Todo mundo tem aquele esporte preferido que gosta de praticar ou mesmo acompanhar, e com certeza o esporte preferido dos brasileiros é o futebol, um clássico brasileiro capaz de reunir milhares de pessoas com um único propósito: acompanhar seu time do coração. Mas o esporte vai muito além disso, como é o caso dos esportes com cavalo.
Por mais que o futebol seja o esporte mais popular no Brasil e o mais acompanhado pelos brasileiros, existem outros esportes bem interessantes que deveriam ser mais apreciados. Na verdade, esse amor por cada tipo de esporte pode depender não só do país, mas da própria cidade também.
Por exemplo, no Rio de Janeiro o futebol é bem popular, assim como o vôlei de praia ou o futevôlei. O mesmo podemos falar da natação e do skate em São Paulo, do surf nas cidades com praia, do futebol americano, basquete e beisebol nos Estados Unidos.
Mas, como dito, muitos outros esportes existem e nem sempre tem o reconhecimento ou a popularidade do futebol, como é o caso do esportes com cavalo.
Aposto que você só deve conhecer um ou dois esportes com cavalo, principalmente o hipismo, normalmente a modalidade mais divulgada na televisão nas épocas de olimpíadas e eventos relacionados a esportes.
Mas hoje você irá conhecer num total de quatro esportes com cavalo e suas respectivas origens.
4 esportes com cavalo
1. Polo
Os esportes com cavalo vão muito além do hipismo, o polo também pode ser considerado uma categoria até conhecida dentro desse esporte com esses animais.
O polo teve sua criação na Índia e está diretamente ligado a prática de caça de pequenos animais, roedores naquela época. A ideia surgiu porque a caça era realizada com bastões, o que ajudou na criação do polo anos mais tarde.
Se no começo o esporte era praticado por meio da caça dos roedores, logo ela ganhou um substituto, pois não era todos os anos que o animal era encontrado no Tibete, então ele logo foi trocado por bola
O esporte ficou mais sofisticado, ganhando até regras após a chegada do exército inglês na região, os responsáveis por criarem regras a esse novo esporte. Depois de invadir a terra da Rainha, o polo ficou conhecido em todos os lugares.
Uma partida de polo dura cerca de uma hora a uma hora e meia, dividido em seis ou oito tempos de 7 minutos. O jogo conta com quatro jogadores de diferentes tipos de graus de instrução, isso quer dizer que os jogadores podem ser classificados de acordo com categorias ou níveis de dificuldade.
Os tacos usados no polo são feitos de um tipo de cana da índia, país de origem desse esportes com cavalo e também conta uma variedade de raças de cavalo. Normalmente são usados cavalos de puro sangue ou aqueles que foram criados no próprio hipódromo. O tipo de cavalo preferível para esse esporte são cavalos tranquilos e calmos.
Outra curiosidade desse esportes com cavalo é que no polo os cavalos são trocados a cada tempo do jogo, então se um jogo tiver seis tempos, o atleta jogará com seis cavalos diferentes.
2. Adestramento
Aposto que você não imaginou que o adestramento entraria nessa categoria de esportes com cavalo. O adestramento remota aos tempos da Grécia Antiga, o que faz total sentido já que desde sempre os humanos usam os cavalo para diversos trabalhos, seja para carregar produtos ou como um meio de transporte.
O adestramento tem como intuito estimular o cavalo a expandir seus próprios movimentos naturais com leveza, harmonia e elasticidade, tudo isso com a ajuda do cavaleiro que precisa conduzir o cavalo com muita precisão.
Um dos pontos fortes desse esportes com cavalo é a elegância, que exige até um certo tipo de vestimenta para a montaria. Normalmente o esporte é realizado em lugares abertos ou em pistas fechadas. Os pontos são marcados de acordo com as séries realizadas pelo cavalo e previstos no regulamento da modalidade.
Tudo é levado em consideração quando o animal realizada as séries, trote, passo e galope. As raças usadas neste esportes com cavalo são holandesas e alemãs.
3. Volteio
O volteio surgiu na época da guerra, onde cavaleiros precisavam descer e subir de seus cavalos repetidas vezes e com o passar do tempo esses movimentos ganharam precisão e suavidade. Hoje, além desses dois itens, o volteio também requer harmonia e estética.
O volteio também precisa de equilíbrio e técnica. O volteio consiste em movimentos do cavaleiro em cima do cavalo enquanto ele é mantido em galope. O esporte também prioriza o respeito mútuo entre o homem e cavalo, por isso uma das principais dicas para praticar esse esporte é criar um vínculo com o seu animal.
4. Vaquejada
Essa é um esporte que envolve cavalo extremamente conhecida no Brasil, principalmente na região nordeste do país. Apesar de ser considerado mais uma tradição cultural do nordeste, hoje a vaquejada conta com um circuito nacional do esporte.
A vaquejada surgiu das pegas de gado no meio do mato na região nordeste brasileira. O gado era marcado e solto, para reunir os gados os vaqueiros perseguiam os animais no meio do mato.
Para a prática desse esporte que também é considerada uma atividade recreativa é necessário dois vaqueiros: o puxador e o esteireiro. O puxador é quem derruba o boi no chão e o esteireiro fica responsável por encurralar o boi entre os dois cavalos e numa altura que ajude o puxador derrubar o animal no chão.
Em seguida, ambos devem levar o animal e derrubá-lo no local indicado.
Mesmo sendo uma tradição cultural, muitos ainda se fala sobre a prática da vaquejada, principalmente por parecer um esporte que maltrate os animais. Hoje a prática é vigiada pela Associação Brasileira de Vaquejada e segunda a instituição, tudo é feito para cuidar do bem-estar do animal, proibindo, inclusive, o uso de objetos cortantes na prática do esporte, como a espora.
Como dito, o futebol pode até ser o esporte mais amado no Brasil, mas isso não quer dizer que não podemos admirar ou mesmo conhecer outras categorias, como os esportes com cavalo.
Faça um Comentário