Gato

Snowshoe: adorável gato de visual único; veja aqui

Snowshoe ou “sapato de neve” é um gato que reúne boa variedade de qualidades físicas e de comportamento. É um felino bonito, companheiro, ativo, ágil, dócil com crianças e outros bichos, dedicado ao seu tutor. Prepare-se para conhecer um verdadeiro sedutor de quatro patas!

Para começar, um pouco sobre a história do Snowshoe. Essa raça surgiu por causa da vontade de juntar, em um só gato de pelo curto, os points do siamês, ou seja, extremos de cor, e as patas em forma de luvas (botas ou sapatos, como alguns chamam) brancas de um animal chamado sagrado da Birmânia.

Foi então que Dorothy Hinds-Daugherty, uma criadora da Filadélfia, cruzou siamês com outro gato de pelo curto bicolor, nos Estados Unidos, em 1960. Resultado: um aspecto de siamês corpulento com uma espécie de bota branca.

A raça foi reconhecida pela TICA na década de 1980, conseguindo certo êxito em solo norte-americano. Apesar disso, ainda é rara, já que não é reconhecida por todas as associações felinas.

Os pelos brancos nas patas, fazendo lembrar botas, certamente, não são os únicos atrativos do Snowshoe, ainda que muito interessantes ao ver o felino pela primeira vez.

Porém, com algum tempo de convivência, é fácil notar os motivos pelos quais esse gatinho é tão querido – uma das maiores preferências entre os criadores de animais. A personalidade forte e extremamente vivaz é uma das razões desse sucesso, sendo intensamente voltada à interação com os humanos, que não demoram a ser encantados pelo pet.

Bom caçador, é menos exigente que o siamês e mais falante do que o americano de pelo curto. Trata-se de um animal muito afetuoso, calmo, que prefere ficar em casa, cercado pela família e/ou outros bichos. Para estes, o Snowshoe costuma ser um amigo incondicional, devotado.

No entanto, o temperamento dócil e companheiro de bichanos assim tem um preço: não lidar bem com a solidão. Por isso, não espere que o Snowshoe “entenda” que você precisa trabalhar! O ideal é não deixar esse gato sozinho por muito tempo.

Mas não pense que essa característica “melosa” do Snowshoe faz dele um gato parado. Ao contrário, ele tem grande capacidade de aprender truques, como ir buscar um objeto ou abrir portas.

Outra particularidade relevante desse bichano é seu gosto pela água. É comum encontrá-lo perto de torneiras ou até mesmo em atividades como a natação. Ativos, também demonstram preferência por lugares altos, mas sem exceder nos pulos ou serem excitáveis com facilidade.

Além do temperamento tranquilo e carinhoso, o Snowshoe traz uma pelagem brilhante e uma combinação de cores fascinante, que não se repete de um exemplar para outro.

Muitos gatinhos dessa raça nascem com botas curtas, outros com botas altas e alguns sem cor branca na área das patas. Aliás, este requisito é difícil de obter porque as marcas que são exigidas por padrão dependem de um gene recessivo de controle complicado, entre outras variantes.

Snowshoe: conheça melhor esse gato encantador

O porte entre médio e longo do Snowshoe parece ficar mais volumoso quando bate luz em certos lugares de seu corpo. Isso ocorre devido ampliação das linhas quando incidem nas marcas mais escuras de suas extremidades – o chamado colorpoint.

A pelagem dele costuma escurecer nas omoplatas e quadris, clareando na região do estômago e peito. Com a idade, é normal que a tonalidade do pelo vá escurecendo, a ponto de ganhar uma cor de chocolate.

Os gatos da raça Snowshoe podem ser encontrados nas cores azul, lilás e chocolate. O curioso é que, ao nascerem, eles são brancos. E o colorido que surgirá entre a primeira e a terceira semana de vida é tão singular que não existem dois felinos iguais.

O que não muda é a suavidade e o brilho da pelagem, assim como a sólida formação muscular desse bichano. Viu como o Snowshoe é realmente um animal irresistível? Não é à toa que esse pet é um dos queridinhos no mundo dos apaixonados por gatos!

Espero você aqui no próximo artigo com muito mais!

Até lá…

 

Foto 1: Lottie, domínio público Pixabay
Foto 2: Steve Voght – CC Pixabay

Faça um Comentário