A ideia: produzir um gato parecido com um tigre, porém, nada selvagem no temperamento. Assim surgiu Toyger, uma raça ainda em desenvolvimento e resultante da criação de animais domésticos com padrão tabby. Confira tudo isso e mais nos próximos parágrafos!
Com seu pelo listrado, curto e brilhante, o Toyger é gatinho amoroso, de aparência única e totalmente adaptável à vida urbana. Ou seja, esse bichano de tamanho médio não tem nada do temperamento dos grandes e selvagens felinos. Ao contrário, é afetuoso e costuma viver bem dentro de casa ou apartamento.
O Toyger demonstra seu afeto por meio de beijos, abraços e ronronados logo de manhã. Então, se você for o humano preferido dele, prepare-se para muitos afagos deliciosos antes de começar seu dia!
À propósito, a convivência com pessoas, conhecidas ou mesmo com estranhas, deixa o Toyger realizado, já que é uma raça bastante sociável. É indicada, inclusive, para quem nunca criou gato, solteiros e famílias com crianças – de preferência, as mais crescidinhas, que costumam pegar mais leve nas brincadeiras, demonstrando maior respeito por gatos.
Por falar em atividades e interação, o Toyger é muito ativo, atlético, capaz de passar o dia todo envolvido em algo que provoque movimento, intercalando esses momentos com pausas para relaxar e cuidar de si, claro.
Essa raça inteligente pode até ser treinada para aprender alguns comandos, incluindo passeios com uma coleira. Também é um bichano curioso e distraído, sempre em busca de descobrir novas brincadeiras e acompanhar o que passa ao redor, dos passos de seu tutor a algo através da janela.
Outro detalhe sobre sua personalidade é seu forte instinto caçador. Mas, respeitando seu temperamento, tem tudo para ser um bom companheiro dentro de um lar.
Toyger: origem e mais detalhes
A raça Toyger é recente, rara, com padrão tigre, mas que ainda está em desenvolvimento. Por isso, alguns exemplares não trazem marcas perfeitas dos felinos selvagens.
Sua história, tudo indica, começou em 1980 a partir de gatos domésticos com a pelagem malhada tabby, além das divisões de marcas negras típicas dos tigres.
Depois, foi acrescentada a cor café, encontrada nos gatos bengaleses. As cores esperadas são com um fundo alaranjado, de tom vívido e marcas escuras, das pretas às marrons. Áreas brancas também são desejáveis na pelagem do Toyger.
Embora a pelagem dele seja curta, às vezes surge maior na área do pescoço, passando a impressão de possuir um colar. E, apesar de grossa, é suave ao toque e com algum brilho.
Aos poucos, outras particularidades foram sendo inseridas, tais como a forma da cabeça, os olhos redondos e os longos dedos que permitem obter os movimentos dos grandes gatos da selva. Seu aspecto inclui corpo forte e musculoso, principalmente nos machos jovens, que apresentam ossos robustos e densos, isto é, sem sinal de delicadeza.
Completando o visual, pernas igualmente longas tanto nas patas anteriores quanto posteriores; cabeça alongada e larga, de contornos bem-definidos; olhos bastante separados, de tamanho pequeno a médio e coloração profunda. Já as orelhas arredondadas são, preferencialmente, pequenas, não sendo desejáveis as pontas características das orelhas de lince.
A criadora Jude Sugden, que já atuava na reprodução de gatos bengal, é considerada a responsável pelo Toyger. Ela teria notado marcas semelhantes às dos tigres em dois de seus exemplares, passando a aprimorar a criação do novo gato.
Desde 2007, a raça é reconhecida pela TICA e, atualmente, seus criadores vêm procurando chegar cada vez mais perto do padrão de marcas e cores dos tigres.
É um padrão único nos gatos domésticos que, em vez de listras verticais ou rosetas redondas de certos malhados, traz listras quebradas, ramificadas em padrão inesperado – uma espécie de estampa aleatória.
A expectativa dos criadores do Toyger é, ainda, obter um desenho circular em torno da face, igual ao dos tigres. Sem dúvida, um animal exótico e belo, não é mesmo?
Até o próximo artigo!
Foto 1: by adinaplus – Flickr CC
Foto 2: by Nickolas Titkov – Flick CC
Faça um Comentário