Cachorro

Cachorro andando em círculos: veja o que pode estar acontecendo

Cachorro andando em círculos

Os cães têm todo tipo de comportamento estranho e incomum que nem sempre entendemos completamente. Por exemplo, cachorro andando em círculos, por que eles fazem isso? Existe realmente algum objetivo nesse comportamento ou eles estão perdidos? Parece que eles estão procurando alguma coisa ou talvez tenham perdido o senso de direção.

Isso dificilmente será verdadeiro, pois todos sabemos que os cães possuem um grande senso de direção através do olfato. Então, qual é a verdadeira razão por trás desse comportamento peculiar? Se você se aprofundar um pouco na história e na ciência de um cão, poderá encontrar essa causa.

É comum cachorro andando em círculos?

Ao contrário da crença popular, os cães geralmente não andam em círculos antes de se estabelecer ou sentar. Se você notar que seu cão começou a andar em círculos regularmente, você deve visitar um veterinário, pois isso pode ser um sinal de algo errado com a saúde do seu animal.

Infecção do ouvido interno, síndrome vestibular canina, lesões ou transtorno obsessivo-compulsivo são algumas causas comuns. É importante agendar uma avaliação para que seu cão receba os cuidados adequados para qualquer uma dessas situações. A seguir veja mais detalhadamente alguns desses problemas:

Infecção do ouvido interno

Uma das razões mais comuns de ver um cachorro andando em círculos, a infecção no ouvido, precisa ser tratada imediatamente. Se o seu cão está com um problema no ouvido, você será capaz de perceber pelo seu comportamento. Se houver odores ofensivos vindos do ouvido, vermelhidão, incapacidade de focar os olhos ou tremer a cabeça, há uma chance muito alta de o seu cão ter uma infecção no ouvido.

Sem tratamento adequado, essa infecção pode se infiltrar ainda mais no ouvido, causando problemas mais graves. Então, leve seu cão ao veterinário imediatamente. O tratamento é tipicamente simples, dependendo da gravidade, e envolve uma limpeza profunda e medicamentos prescritos.

Síndrome Vestibular Canina

Uma condição que tende a ser encontrada em cães mais velhos, a síndrome vestibular canina é simplesmente uma doença que afeta o ouvido interno e o equilíbrio. Embora a causa exata ainda não tenha sido determinada, há vários fatores que podem trazer esse problema:

  • Lesões no ouvido;
  • Deficiência nutricional;
  • Infecção do trato respiratório superior;
  • Crescimento anormal do tecido.

Apesar do que possa estar causando essa perda de equilíbrio, se o seu animal apresentar sinais de síndrome vestibular canina, ele precisará ser levado ao veterinário o mais rápido possível. Os sinais mais comuns são de queda constante, baba excessiva, andar com a cabeça baixa e circulando. É fácil confundir a síndrome vestibular canina com um derrame, pois os sintomas podem ser semelhantes.

Cachorro andando em círculos

Lesões

Outra razão pela qual seu cão pode estar andando em círculos pode ser devido a algum tipo de dor física. Cachorro andando em círculos podem fazer isso por conta de lesões, principalmente quando são feridos na cabeça.

Se você notar que seu cão está andando em círculos, tem uma dilatação estranha da pupila, geme quando tocado em certas áreas da cabeça ou tem perda de apetite, ele pode ter sofrido um ferimento na cabeça.

Nesse caso leve o seu cão ao veterinário imediatamente se você estiver ciente ou suspeitar de um ferimento na cabeça recente.

Transtorno obsessivo-compulsivo

Também pode ser um problema de comportamento, como transtorno obsessivo-compulsivo ou TOC. Embora possa haver medicamentos para ajudar esse problema específico em cães, você deve procurar um especialista em comportamento para reduzir essa condição com seu animal de estimação. Ele pode ser colocado em algum tipo de tratamento anti-ansiedade que ajudará a aliviar esse problema.

Converse com um veterinário sobre as melhores soluções possíveis para ajudar qualquer problema incomum de comportamento que seu cão possa ter. E fique de olho nos sinais que seu cão demonstra.

