Mamíferos

Toupeira: um mamífero com hábitos subterrâneos

Toupeira

Apesar de muito popular dificilmente irá ver uma toupeira no Brasil, pois é um animal que se localiza, principalmente, na Europa e também na Ásia, em especial no Japão, e na América do Norte. E mesmo nesses lugares é uma tarefa árdua avistar essa espécie de mamífero, pois vive boa parte de seu tempo debaixo da terra. Algumas espécies, inclusive, vivem exclusivamente no subsolo.

Característica que faz com que algumas perguntas pertinentes sejam levantadas: como conseguem respirar em ambiente com tão pouco oxigênio? Qual é a alimentação da toupeira e como consegue se alimentar vivendo em ambiente tão inóspito e desprovido de grande parte dos organismos vivos?

Considerando que a toupeira é um mamífero solitário, não costuma andar em bandos, como e onde ocorre a sua reprodução?

Neste post esclarecemos todas essas questões envolvendo esse curioso animal que é a toupeira e também forneceremos informações a respeito das variantes dessa espécie, pois existem vários tipos, cada uma apresentando similaridades, mas também características próprias.

Se ficou curioso para saber sobre a toupeira, seu modo de vida e estrutura orgânica basta prosseguir na leitura para se inteirar a respeito.

Confira os tópicos abaixo.

Toupeira e sua classificação no reino animal

A toupeira é um mamífero que pertence a classe Soricomorpha e pertence a família Talpidae. Talvez a espécie mais famosa seja a Talpa europaea, ou como é mais conhecida, toupeira-europeia.

A toupeira é um animal que vive boa parte de seu tempo no subterrâneo, por isso é considerada uma espécie fossorial. Passa seu tempo embaixo da terra porque escava túneis para se locomover e também para alimentar-se.

Tal capacidade se deve aos seus membros anteriores que são mais desenvolvidos. Contam com musculatura forte e unhas compridas e extremamente afiadas, perfeitamente adaptadas para o trabalho constante e solitário de escavação.

Ainda para auxiliar esse trabalho, as toupeiras contam com um polegar extra chamado de prepolex. Vantagem que explica a incrível agilidade que se locomovem por espaços apertados e densos de material arenoso.

Boa parte das espécies de toupeira se encontra na Europa, de onde são originárias. Contudo, são encontráveis em países da Ásia, como Japão e em nações da América do Norte.

Um ponto em comum desses locais para a reprodução de toupeiras são as zonas temperadas. Animais de hábitos solitários, mas que se reúnem para o período de reprodução.

Toupeira

Características da toupeira

A toupeira por viver boa parte de seu tempo nas profundezas do subsolo tem uma visão muito limitada. No entanto, essa limitação é compensada pela sensibilidade de seu tato. Elas chegam medir de 15 a 17 cm, têm olhos pequenos, pernas traseiras curtas e dianteiras grandes e fortes.

Seu corpo é cilíndrico e aerodinâmico. Seu focinho é cônico e agudo. A pelagem da toupeira é lisa e macia. A força que extrai das patas dianteiras se deve aos músculos do peito.

Como se alimenta?

As toupeiras se alimentam no próprio subsolo que vivem em boa parte do tempo, algumas por tempo integral. A alimentação dessa classe de mamífero se constitui de formigas, cupins ou minhocas. Como deve intuir, pequenos invertebrados que se encontram normalmente no solo.

Um detalhe curioso da toupeira. que revela um pouco de sua inteligência. é que ela é capaz de armazenar as minhocas para se alimentar quando estiver com fome ou quando surgir um momento mais oportuno. Para fazer essa armazenagem, conta com câmaras onde pode colocar dezenas desses pequenos invertebrados.

Como respira no subsolo?

Tem oxigênio nesses ambientes inóspitos, mas claro que não em quantidade para deixar a maioria dos mamíferos confortáveis nesses lugares. Mesmo assim isso não prejudica nem um pouco a toupeira debaixo da terra. Fato impressionante se considerar que faz esforço contínuo e significativo para se locomover escavando.

O que explica essa extraordinária capacidade de viver tanto tempo em um ambiente rarefeito como o subterrâneo?

Por acaso as toupeiras conseguem prender muita a respiração como o jabuti?  Sobem até a superfície para respirar e depois retornam a terra? Ou de alguma forma conseguem extrair o oxigênio de que precisam nos pequenos insetos que consomem?

Nada disso.

A toupeira tem uma grande vantagem em relação aos outros mamíferos quando o assunto é consumo de oxigênio. Elas conseguem utilizá-lo de forma mais eficaz em seu organismo. Ela tem a capacidade de inalar novamente o ar que respirou. Sim, utilizar o mesmo ar duas vezes!

Funciona assim: ela inala a primeira vez e quando exala esse oxigênio consegue respirá-lo de novo. Incrível, não? Mas não é só isso que explica essa capacidade invejável, em termos de sobrevivência, claro.

A hemoglobina das toupeiras tem maior afinidade com o oxigênio do que os mamíferos homo sapiens. A hemoglobina é uma célula responsável pela troca de gases dentro do organismo. Essa maior afinidade proporciona as toupeiras absorção mais ampla do oxigênio. Conta também que as toupeiras são mais resistentes ao dióxido de carbono.

Toupeira

Tipos de toupeira

Há várias espécies de toupeira, como dissemos a mais famosa é a toupeira europeia, que apresenta as medidas informadas acima e as demais características.

Mas é também popular toupeiras como a de nariz-estrela. Recebe esse nome porque na ponta de seu focinho exibe um órgão chamado Éimer. Este órgão conta 22 receptores sensoriais. Esses sensores proporcionam como vantagens a amplificação da sensibilidade do tato. Aumento que facilita a deslocação pelos túneis embaixo do solo.

Outras espécies de toupeira:

  • Grande-rato-toupeira;
  • Rato-toupeira-pelado;
  • Spalacidae;
  • Bathyergidae.

Esses últimos são chamados de toupeiras apenas porque têm habilidades de escavação na terra, mas são roedores. Não têm, portanto, relação na escala evolutiva com as toupeiras “legítimas” da família Tapidae.

Porque uma pessoa pouco inteligente é chamada de toupeira?

A toupeira pegou essa fama mais pelo seu estilo de vida do que por suas capacidades cognitivas. É verdade que seu cérebro é pequeno, mas como vimos não é estúpida.É sábia para armazenar comida para lidar com os momentos de maior dificuldade.

Mas como vive boa parte de seu tempo debaixo da terra, sem ver e escutar o que está ocorrendo no mundo externo e fazendo o mesmo trabalho todos os dias, virou uma boa associação de pessoas míopes, alienadas, estranhas e de poucas habilidades.

Gostou deste conteúdo sobre toupeira? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio faz a diferença. Leia mais de nosso conteúdo.

Faça um Comentário