Origem e curiosidades sobre cavalos é um tema que vai além do surgimento das raças, saber o que um cavalo come etc. Passa também pela consciência da importância da relação desses animais conosco ao longo do tempo.
Estamos juntos na agricultura, esportes, transporte, tratamento de saúde e muitas outras tarefas e atividades. Uma abordagem bem atual no quesito saúde é justamente a equoterapia ou hipoterapia, um tipo de terapia em que os cavalos são usados para estimular corpo e mente.
Ela é empregada especialmente para completar o tratamento ou desenvolvimento de pessoas com deficiências ou necessidades especiais, tais como paralisia cerebral, síndrome de Down, derrame, hiperatividade, esclerose múltipla, autismo, dificuldade de concentração etc.
Outra curiosidade é ligada ao aspecto econômico. Os cavalos são peças fortes da economia mundial. Só no Brasil, por exemplo, o setor de venda de cavalos avança 12% anualmente. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelaram o faturamento de R$ 16 bilhões no ano censo agropecuário de 2015.
Origem e curiosidades sobre cavalos… o post de hoje está só começando! Fique até o fim e descubra muito mais!
Voltando um pouco à origem dos animais, há relatos de pesquisas biológicas indicando que a existência dos cavalos remonta a nada mais nada menos que 55 milhões de anos, aproximadamente. Sendo que o Eohippus, também chamado de Cavalo Dawn, é apontado como um de seus ancestrais mais antigos.
Acredita-se que o Eohippus viveu na América do Norte durante o período conhecido como Eoceno. Ele seria do tamanho de um cachorro, e “projetado” para habitar florestas e transitar por solos macios.
Origem e curiosidades sobre cavalos incluem ainda a evolução de suas patas. Tudo indica que ela contava com quatro dedos nas mãos e três nos pés. Só por volta de 3 milhões de anos, é que a espécie Equus teria passado a apresentar cascos, e ser capaz de se espalhar por vários cantos no mundo.
Diz-se que o Equus é considerado o cavalo moderno, sendo seu nome de origem grega, cujo significado é “veloz”.
Como você pode notar, durante seu processo de evolução, o cavalo passou por diversas mudanças corporais para que a espécie fosse melhor adaptada ao ambiente em que estava.
E falando em desenvolvimento… O da sociedade teve como grande a aliada a domesticação dos equinos, após, é claro, a natureza ter permitido que eles sobrevivessem. Ou seja, há milhares de anos, construímos a relação com esses animais tão habilidosos, fortes e sensíveis.
Origem e curiosidades sobre cavalos: aprenda mais
Ainda sobre as curiosidades, os equinos possuem características singulares quando comparados aos demais bichos. Sabia que eles não respiram pela boca? O aparelho respiratório do cavalo começa nas narinas e, ao contrário de outros animais, não há respiração bucal.
Talvez isso não seja tão relevante assim no primeiro instante, e para nós humanos. Porém, imagine um habitat selvagem, no qual o cavalo pasta em média 18 horas por dia; a qualquer momento, um predador pode atacá-lo. E se o cavalo estiver de boca cheia não será problema fugir imediatamente.
Isto é, graças ao canal nasal especial e independente, a resposta ao aumento no fluxo de ar acontece sem problemas, contribuindo muito para a sobrevivência. Interessante, não é mesmo?
E mais: os cavalos dormem na maior parte do tempo em pé. É mais confortável para eles que seja assim, uma vez que, deitados, há pressão sobre seus órgãos internos, gerando incômodo.
Só que, para acessar fases profundas de sono, eles precisam estar deitados. Fora isso, o cavalo consegue ficar de pé sem utilizar os músculos, devido a um mecanismo próprio nas pernas (tendões e ligamentos).
Origem e curiosidades sobre cavalos é um tema rico, que rende muita conversa. Mas hoje eu fico por aqui. Espero ter ajudado você a entender um pouco mais sobre esses animais incríveis, belos e importantes.
Até a próxima!
Faça um Comentário