O que fazer se seu cão estiver andando em círculos

Se você suspeitar que seu cão tenha um problema que o está fazendo andar em círculos, existem alguns testes que podem ser realizados. Primeiro, tente distrair seu cão e incentive-o a se mover na direção oposta à que ele está girando. Se isso ocorre porque há algum tipo de problema neurológico, o cão não poderá mudar de direção facilmente.

O segundo teste é verificar os olhos do seu cachorro. Se ele não tiver problemas cerebrais terá a capacidade de se concentrar facilmente nas coisas. Se você verificar seu animal de estimação e ele não conseguir se concentrar, tiver olhos que se dilatam aleatoriamente ou funcionarem indiferentes nos dois ou em ambos os olhos, será necessário inspecioná-los quanto a lesões cerebrais.

Faça a si mesmo estas três perguntas depois de executar estes testes:

  • O exame revelou sintomas de uma infecção no ouvido?
  • O exame descobriu algum problema com os olhos?
  • Tudo parecia relativamente normal?

Se você respondeu sim a uma ou às duas primeiras perguntas, leve seu animal ao veterinário o mais rápido possível, a fim de tratar qualquer que seja o problema. Se você respondeu sim à terceira, no entanto, pode ser apenas uma questão comportamental e pode ser resolvida com o tempo ou com a ajuda de um especialista. Em qualquer caso, é necessária uma avaliação por um profissional veterinário.

Cachorro andando em círculos

Cachorro andando em círculo também pode ser normal

Embora alguns comportamentos estejam ligados a saúde do seu cão, o simples fato dele andar em círculos também pode ser considerado normal. Isso por que cães realmente têm esse costume estranho. Seja para se ajeitar antes de fazer cocô ou para tirar um cochilo.

Aqui estão alguns dos motivos mais simples para ver seu cachorro andando em círculos:

Antes da hora do penico

Qual é o motivo desse ritual antes do banheiro? Não sabemos ao certo, mas aqui estão duas explicações principais sobre o ritual antes do cocô. Seu cão moderno ainda mantém esse movimento que prevaleceu em seus ancestrais que viviam na natureza. Circular antes de se agachar era uma maneira inteligente de pesquisar os arredores em busca de segurança.

Permitia que os cães farejassem possíveis predadores e evitassem ataques surpresa enquanto estivessem em uma postura vulnerável. A segunda explicação razoável é que o seu cão precisa iniciar o movimento intestinal. É possível que circulando ajude a conseguir isso.

Antes de deitar-se

O ritual de andar em círculos e apalpar a cama é realizado por alguns cães prestes a cochilar. Seu cão faz isso pois está circulando habilmente para liberar seu odor, que serve como um alerta aromático para outros cães. Serve como um sinal de que aquela cama pertence a ele e somente a ele.

Dar umas patadas na cama antes de deitar, também é um comportamento que foi transmitido por gerações. Seus ancestrais, que viviam em estado selvagem, circulavam e pegavam galhos e folhas para criar a área de dormir perfeita e a forma correta de tigela para se ajustar ao corpo. Isso também tornou mais difícil para os predadores em potencial vê-los durante o sono.

Correr atrás do rabo

Para alguns cães que amam o seu dono, a visão de sua pessoa favorita entrando pela porta depois de voltar do trabalho ou de férias, os deixam extremamente felizes. Eles demonstram entusiasmo girando rapidamente, pulando para cima e para baixo. Alguns até soltam latidos de saudação felizes.

Eles correr atrás do rabo para chamar a atenção de seus donos. Esse comportamento é muito mais comum em cachorros mais jovens. E se são recompensados com petiscos ou com frases de agrado, os cães entendem que a estratégia de agradar, está dando certo.

Considerações finais

Existem várias razões pelas quais esse comportamento está sendo exibido em seu cão. Os cães têm alguns padrões de comportamento peculiares e alguns são apenas instintos naturais, enquanto outros podem ser um problema mais sério. Ao ver seu cachorro andando em círculos de uma maneira fora do habitual, é recomendável que você entre em contato com seu veterinário.

Faça um Comentário