Curiosidades

Animais venenosos: quais cuidados você deve tomar?

Animais venenosos

Você provavelmente já ouviu falar de histórias de pessoas que foram picadas por animais venenosos ou até mesmo assistiu histórias na televisão sobre o assunto. Não pense que é algo tão distante de você, pois alguns animais venenosos podem entrar no ambiente doméstico.

De acordo com o Boletim Epidemiológico lançado em março de 2019, os casos de picadas de cobras, por ano no Brasil são de 29 mil, com 125 mortes. No caso dos escorpiões são cerca de 69 mil casos por ano com 80 mortes e as aranhas catalogam cerca de 27 mil casos com 36 mortes.

Onde os casos de animais venenosos costumam ocorrer?

Você já viu que são milhares de casos por ano no país, mas não pense que eles só ocorrem no meio do mato. Boa parte desses casos são em ambientes urbanos, como casas e locais de trabalho. A maioria dos casos ocorre em ambientes rurais.

  • Ambientes domésticos – É comum pequenos insetos se alocarem em cantos tranquilos, tanto em locais urbanos como nos rurais. Acidentes domésticos são raros, mas ocorrem.
  • Ambientes de trabalho rural – São onde ocorrem a maioria dos casos. Pessoas que trabalham em contato direto com a natureza são mais susceptíveis à animais venenosos. O numero de casos cresceu em 2019.
  • Locais abandonados – São ambientes calmos para insetos habitarem, da mesma forma que atraem predadores. É preciso tomar cuidado sempre que for entrar em um ambiente assim.
  • Locais com pouco movimento – Tanto em casas, como ambientes de trabalho. Sabe aquele porão ou garagem que as pessoas costumam guardar as coisas? Esses ambientes geralmente são habitados por insetos e alguns deles podem ser venenosos.
  • Ambientes rurais no geral – Chácaras, sítios e qualquer ambiente com muito contato com a natureza requer precauções. A natureza é ótima e muito bonita, mas ela apresenta os seus perigos.

Animais venenosos

Que tipo de precauções posso tomar com animais venenosos?

Existem diversas atitudes que você pode tomar em sua casa e ambiente de trabalho que podem prevenir a picada de animais venenosos. Confira alguns deles abaixo:

  • Mantenha os locais bem limpos e airados. Se conseguir limpar TODA sua casa uma vez por semana, já é o suficiente para evitar esses animais. Pense bem. Sabe aquela cômoda que você não limpa a mais de um mês? Ela provavelmente já tem teias de aranha, não é? Portanto existem aranhas no ambiente e você não tem como saber se é venenosa.
  • Evite a desorganização em ambientes da sua casa. Garagens e porões principalmente, mas não se limite. Você precisa observar sua casa bem para entender qual ambiente é o mais propenso.
  • Vai calçar seus sapatos? Tudo bem, mas sempre bata eles antes, pois existem muitas pessoas que tomam picadas de animais e insetos que se escondem em calçados.
  • Sempre que for viajar para uma chácara ou sítio e for dormir em um quarto, revire os colchões, bata as cobertas, pois pode haver algum bicho.
  • Se está indo para algum local em ambiente rural e vai passar alguns dias lá, é interessante mexer nos móveis, olhar em baixo das mesas e sofás, pois são lugares onde insetos se escondem.
  • Use luvas ao mexer em coisas que não mexe há muito tempo em lugares pouco movimentos, mas se não puder, pelo menos mexa em tudo com muita cautela.
  • Não são apenas pessoas que podem ser picadas, mas bichinhos de estimação também.

Dicas para lidar com animais venenosos do lado de fora

  • Trabalhadores em ambientes rurais precisam de luvas para lidar a terra e coisas parecidas. É muito difícil ver esses bichos nos matos. Botas grossas e calça também são recomendadas.
  • Se você for acampar ou andar no mato é interessante evitar andar descalço ao máximo. Calças também são recomendadas, principalmente em ambientes com matos muito longos e de pouca visibilidade.
  • Cuidado com amontoados de folhas secas, galhos e coisas do tipo, pois é comum que animais se escondam nesses locais.

E se eu levar uma picada de algum animal venenoso?

De maneira alguma invente de sugar ou veneno ou pense que só tomar leite vá resolver o problema. A melhor opção é buscar auxílio médio o quanto antes. Não subestime o tamanho dos insetos e animais venenosos, pois alguns deles podem ser muito pequenos, mas com veneno altamente nocivo.

Vamos supor que foi uma cobra coral. Não pare para raciocinar se a coral era falsa ou verdadeira, é difícil para alguém que não é profissional afirmar com certeza. Busque o auxílio médico independentemente de não estar se sentindo mal.

Se possível, capturar o animal e levá-lo para o médico, caso contrário, os médicos aplicarão os antídotos de animais venenosos possíveis na região. Nessa parte é importante ser sincero com o médico, para que ele dê o melhor diagnóstico possível.

Animais venenosos

Como eu vou saber se o animal é venenoso?

Tem uma aranha morando na sua casa, mas você não sabe se é venenosa? Muitos especialistas recomendam remover a aranha da sua casa e libertá-la na rua ou em outro ambiente, mas vamos combinar que nem todo mundo consegue fazer isso.

Especialistas compartilham informações, como a de que as espécies de cobras com rostos triangulares são venenosas e aranhas que possuem presas horizontais são venenosas, enquanto as de presas verticais são as com veneno pouco letal, já que se usam da força e natureza cortante da picada. São informações úteis, mas nada disso te faz um especialista então não pegue em cobras porque acha que o rosto dela é triangular, ou em aranhas por terem presas verticais.

Tem um bicho na minha casa. E agora?

É claro que se alguma cobra ou escorpião aparecer na sua casa, a tendência é que você corra, chame alguém ou até mesmo mate o animal. Se for possível, não mate o animal, pois eles não costumam entrar em ambientes onde humanos vivem e provavelmente também só estão se defendendo. É claro que você não vai deixar um escorpião viver na sua casa, mas se conseguir se livrar dele sem matar, faça isso.

Últimas considerações

Aranhas, escorpiões, sapos, cobras, todos são extremamente importantes para o equilíbrio ecológico, mesmo que sejam assustadores e se encaixem na categoria de animais venenosos. Tente respeitar o bichinho nesse sentido, por mais que seja difícil.

Faça um Comentário