Cachorro Curiosidades Gato

Hematúria em cães e gatos: o que fazer quando notar sangue na urina do seu pet

Hematúria em cães e gatos

Claro que a imagem de sangue na urina do pet preocupa qualquer dono. Afinal, a hematúria não é sinal de boa saúde, mas se não for encarada com seriedade pode trazer sérios riscos de saúde.

Até por que essa presença de sangue pode ser um sinal de que algo estranho com o organismo do seu companheiro. Contudo, ainda existe uma pergunta mais importante que você precisa se fazer.

Ou seja, além da presença da hematúria, ele pode estar apresentando sinais de que outras doenças transmitidas e que podem estar em evolução. Enfim, para você estar preparado para lidar com casos semelhantes, venha conosco aprender mais sobre essa doença.

Os sintomas e a prevenção da hematúria

Apesar pela presença de sangue na urina, isso pode significar como o principal sinal da hematúria em pets. Entretanto, isso ainda pode vir junto a vários outros sintomas, alertando donos a ficarem atentos a qualquer um deles.

Conforme listaremos abaixo, é preciso que você dê a devida atenção a qualquer sinal de sangue no xixi. Afinal, bem como em diversos casos, a presença da hematúria chega a ser bem discreta.

Com isso, acaba por dificultar a detecção prévia de demais problemas de saúde relacionados a essa doença. Primeiro, saiba que existem sinais de hematúria em sintomas como:

  • Urina com muita frequência;
  • Febre;
  • Convulsões;
  • Desconforto local;
  • Aumento da sede;
  • Fraqueza;
  • Testículos e pênis inchados;
  • Aumento da região do abdômen;
  • Xixi com forte odor;
  • Saliva em excesso.

Hematúria em cães e gatos

Possíveis causas de hematúria em animais de estimação

Antes de tudo, você precisa identificar o problema. Entretanto, muitos donos chegam a demorar para perceber esse sangue no xixi, pois até mesmo os cachorros fazem xixi durante seus passeios.

Por outro lado, no caso dos gatos o sintoma que pode ser mascarado pela cor do tom das caixas de areia higiênica. Enfim, para ajudar você a identificar melhor e previamente essas e outras doenças, confira abaixo algumas das prováveis causas da hematúria.

Cio

Durante o cio das cadelas, a vagina costuma sangrar e a vulva pode inchar antes de períodos férteis. Mesmo assim, é possível encontrar ainda sangue na urina, embora ele não tenha origem no seu trato urinário.

Envenenamento

Algumas causas de envenenamento geram muita eliminação de hemoglobina pela urina. A exemplo de picadas de cobra, certos tipos de medicações tóxicas e até plantas tóxicas.

Dessa forma, é preciso identificar qual a provável causa de envenenamento e levar o pet com urgência para atendimento veterinário. Assim, nesses casos, demais sintomas costumam acompanhar casos de hematúria, como:

  • Apatia;
  • Respiração ofegante;
  • Tremores;
  • Vômitos.

Traumas

Qualquer cão pode parecer estar bem após traumas relacionados a batidas, atropelamentos e até quedas. Contudo, a parte interior do corpo pode estar com graves lesões, resultando na presença de sangue no xixi.

De qualquer forma, caso seu cachorro sofra algum tipo de acidente, verifique a causa e faça um check-up e tratamentos imediatos. Até por que esse sangramento interno pode ser até mesmo a ruptura de órgãos.

Cálculo urinário (urolitíase)

Assim como nos seres humanos, seu querido pet pode sofrer com os cálculos em bexigas e rins. Aliás, são várias as raças caninas predispostas a pedras renais, inclusive os de menores portes.

Já no caso dos gatos, a incidência é maior nos machos. Como resultado, o cálculo pode ferir o trato urinário, causando cistite inflamatória e adicionando mais dois motivos para a ocorrência da hematúria.

Para evitar isso, uma dica é a estimulação da ingestão de muita água, evitando casos de cálculos. Ainda mais nos gatos, que costumam ser bem seletivos em relação ao lugar onde bebem água.

Hematúria em cães e gatos

Os tumores e a presença da hematúria

Embora tenha menor incidência em relação à cistite, o surgimento de tumores pode gerar os sintomas da hematúria. Assim, basta fazer visitas regulares a um veterinário para um acompanhamento mais preventivo.

Doenças infecciosas

Diversas doenças infecciosas caninas também podem levar à ocorrência da hematúria. Como exemplo, temos a leptospirose, que, acompanhada de sinais como insuficiência hepática e renal, pode resultar na presença de sangue no xixi.

Por outro lado, além dos fatores acima, outras doenças infecciosas podem estar relacionadas com a hematúria, como:

  • Câncer de bexiga;
  • Presença de lesões renais;
  • Doenças transmitidas por parasitas e carrapatos;
  • Distúrbios de coagulação.

De qualquer forma, é vital que você leve seu pet numa consulta ao veterinário ao notar sangue na urina. Afinal, essas complicações podem evoluir e até levar seu amigo à morte.

A cistite inflamatória ou bacteriana

Esta é chamada infecção ou inflamação do trato urinário. Aqui, é possível você perceber que ele fica em posição e não sai xixi, ou simplesmente uma posição estranha ao urinar. Além do mais, ele pode lamber com frequência a área devido o desconforto.

Tratamentos e como proceder em casos de hematúria

Lembre-se de que qualquer diagnóstico desses fatores que resultou na presença de sangue no xixi só pode ser feito por um veterinário profissional. Até por que vários casos podem requisitar exames laboratoriais e clínicos para uma confirmação segura.

A partir de então, é possível a indicação de um tratamento adequado. Ou seja, podem ser simples com o uso de medicamentos via oral ou complexos, com cirurgias e internações.

Em qualquer situação de dúvida, jamais adie a investigação de causas e diagnósticos já citados aqui neste artigo. Visto que as complicações podem evoluir ficar piores que antes, dificultando tratamentos e chances de sobrevivência e recuperação do animal.

A partir desses cuidados básicos, os riscos de que seu pet fique com a saúde debilitada caem muito. Além do mais, os tratamentos adequados podem ser iniciados rapidamente.

Tudo para que o bem-estar do bichano (e de toda a família) fique em dia. Assim, todos podem aproveitar os incríveis benefícios de ter um pet em casa sem as preocupações e dúvidas que alarmam qualquer dono.

Considerações finais

Assim que você identificar urina no sangue do seu bicho de estimação, leve-o imediatamente a um veterinário profissional. Até por que as causas da hematúria precisam ser diagnosticadas por exames de urina, de sangue e até exames de imagem.

Enfim, apesar de pouco comum, essa doença pode vir acompanhada de outras doenças, atrapalhando diagnósticos preciso e causando grande desconforto para o pet. Por isso, tratar a causa e os sintomas da hematúria são vitais para que seu fiel companheiro tenha a melhor qualidade de vida possível.

Faça um Comentário