo, assim como outros animais, precisa de um estilo de vida confortável para viver mais. Por isso é preciso ter em vista que o cavalo é um animal caro de se ter.
Será preciso gastar tempo e dinheiro para lhe proporcionar uma boa vida. Tempo para cuidar do animal e dinheiro para investir em espaço, comida e até remédios e tratamentos caso o animal precise.
Isso é um ponto que deve ser levado em consideração antes de se adquirir um cavalo. Será esse tratamento também que poderá prolongar a vida do seu animal. Como dito, um cavalo pode chegar a idade de um humano adulto, ou seja, ele pode viver de 25 a 30 anos.
Claro que a raça e também o local que o animal vive podem interferir no tempo de vida do cavalo.
Tempo de vida do cavalo criado em cativeiro e em liberdade
Outras das coisas que interferem no tempo de vida do cavalo é local que ele vive. Os cavalos que são criados em cativeiro, ou seja, em fazendas, sítios, hipódromos, etc, tem um tempo de vida muito maior.
Esses cavalos podem chegar até os 40 anos de idade, já um cavalo que vive em liberdade tem metade dessa expectativa, ou seja, ele consegue viver até os 25 anos. Isso acontece justamente pelas variantes, como o local que ele vive, se ele se alimenta bem e todos os dias, problemas de saúde, etc.
- Cavalos de tiro e pesados: o tempo de vida do cavalo considerado grande, que mede entre 1,63 a 1,83, tem uma expectativa de 25 a 30 anos. Esses animais normalmente pesam de 700 e mil quilos.
- Cavalos de sela: o cavalo de sela é um pouco menor do que o cavalo de tiro, esses medem de 1,42 a 1,63 e pesam 550 quilos. E mesmo sendo um animal veloz e resistente, esses animais não chegam a atingir os 25 anos.
- Pôneis: por incrível que pareça os pôneis estão entre as raças de cavalos com maior tempo de vida. Mesmo não chegando a meio metro de altura, os pôneis consegue alcançar os 40 anos. Aliás, existem casos onde essa raça chegou aos 45.
Como dito anteriormente, muitas coisas podem interferir no tempo de vida do cavalo, mas as vezes é uma questão de genética ou simplesmente sorte, como é o no caso de cachorros que chegam até os vinte anos, por exemplo.
Assim como os cachorros, há histórias de cavalos que superaram todas as expectativas do tempo de vida do cavalo comum. Existe a história de um cavalo que viveu no século 19, chamado Old Billy, que chegou aos incríveis 62 anos de idade. Provavelmente quase tão velho quanto ao seu dono.
A história mais recente é de um cavalo chamado Açúcar Puff, que morreu em 2007 com 57 anos de idade.
O maior segredo para dar mais tempo de vida ao seu animal é a qualidade de vida, não faça igual muitos, que abandonam seus animais depois deles ficarem velhos. Se você usa seu animal para fazer serviços com certeza vai chegar um momento que você terá que aposentá-lo, ele merece esse descanso depois de tantos anos trabalho.
E agora é sua vez de recompensá-lo pelos anos de serviço e dar a melhor qualidade de vida a ele que puder. Ter animais é um responsabilidade até os fim de suas vidas, por isso, se não tiver condições e o amor o suficiente para dar aos animais, é melhor nem ter.
Faça um Comentário