Para muitas pessoas os ratos são animas extremamente nojentos e sem nenhum valor. Por outro lado, esses roedores ganharam um lugar na casa de muitas gente que os adotaram, assim tratando os ratos como animais de estimação, algo que, nos últimos anos, vem se tornando cada vez mais comum.
Segundo diversos psicólogos, ter ratos como animais de estimação é uma ótima opção para pessoas que se sentem solitárias. Como outros animais, esses pequenos pets podem ser doces e amigáveis com seus donos, um grande destaque para quem quer adotar um novo animal de estimação.
Ratos como animais de estimação
Apesar de muitas pessoas associarem os ratos com sujeira e querem elimina-los o mais rápido possível, diversos pesquisadores apontam que esses pequenos animais são bem mais inteligentes do que parecem. De acordo com dados científicos, os ratos apresentam um grande senso de sobrevivência e adaptação a novos habitats. Assim, mostrando que eles podem ser facilmente trazidos para um convívio mais humanizado.
No entanto, devemos ficar atentos a diversos pontos caso você queira adotar um rato como animal de estimação. Diferente do que diversas pessoas pensam, nem todo rato pode ser utilizado como animal de estimação, grande parte por eles apresentarem diversos malefícios a saúde dependendo da sua vivência.
Para prevenir disso, é importante que sempre consulte um especialista veterinário caso queira realmente informações detalhas, embora muitos petshops já vendam esses pequenos roedores em excelentes prontos para serem cuidados em sua casa.
Cuidados em ter ratos como animais de estimação
Como todo animal, os ratos também exige diversos cuidados durante o seu ciclo de vida. Assim, necessitando suprir funções naturais como alimentação e higiene básica. Ou seja, é necessário um lugar para ração e água, além de ter um local bem organizado para facilitar a limpeza do ambiente.
Contudo, além dos cuidados básicos, também devemos ter bastante atenção nos ratos como animais de estimação. Ao contrário de animais como gatos e cachorros, os ratos utilizam de gaiolas como suas casas. Nelas, além de bem espaçoso, também é necessário objetos com que possam brincar, como uma pequena bola.
Além disso, como qualquer outro animal de estimação, os ratos precisam ter uma interação com alguém, principalmente com o dono que seria a figura mais recorrente. No entanto, caso você não tenha tanto tempo, é recomendado ter mais de um rato como animal de estimação. Assim, impedindo que ele fique só por um longo período.
Dificuldades de ter ratos como animais de estimação
Mesmo sendo simples em seus cuidados básicos, os ratos como animais de estimação apresentam muitas dificuldades na totalidade. Dentre os principais fatores que colaboram para isso, podemos destacar o convívio, visto que esses animais, normalmente, requerem uma constante presença de outras espécies e semelhantes. Assim, podemos recomendar que esses animais tenham uma companhia, mesmo que seja de outra espécie.
Além disso, vale lembrar que esses ratos precisam de forma frequente consumir as energias que o são fornecidas, sempre com a finalidade de evitar problemas de saúde. Portanto, sendo uma ótima vantagem ter dois ratos como animal de estimação na mesma gaiola e, consequentemente, evitando que eles fiquem sozinhos.
Outra grande dificuldade que ter ratos como animais de estimação são a própria gaiola. Apesar de ser um lugar seguro, as gaiolas ainda são um ambiente muito pequeno para esses roedores. Por isso, é importante que, pelo menos uma vez na semana, eles possam sair um pouco desse lugar desconfortável.
No entanto, demos lembrar que dispositivos eletrônicos podem atrapalhar esse momento. Assim, sempre sendo recomendado que o dono tenha atenção por completo nesse momento de lazer do animal, principalmente evitando ele fique perto de geladeiras, computadores e televisões.
Saúde dos ratos como animais de estimação
Por ser um animal selvagem, os ratos cuidados especiais em relação a saúdes. Normalmente, os ratos domésticos são bem simpáticos nas visitas aos veterinários. Assim, não sendo de grande problema levá-lo com frequenta. Vale lembrar que esses animais precisam de diversas vacinas obrigatórias, sempre com a ideia de proteger de vírus e bactérias presentes em locais de convívio humano.
Apesar disso, geralmente esses roedores apresentam alguns problemas em seus dentes, principalmente por eles nunca parem de crescer. Ou seja, podem ser de muito incomodo para o animal que, na maioria dos caso, apresenta sinais de fortes dores na região dos dentre, inviabilizando a alimentação adequada para o rato de estimação.
Alimentação dos ratos
A dieta dos ratos apresentam diversas vantagens para seus criadores. Em especial, devido, na maioria das vezes, esses roedores poderem se alimentar de quase qualquer coisa, muito parecido com a alimentação humana. Assim, sendo considerados onívoros, uma classificação dada os animais que apresentam fácil digestão de alimentos.
Mesmo assim, vale lembrar que, como o ser humano, é sempre importante ter água em boa quantidade a disposição desse animal que, se mal cuidado, pode apresentar sintomas de desidratação. Para muitos donos de ratos, uma ideia prática é implementar um refil de água acoplado na gaiola. Assim, depois de um tempo, acostumando rato a sempre que sentir vontade se dirigir ao reservatório e beber água por conta própria.
Ciclo de vida
Mesmo apresentando muita resistência e fácil adaptação de habitat, os ratos apresentam um ciclo de vida bem pequeno quando comparando a outros animais. Segundo especialistas, algumas tentem a viver até 2 anos. No entanto, dependendo do animal, ele pode viver 7 anos, sendo bem mais raros ultrapassar esse número.
Já em questão de reprodução, as fêmeas da espécie “ratos de telhado” conseguem entrar em gestação até 4 vezes por ano, podendo durar entre 3 e 4 semanas o período por completo. De acordo com diversos biólogos, uma ninhada média dessa especie pode chegar até 8 filhotes de ratos, totalizando até 32 camundongos por ano.
Considerações finais
Em sumo, os ratos como animais de estimação são ótimas opções para quem quer uma companhia ao longo do dia. Em especial, para pessoas que apresentam um bom tempo livre para interagir com esses pequenos roedores que, em quase todas às vezes, são bem simpáticos com seus donos, principalmente os que adoram de brincar frequentemente com seus animais de estimação.
Faça um Comentário