Curiosidades Gato

Gato pode comer rato ou isso é ideia maluca de desenho animado?

Gato pode comer rato

Tudo bem que famosos desenhos animados são hilários ao demonstrar que gato pode comer rato. Entretanto, além dos possíveis riscos à saúde, os personagens apresentam estratégias semelhantes ao driblar e vigiar o inimigo.

Se a pergunta ainda ficou no ar, fique ligado aqui neste nosso artigo. Afinal, vamos abordar se isso é possível e quais os riscos que seu pet corre ao se alimentar de roedores e outros animais. Então, venha conosco e prepare-se para saber se gato pode comer rato.

Quando o rato aparece, o gato pode fazer a festa

Ainda é comum que muitos proprietários refutem a realidade de que seu bichano querido é um animal com instintos próprios de caça. Ou seja, eles adoram caçar com suas técnicas naturais, embora é você quem deve alimentar seu gato.

Até por que, se gato pode comer rato, ele vai precisar planejar a perseguição, espreitar e ter paciência para atacar a presa na hora certa. Visto assim, é apenas um comportamento instintivo que até fornece diversão ao dia-a-dia dos gatos.

Entretanto, até mesmo pets bem-alimentados podem caçar e presentear seu dono com um presente meio inusitado. Tudo para o carinho por você e suas habilidades, no aguardo de que você compartilhe da emoção e até de uma guloseima.

Contudo, esses bichanos chegam a ir além, comendo a presa. Então, é comum surgir as dúvidas sobre se gato pode comer rato e se essa ação pode fazer mal à sua saúde. De qualquer forma, caçar e se alimentar de camundongos e ratos podem até ser atividades normais para alguns pets.

Por outro lado, isso pode ter sérias consequências. Até por que, entre os problemas que costumam ocorrer estão doenças como a toxoplasmose, contratação de vermes, leptospirose, intoxicações por veneno e até casos de raiva.

Gato pode comer rato

O que fazer se seu gato comeu um rato

A cena é até um pouco nojenta, mas muitos donos ficam revoltados ao encontrar ratos mortos dentro de casa. Mesmo assim, não é tão raro assim ver que gato pode comer rato, principalmente se você o adotou de abrigos.

Logo, isso até explicaria por que esses bichanos costumam sobreviver melhor em relação a pets criados em casas e apartamentos. Afinal, algumas espécies de felinos preservam viva qualquer sensação de caça, assim como seus antecessores.

Enfim, o ato dessa caça e o certo consumo de carne pode abrir graves brechas na sua saúde e do seu bichinho. Assim, se você desconfiar que seu gato pode comer rato, fique atento. Até por que abaixo listamos alguns riscos e doenças aos quais seu bichano estará sujeito.

As verminoses

Qualquer caçador doméstico corre o risco de contrair parasitas intestinais. Aliás, eles podem ser transferidos para o organismo do seu pet e ainda contaminar todo o ambiente pelas fezes.

Por isso que costumam castrar até mesmo os animais de rua. Afinal, o importante é manter seu gato mais tempo em casa, com segurança e evitando vetores de parasitas nocivos para nós.

Gato pode comer rato e morrer envenenado

Aqui, o problema também é bem comum e inspira muitos cuidados. Até por que roedores podem ser capturados por estares inconscientes devido à ingestão de venenos, virando alvos fáceis.

Quer dizer que, se um rato estiver contaminado por veneno e seu bichano ingeri-lo, pode haver uma intoxicação secundária. Embora os sintomas possam depender da dose no sistema do rato.

Como resultados, podem ocorrer desde distúrbios neurológicos a casos de diarreia. Para prevenir, fique atento a casos de gatos mortos na região e se algum vizinho anda usando venenos para controle de roedores.

O toxoplasma

Essa doença é mais comum em comparação com a raiva, mas é difícil encontrar um portador. Entretanto, é ingerindo carne contaminada que seu pet pode contrair a toxoplasmose.

Até por que, entre as doenças transmitidas pelo gato, essa pode acometer mulheres gestantes e comprometer a saúde do feto. Sem contar que ela pode passar desapercebida por deixar apenas gatos indispostos, ainda mais se ele tiver um sistema imune forte.

Caso contrário, o pet adoece e ainda produz cistos, contaminando os ambientes pelas suas fezes. Assim, seus sintomas podem vistos como febre, distúrbios oculares, tosse, diarreia e falta de apetite.

Gato pode comer rato e ter leptospirose

Embora não seja tão comum, casos de leptospirose precisam ser tratadas como uma grave zoonose. Até por que, se seu gato pode comer rato ele pode contrair essa doença. Afinal, ela costuma ser transmitida pela urina contaminada e que prejudica os sistemas renal e urinários do seu gato.

Gato pode comer rato

Gato pode comer rato e contrair raiva

A maior consequência aqui é seu pet ter tido contado com outro animal que tenha o vírus da raiva. Contudo, saiba que a raiva é controlada e costuma originar de animais silvestres, como morcegos e gambás.

Dessa forma, pelas estatísticas, é difícil que um simples camundongo ou rato seja o hospedeiro desse vírus. Mesmo assim, é sempre bom ficar de olho na fauna local e sempre pedir assessoria a um médico veterinário profissional.

Procure orientação profissional

Por falar em veterinário, lembre-se sempre de que a vacinação em felinos pode garantir proteção extra contra casos de leptospirose e raiva. No caso de maiores dúvidas, esse profissional ainda poderá ajudar em relação a possíveis curas e diagnósticos.

Felizmente, gatos não são bons caçadores de ratos

A notícia é ótima para quem está preocupado com o fato de que gato pode comer rato. Afinal, de acordo com estudos de uma universidade dos Estados Unidos, eles nem são mortais nesse embate.

Na prática, pesquisadores monitoraram o comportamento e a movimentação entre ratos e gatos através de chips. Assim, foi possível revelar que os ratos sabem evitar de forma muito inteligente os bichanos.

No geral, depois de quase três meses de estudo, apenas dois ratos foram capturados e mortos. Ou seja, a conclusão publicada é a que gatos não conseguem ser eficientes em relação ao controle populacional de ratos em grandes centros urbanos.

Em suma, esse estudo questiona a eficiência de que um gato pode comer rato para reduzir a população de ratos local. Até por que costumamos pensar que gatos são os predadores naturais dos ratos. Entretanto, segundo pesquisadores, felinos preferem mesmo são as presas indefesas e menores, como os passarinhos.

Faça um Comentário