Saber qual a aranha mais perigosa do mundo não é fácil, pois existem controvérsias. Há quem defenda a aranha marrom; outros afirmam que a aranha armadeira é a mais venenosa. Mas, com certeza, se a Aranha de Sydney não for a mais tóxica, chega bem perto.
Atrax robustus é forte candidata ao título. Na opinião de muitos pesquisadores, de fato, ela é a aranha mais perigosa do mundo, devido a um conjunto de fatores. Eu explico tudo a seguir… Bora lá!
O primeiro é que o veneno dela tem o dobro da potência do cianeto, sendo o macho seis vezes mais peçonhento do que a fêmea, ou do que as aranhas jovens, que ainda não possuem substâncias danosas no organismo.
A picadura da Aranha de Sydney é muito dolorosa, com prurido intenso, e seu composto ácido provoca grandes estragos. Sem falar nas marcas que deixa, muito claras e visíveis.
Se o animal não for logo separado da pele, o potencial letal aumenta porque ele continua mordendo e, portanto, injetando grande quantidade de veneno.
Entre 10 e 30 minutos da picada, a respiração e o sistema circulatório da vítima começam a dar sinais de problemas. Podem ocorrer ainda espasmos musculares, distúrbios digestivos e lacrimejamento.
Quando não socorrida a tempo e adequadamente, uma pessoa pode morrer em 60 minutos depois do acidente. O veneno da Atrax robustus ataca o sistema nervoso e vai afetando todos os órgãos do corpo. Em geral, 0,2 mg por cada kg de peso é capaz de levar um humano à morte.
Na internet, não falta relato de registros oficiais nos quais esse aracnídeo, que habita num raio de 160 km em torno de Sydney, já matou 15 pessoas. Isso teria acontecido em período de 60 anos, mais precisamente de 1920 a 1980.
Como se não bastassem todos essas desagradáveis características, é uma espécie considerada também a mais forte e uma das mais agressivas entre todas! Viu como ela tem tudo para ganhar o posto de aranha mais perigosa do mundo?
Esse aracnídeo australiano chamado erradamente de “tarântula de Sydney” é, realmente, um dos animais mais preocupantes daquele continente. E responsável por mais acidentes do que a espécie conhecida como aranha de costas vermelhas (Latrodectus hasselti), da família das viúvas-negras.
O veneno da Atrax robustus pode matar, e quando isso não ocorre, provoca transtornos importantes. Embora não seja frequente o óbito por consequência de sua toxicidade, uma vez que existe maneira de sobreviver, mesmo assim merece atenção.
Aranha mais perigosa do mundo: como identificá-la
A Aranha de Sydney ou Atrax robustus tem esse nome em latim em função de usa aparência encorpada. Forte e resistente, ela pertence à família Hexathelidae, que inclui mais de 30 subespécies de aranhas.
As fêmeas são muito maiores, medindo cerca de 6 a 7 cm; já os machos, 5 cm, aproximadamente. Elas também levam vantagem quanto à longevidade, podendo viver até 8 anos de idade, bem mais que eles. Abaixo, a foto de um macho:
Uma das particularidades dessa que é, para muitos, a aranha mais perigosa do mundo, é a falta de “pelos” no tórax e cabeça – ambos no tom preto azulado. Além disso, tem uma aspecto brilhante e abdômen marrom com pequenas vilosidades.
Na verdade, a aparência da Atrax robustus lembra um pouco outras aranhas australianas. Por exemplo: as do gênero Missulena, a aranha negra comum (Badumna insignis) e os aracnídeos que pertencem à família Ctenizidae.
No Brasil, temos aranhas tóxicas como as agressivas armadeiras e as marrons, encontradas em todo o país. Pelo menos aqui, tudo indica que a aranha mais perigosa do mundo, a Atrax robustus ou Aranha de Sydney, não surgiu até hoje.
Tomara que fique por lá, né? E que bom que as pessoas atacadas por ela podem contar com tratamento!
Até o próximo artigo!
Imagens:
David McClenaghan CSIRO Entomology Hexathelidae CSIRO [CC BY 3.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/3.0)]
Tirin at the English language Wikipedia [CC BY-SA 3.0 (http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/)]
Faça um Comentário