Gato

Karelian Bobtail: companheiro dócil e muito curioso

Calmo, capaz de viver em ambientes espaçosos ou pequenos. Assim é o Karelian Bobtail, um bichano de porte médio, meigo, com temperamento amigável e muitas outras características que você vai conhecer a seguir… Não perca!

O Karelian Bobtail gosta de chamar atenção se esfregando no corpo das pessoas ou tocando com a pata. É um animal que “fala” pouco; costuma ser silencioso – e raramente incomoda a vizinhança com seus miados.

De temperamento nada invasivo e bastante adaptável, ele pode conviver tranquilamente com qualquer tipo de família. Tem facilidade de fazer amizade com outros gatos e adora crianças.

A pelagem do Karelian Bobtail pode ser curta ou média, mas muito densa e com subpelo, sendo que a camada de cima apresenta pelos firmes e brilhantes.

Esse gatinho sociável e dócil pode ser encontrado em diversos padrões e cores, tais como creme, prata, ouro, branca, azul, preta, avermelhada, creme azulado, sombreado ou malhado.

Trata-se de um animal com expectativa de vida entre 10 e 15 anos, além de peso variando de 3 a 7 kg (macho ou fêmea) e uma saúde muito boa.

Tranquilo e amoroso, esse felino consegue viver perfeitamente em apartamentos ou casas, e não tende a dar trabalho para cuidar; gosta de brincar e passar um tempo com seus tutores, sempre recebendo carinho.

Uma das principais características do Karelian Bobtail é sua grande curiosidade. É típico dele desaparecer por um tempo porque está explorando alguma coisa, mexendo em objetos, entrando em lugares que não deve, fazendo uma certa bagunça, digamos assim…

A personalidade desse felino inclui ficar quieto observando pássaros e insetos pela janela. Porém, isso não quer dizer que não goste de gastar energia. Ele também dá seus pulinhos, ou melhor, pulões!

O Karelian Bobtail apresenta outro diferencial: uma incrível capacidade de saltar. Ele é capaz de chegar muito alto, pulando com todas as pernas simultaneamente.

Existem duas variações desse bichano: Karelian Bobtail Longhair, de pelagem mais longa, e Karelian Bobtail Shorthair, com pelos curtos.

Sem falar que esse animal é constantemente confundido como o Kurilian Bobtail, mas a aparência deles não é a mesma. Falo sobre este bichano em outro post (depois, basta clicar aí no link!)…

O Karelian possui um visual único, possivelmente resultante de uma mutação genética dominante. Sua cauda enrolada é a parte que mais chama atenção.

Karelian Bobtail: história e mais detalhes

Sem dúvidas, é um gato que atrai tanto pela aparência quanto pela personalidade. Sua cauda em forma de pompom é peculiar e ajuda a deixá-lo mais fofo e bonito.

A raça apareceu naturalmente na Região da Carélia, na chamada Europa setentrional, dividida entre a Federação Russa e a Finlândia. Embora tenha surgido em uma região distante e pouco habitada, esse gatinho gentil vem conquistando corações em toda a parte.

É possível que o Karelian Bobtail e o gato da floresta sejam descendentes de um animal de rua escandinavo, porém, ninguém sabe dizer com certeza que raças deram origem a ele.

Somente no começo da década de 1990, isto é, mais recentemente, o Karelian foi legitimado. No entanto, os habitantes da Carélia defendem que ele já existe há muito mais tempo, apenas não foi reconhecido.

Tudo indica que especialistas em gatos de São Petersburgo foram os pioneiros na identificação, no estudo e descrição da raça. O registro inicial do Karelian Bobtail teria acontecido na Rússia em 1992; enquanto no ano de 1994, ele foi validado oficialmente pelo WCF.

Atualmente, o gato é considerado um dos mais raros, e não obteve reconhecimento de outras associações especializadas.

Os carelianos amam o felino, por suas habilidades e, também, devido uma espécie de lenda que o cerca: gato de rabo mais curto traz alegria ao seu tutor – o que justifica o amor que sente por seu pet.

Acredita-se que a divulgação de tal história contribuiu bastante com a sobrevivência do bichano ao longo dos anos, e o ajudou a não ser esquecido.

Bom, mas como você viu hoje aqui, o Karelian Bobtail oferece razões de sobra para ser querido e lembrado, com ou sem lenda, não é mesmo?

Até o próximo artigo!

Foto: Nickolas Titkov – Flickr CC

Faça um Comentário