Gato

Cesariana em gatos: você sabe quando é indicada?

Gatas domésticas costumam ter gestação entre 58 e 65 dias. É um período no qual o acompanhamento médico é muito importante, pois, dependendo de fatores como o desenvolvimento fetal e da saúde da mãe, é preciso optar por cesariana em gatos. Eu conto os detalhes a seguir… Não perca!

A maternidade deve contar com alimentação adequada, além de evitar que qualquer remédio capaz de comprometer os embriões seja utilizado. E mais: felinas acima do peso e após os 5 anos de idade tendem apresentar complicações durante o nascimento dos filhotes.

Infelizmente, nem sempre o parto normal é possível, inclusive no mundo animal. Certos casos pedem a intervenção profissional, isto é, a cesariana em gatos.

Algumas felinas apresentam dificuldades na evolução do trabalho de parto, causadas por problemas como a morte fetal ou distocia de embrião – com posicionamento ruim dentro do útero. O que é possível detectar apenas se houver uma boa supervisão pré-natal.

Um detalhe: certas raças têm predisposição genética para distocias fetais. Nelas, é indicado o acompanhamento semanal, sendo a cesariana para gatos muitas vezes realizada antes do início do trabalho de parto.

Quando a cirurgia não ocorre, às vezes, o veterinário consegue retirar o feto que impede a passagem dos demais, realizando manobras lentas quando a gata começa a expulsão e não consegue terminar o processo sozinha.

Entretanto, se não houver assistência médica ideal, aumenta a chance de perda dos gatinhos, do útero e, em situações mais graves, da vida da felina. É o caso, por exemplo, de problemas na placenta seguidos de contaminação.

A cesariana para gatos normalmente é emergencial – e necessária quando uma alteração é diagnosticada. Isto é, quando a não realização dela pode colocar em risco a integridade física da mãe.

Embora o parto normal seja a melhor opção, ele precisa acontecer no momento certo. Do contrário, os filhotes não sobrevivem ou poderão ter sequelas importantes no futuro.

Aviso: Este post tem a função de informar. Não substitui consultas e tratamentos com veterinário e outros cuidados com os animais de estimação. Consulte sempre um profissional especializado para tratar seu pet com toda a atenção e o conhecimento que ele merece e precisa.

Cesariana em gatos: veja mais sobre o tema

Quando é preciso recorrer à cesariana em gatos, são aplicados anestésicos voláteis (isoflurano) ou anestesia epidural. Eles são importantes para reduzir o risco de depressão respiratória nos filhotes.

Essa modalidade de parto poderá ser previamente indicada em situações como: fêmeas muito jovens ou idosas; grande ou pequeno número de filhotes; histórico de partos complicados (distócicos); sofrimento fetal; alterações que possam dificultar o parto ou, ainda, devido ausência de acompanhamento veterinário durante a gestação.

Em geral, a cesariana em gatos é uma cirurgia simples, com recuperação de aproximadamente 7 dias. Após o procedimento, o animal recebe antibióticos adequados para a fase de amamentação, mas que são essenciais porque ajudam na cicatrização.

Para evitar uma variedade de condições e a própria operação, o ideal seria, um mês antes do cruzamento, fazer ultrassonografia e hemograma. São medidas que servem para conferir se a gata está saudável e seu útero está preparado.

Depois, o ultrassom deveria ser repetido a cada duas semanas, e o último quatro dias antes do parto. Assim, seria observado o posicionamento dos embriões.

Cerca de 20 dias após o acasalamento, pode ser confirmada a gestação em gatas e cadelas. Em alguns casos, no entanto, é necessário aguardar até o 25º dia para não haver dúvida.

Com aproximadamente um mês, já é possível ver na ultrassonografia até os corações dos filhotes batendo. A partir de 45 dias, o esqueleto deles está formado. Chegando em torno do 60º dia, estão prontos para nascer, logo que o intestino deles começa a funcionar.

Cabe ao veterinário dizer quantas avaliações por ultrassom serão feitas durante o pré-natal para que tudo ocorra bem.

Espero que o conteúdo de hoje possa ajudar você a conduzir da melhor maneira a procriação de sua querida amiga de patas.

Até breve!

Imagens: Pixabay

Faça um Comentário