A pelagem abundante do Gato Siberiano permitiu sua sobrevivência em locais pra lá de frios, incluindo florestas. Mas como será que esse bichano é como animal doméstico? É o que você vai descobrir hoje… Vamos lá!
Sua origem, tudo indica, vem de grandes áreas arborizadas na Rússia e Ucrânia. Acredita-se que essa variedade é resultado do cruzamento do gato europeu com o selvagem das florestas siberianas, mais precisamente do planalto siberiano central ou dos montes Urais, e do gato europeu.
Uma mistura que deixa clara a imponente estatura, entre outros aspectos físicos dos quais falarei na segunda parte deste artigo.
Seja como for, ele existe há séculos na Rússia. Há registros de que o Gato Siberiano mantinha as residências livres de roedores desde a época dos czares. Trata-se de uma variedade de gato doméstico que só mais recentemente ganhou status formal de raça mundo afora, e cujos padrões foram promulgados no final da década de 1980.
Diz-se que o primeiro Gato Siberiano foi importado para a Europa em 1989, quando foi reconhecido e passou a ter competições específicas. Ou seja, levou um tempo para o bichano ir conquistando seu lugar entre os apaixonados por felinos. Contudo, o que não falta no Gato Siberiano é motivo para derreter as opiniões ou os corações mais gelados…
Com tamanho variando de médio a grande, é um pet maciço, de pelagem farta semilonga e impermeável. Aliás, um aspecto sem o qual a sobrevivência nos climas frios de origem seria impossível! O que vale para o Gato Siberiano, o norueguês da floresta e o maine coon, integrantes do grupo apelidado de “gatos da floresta”.
Na personalidade, é sociável, carinhoso, muito inteligente. Além disso, é um animal veloz e habilidoso nas caçadas. Embora seja afetuosa e tranquila, a raça não é considerada submissa.
Uma característica que pode agradar a uns e não muito a outros, dependendo do que a pessoa procura em um felino doméstico. Mas, nem por isso, o gato curte passar muito tempo sozinho, é relevante destacar. Então, se você pensa em adotar um peludo dessa raça, leve em conta este detalhe também.
O Gato Siberiano é comunicativo, costuma ter boa relação com crianças e outros pets, e ainda é bastante ativo. O ideal é que ele tenha lugares para subir, brinquedos para caçar e jardim para passear de vez em quando.
A necessidade de independência e liberdade desse felino acentua sua fama de bom caçador. Porém, se você mora em apartamento, ele é capaz de viver numa boa, desde que tenha condições de gastar toda a sua energia, brincar, ter distrações. Tudo isso sem apressar o bichano, pois ele não gosta disso. Tenha paciência com ele!
Seus ancestrais selvagens oriundos das frias regiões asiáticas deram ao Gato Siberiano estas características. E ficar atento a elas é importante para que o animal seja feliz. Assim, ele pode demonstrar seu lado amigável, brincalhão e fiel aos humanos.
Gato Siberiano: particularidades físicas
Uma das características físicas próprias do Gato Siberiano é a pelagem mais espessa e longa no peito, pescoço, patas traseiras e rabo. É um pelo grosso e brilhante na parte superior da cauda, flancos e lombo. Entretanto, grande parte dos fios pode cair no verão, fazendo com que o bichano fique parecido com um gato de pelo curto.
Para manter a pelagem linda, é recomendado escová-la com frequência, evitando o surgimento de nós, especialmente na área do abdômen. Fora isso, densa pelagem é hipoalegênica, isto é, a saliva do gatinho não contém muita proteína que provoca alergias. Não é ótimo?
Que tal ter um Gato Siberiano para fazer companhia e ainda ajudar a manter a saúde de toda a família?
Até o próximo post!
Faça um Comentário