Gato

Doenças em gatos idosos, e dicas para ajudar seu pet

As Doenças em gatos idosos mais comuns incluem perda gradativa de visão e audição. Infelizmente, os bichanos não estão livres do avanço da idade, e com ele surgem problemas variados. Mas é possível diminuir os desconfortos. Saiba como lendo este artigo!

Conforme o tempo vai passando, diversos sentidos perdem força, ou seja, não funcionam mais na capacidade total. Assim como os olhos, os ouvidos dos felinos também enfraquecem. Além disso, podem ocorrer obesidade, defeitos nos dentes, artrite, males intestinais, disfunções urinárias e câncer.

Já que é inevitável a degradação da saúde, então, o melhor é buscar ajuda e informação para atender melhor às necessidades trazidas pelo envelhecimento, e tratar as Doenças em gatos idosos.

Os felinos mais velhos são mais propensos a sofrer de determinadas enfermidades que dificilmente surgem em filhotes ou gatos jovens. Sem falar que a energia geral do bichano vai caindo e seu comportamento costuma mudar. É preciso ter muita paciência e oferecer todo o amor para reconfortar o pet.

A perda de visão, por exemplo… Esta que é comum entre as Doenças em gatos idosos pode ocorrer quando o felino apresenta catarata. Trata-se de um tipo de “teia” ou película cinza azulada que surge em cima das pupilas.

O seu pet está com muita dificuldade na visão ou já ficou cego? Deixe corredores livres, tire objetos do chão e tente não trocar a posição dos móveis. Dessa maneira, a orientação dele sofrerá menos prejuízo.

Lembrando ainda que, apesar de a visão ser importantíssima para os gatos andarem no escuro, eles ainda contam com olfato e audição bastante desenvolvidos.

Quanto à perda da audição, que vai acontecendo pouco a pouco, é bom ficar atento aos sinais de que seu gatinho está ouvido menos. O comportamento dele fornece as pistas!

Pode ser que ele já não acorde com facilidade, como costumava acontecer antes; ou talvez não dê bola para alguns sons, entre os quais o da abertura de um pacote de ração ou seu chamado, por exemplo.

Com indícios assim, é aconselhável ir ao médico para que, primeiro, ele descarte infecções ou doenças graves que possam estar prejudicando a audição.

Se a perda auditiva for identificada como uma das Doenças em gatos idosos, uma dica é ensinar o animal a reconhecer seus gestos. E mais: quando necessário, é aconselhável adquirir brinquedos luminosos, em vez dos sonoros, para que o felino possa interagir com eles.

E não acabou! Veja a seguir outras Doenças em gatos idosos, e o que fazer para auxiliar no bem-estar dos nossos amigos de quatro patas…

Doenças em gatos idosos: veja mais

Doenças em gatos idosos têm agravantes como o sobrepeso e a obesidade, que são favorecidos pelo sedentarismo. Os felinos esterilizados (machos ou fêmeas) são mais predispostos a isto porque comem mais e gastam menos energia.

Normalmente, é preciso dar a eles uma ração com menos calorias e gorduras, isto é, adequada à idade e ao grau de atividade que realiza diariamente. O veterinário pode indicar um alimento mais compatível com seu bichano.

Outra razão para controlar o peso do animal é que a sobrecarga nas articulações pode deixar condições como a artrite ainda piores. A artrite é uma das Doenças em gatos idosos e consiste na inflamação das articulações, provocando fortes dores.

O incômodo costuma causar irritabilidade e até agressão, além dificuldades para caminhar, saltar e subir em árvores, pois o gato passa a apresentar rigidez no quadril, cotovelos ou patas. Mas existem remédios para aliviar este mal.

A partir de certa idade, os bichanos tendem a fazer suas necessidades em qualquer lugar, e não na caixa de areia. Isso ocorre devido problemas intestinais e urinários, entre eles colite, insuficiência renal ou hepática e doença dos sacos anais.

Conclusão…

Envelhecer é um processo inevitável e irreversível. No entanto, enfermidades podem (e devem) ser corrigidas ou, no mínimo, tratadas. Dessa forma, as Doenças em gatos idosos não precisam chegar a um estado profundo de debilidade. É preciso separar as mudanças típicas do envelhecimento daquelas resultantes de problemas de saúde.

Até o próximo artigo!

Faça um Comentário