Bochechudo, comilão e com dentes grandes. O Hamster é famoso por devorar tudo o que vê pela frente. E tem um motivo especial para que isso aconteça. Quer saber desta e outras curiosidades, além de características e cuidados? Não perca os próximos parágrafos!
Fofo, adorado pelas crianças e fácil de cuidar. É o Hamster, um dos bichos de estimação mais recomendados para nossos filhos logo na primeira infância (com supervisão de adultos, claro!).
Um lado não tão bom é a baixa expectativa de vida desse roedor: entre um ano e meio e dois, em média. Porém, entendendo direitinho como ele “funciona” e quais precauções devem ser tomadas, é possível curtir muitos momentos na companhia do amigável Hamster.
Sua visão não é lá grandes coisas, contudo, as capacidades auditiva e olfativa desse animal compensam. Fora isso, o Hamster gosta de dormir durante o dia, dando preferência a atividades mais no fim de tarde e começo da noite.
Domesticado a partir de 1939, o Hamster é uma das principais escolhas de quem não deseja um gato ou cachorro como pet. Além da aparência agradável e da maneira como interage com as crianças, é um bicho que ocupa pouco espaço, demanda menos atenção e tem manutenção mais barata.
No entanto, antes de levar um Hamster para casa, é preciso pensar em algumas medidas, entre elas: certificar-se de que o animal está em boas condições de saúde; escolher um cantinho só para ele; adquirir uma gaiola confortável que atenda aos seus anseios e características; buscar informações com profissionais especializados sobre os cuidados diários.
O novo lar do Hamster, a gaiola, precisa ser espaçosa o suficiente para que ele possa andar tranquilamente e ainda tenha “cômodos” separados. Os espaços de descansar, comer, fazer necessidades e brincar devem ser independentes.
Quanto à distância entre uma grade e outra, ela varia em função do tamanho do Hamster. Sabia que existe raça com até 15 cm de comprimento? Pois é…
Assim como os gatos, os hamsters também se preocupam muito com a higiene, ou seja, passam horas praticando a autolimpeza, verificando cada cantinho de seu corpo arredondado.
Portanto, cabe a nós providenciar outros cuidados, isto é, manter a gaiola do ratinho sempre impecável. Como faz isso? Lavando os utensílios, trocando as raspas de madeira de sua base e a água que ele bebe.
A alimentação do Hamster é feita principalmente de sementes e grãos. Os ingredientes duros são os melhores para ele por causa do tipo de dentição que possui. No final deste post, eu explico mais isso, ok? Não perca!
Já as verduras e frutas devem ser oferecidas de vez em quando apenas. E ainda: você pode encontrar em lojas específicas rações contendo todos os nutrientes essenciais para o Hamster.
Atenção: este post tem função de informar. Não substitui acompanhamento veterinário e outros serviços especializados.
Hamster: mais dicas e particularidades
Ficou interessado em ter um Hamster? Seja comprado ou adotado, uma sugestão é conferir se a pelagem dele está completa e bonita. Dê uma olhada também se os olhos do animal estão normais e com brilho – globo ocular esbugalhado pode ser indício de problema.
E não acabou! Verifique se o ânus do roedor está seco e como está a limpeza dos ouvidos dele. Se, ao examinar o Hamster na sua mão, ele arranhar ou morder você demais, escolha outro.
Ah! E sabe por que o Hamster tem fama de guloso? Os motivos estão na natureza dele, afinal, trata-se de um roedor, e seus dentes não param de crescer. Por isso, é necessário desgastá-los frequentemente.
Outro detalhe curioso é que, já que os alimentos não podem ser ingeridos todos de uma vez, ficam armazenados em bolsas na boca do Hamster. Assim, a comida fica livre do contato com a saliva e pode permanecer fresca.
Interessante esse bochechudo, não é mesmo?
Até breve com mais conteúdo sobre animais!
Imagens: Pixabay
Faça um Comentário