Curiosidades

Diferença entre canguru e wallaby, já ouviu falar?

Entender diferença entre canguru e wallaby é saber, primeiro, que eles fazem parte da mesma subclasse de marsupiais e à mesma família de macropodidae. Habitantes do mesmo continente, são muito parecidos, porém, há detalhes importantes. Vem comigo descobrir quais!

Tamanho, patas, cor, reprodução, comportamento, expectativa de vida, dentes e alimentação estão entre as características que ajudam a perceber o que há de diferença entre canguru e wallaby.

Para começar, o wallaby ou wallabee é bem menor que seu congênere canguru ou wallaru. E suas patas traseiras também apresentam medidas reduzidas em relação a seu parente.

Aliás, falando em patas, as do canguru são mais longas quando comparadas ao restante de seu corpo, principalmente na região dos tornozelos aos joelhos.

Além de parecer que o marsupial é desproporcional, essa característica alongada permite saltos com velocidade em áreas descampadas, chegando a atingir mais de 50km/hora.

Mas, apesar de não possuir longas pernas, o wallabee não deixa de ter sua agilidade nos deslocamentos pelos bosques devido corpo compacto.

Continuando a lista de diferença entre canguru e wallaby, o canguru vermelho é um dos destaques, e tido como a maior espécie de marsupial do mundo.

Os machos são sempre os maiores e podem medir mais de 250 cm (da ponta do rabo à cabeça) e pesar cerca de 90 kg. Enquanto um wallabee mais desenvolvido tem aproximadamente 180 cm e pesa uns 20 kg.

Para você ter outra noção de diferença entre canguru e wallaby, a fêmea do segundo costuma pesar em média 11 kg; já a fêmea do wallaru pesa 20 kg.

Não perca a próxima parte com outros detalhes…

Diferença entre canguru e wallaby: reprodução, comportamento e mais

Tanto no canguru quanto no wallaby, há um só filhote por gestação e a mãe leva o bebê na bolsa até ele desmamar e ser totalmente independente. O que muda é o tempo de permanência no aleitamento e no marsúpio.

Um wallabee é desmamado por volta dos 7 meses e geralmente fica mais 30 dias no compartimento; o jovem wallaru deixa de mamar aos 9 meses e até os 11 meses permanece protegido e completando seu desenvolvimento na bolsa materna.

Quanto ao comportamento, normalmente, os wallabees lutam mais com seus parceiros que os cangurus.

O wallaby vive em bosques e, quando adulto, come principalmente folhas. Por isso, conta com dentes pré-molares achatados, aptos a esmagar e triturar os vegetais. Seus incisivos mais pronunciados ainda facilitam eventuais cortes.

A dentição dos cangurus, por sua vez, favorece o talho de ramos de ervas altas. Eles perdem os seus pré-molares na idade adulta e dispõem de uma fila de molares (com coroas acentuadas) formando uma curva. E mais: seus dentes são estriados.

Outro ponto de diferença entre canguru e wallaby é a cor, em geral mais viva, forte e com manchas variadas no segundo caso. Por exemplo: o wallabee ágil apresenta listras coloridas nas bochechas e perto dos quadris.

Nos cangurus, a alteração de pelo costuma ser muito mais monocromática; existe uma uniformidade na distribuição dos padrões de cores. Os exemplares no tom cinza trazem pelos que formam um degradê – das costas, mais escuras, ao ventre e focinho, mais claros.

Não poderia terminar este artigo sobre diferença entre canguru e wallaby sem falar da esperança de vida. Um canguru em cativeiro pode viver entre 16 e 20 anos; já o selvagem, de 20 a 25 anos. Enquanto o wallaby vive de 10 a 14 anos em cativeiro e de 11 a 15 anos em seu habitat natural.

Espero que tenha gostado de saber mais sobre esses dois marsupiais tão parecidos e, ao mesmo tempo, repletos de pequenas diferenças.

Até o próximo post!

 

 

Imagens: Pixabay

Faça um Comentário