Gato

Cadeira de rodas para gato: passo a passo, e dicas!

A cadeira de rodas para gato faz parte dos cuidados que garantem melhor qualidade de vida aos portadores de deficiência ou animais em reabilitação. Ela pode ser produzida com materiais baratos, e faz muita diferença no bem-estar dos bichanos especiais. Saiba mais conferindo este post até o fim!

Nem sempre é preciso gastar muito para dar aos gatos com problemas físicos uma rotina mais leve, saudável e tranquila. Uma alternativa é a cadeira de rodas para gato, que você mesmo pode fazer com canos de PVC.

Até quem não possui muito jeito com trabalhos manuais pode fabricar uma cadeira de rodas para gato, pois todo o processo consiste em medir os tamanhos adequados e encaixar as peças.

Na internet, existem várias recomendações de como produzir a própria cadeira de rodas para gato e sugestões de materiais, embora nem sempre o passo a passo seja indicado. O interessante é que sempre dá para substituir alguma peça por outra que temos em casa.

Precisa de inspiração para começar? Anote aí:

1. Comece escolhendo o tubo de PVC ideal para o tamanho e o peso do seu gato. Os tubos padrões de 1/2 polegada servem para a maioria dos bichos com menos de 20 kg.

2. Crie um quadrado ou retângulo usando tubos retos e juntas de PVC com 90 graus de ângulo. É necessário adquirir juntas de 3 vias conjuntas para os cantos. Assim, será construído o eixo.

3. Na articulação para baixo das ferragens de 3 vias, use tubos de tamanhos menores – com um pouco menos da altura dos ombros do seu felino.

Aqui, é bom lembrar que você pode personalizar o projeto, ou seja, se o pet está apenas passando por reabilitação devido machucado, ajuste a altura e o comprimento do dispositivo de forma que o peso seja suportado, mas as pernas dianteiras e traseiras consigam alcançar o chão.

4. Faça pequenos furos para os eixos nos tubos verticais a partir do lado, mais ou menos a ½ polegada para cima a partir da extremidade. E confira se todos os orifícios nos tubos da frente e de trás estão alinhados.

5. Coloque um eixo ou haste através dos 4 furos nos tubos traseiros.

6. Fixe as rodas no eixo ou haste usando epóxi, arruelas e porcas, para elas não saírem do lugar.

7. Nos tubos verticais da frente, use eixos curtos, individuais ou buchas perto do local onde as pernas dianteiras do gato ficarão, e coloque as rodas para que girem sem impedimentos.

As rodas giratórias giram livremente no eixo Y e são parecidas com as dos carrinhos de supermercado. Você pode encontrá-las em lojas de ferramentas. Elas permitem que a cadeira de rodas para gato vire mais facilmente do que o mecanismo com dois eixos fixos.

8. Com acessórios para tubos e epóxi, segure as rodas no lugar. Tenha em mente que precisará de peças de tubos mais curtas na frente, se as rodas giratórias forem mais altas do que as do eixo posterior.

9. Costure tecido de algodão ou nylon em um assento, criando bolsos ao longo das 4 bordas que passam no tubo de PVC. Se preferir, use tiras de pano grampeadas nas pontas que envolvem o tubo para montar o assento.

Cadeira de rodas para gato: saiba mais

Há quem use até rodas de carro de brinquedo, cadarços, cabide de roupas e punhos de camisa para montar uma cadeira de rodas para gato, e melhorar a locomoção de seu pet querido.

Como você pode perceber, não faltam criatividade e amor quando a ideia é proporcionar conforto aos bichanos portadores de deficiência ou que estão em fase de recuperação por causa de algum trauma.

Outra dica é sempre consultar um veterinário para dar uma forcinha, ok? Ele poderá auxiliar em diversos aspectos da saúde do seu amigo peludo!

Entretanto, se você não tiver jeito ou tempo para montar uma cadeira de rodas para gato, encerro este artigo com dicas de pessoas/páginas que são capazes de ajudar, pois fabricam o acessório para pets variados, gatos e cães.

Boa sorte e até breve!

http://pesdepets.com.br/
http://maxlocomotion.com.br/produto/cadeira-de-rodas-para-gato-melhor-preco-em-ate-12x-sem-juros-no-cartao-pelo-pay-pal/4358
http://www.dogcar.com.br/quem/quem.htm

 

 

Fotos: Pixabay

Faça um Comentário