Peterbald: é muito ativo, mas adora carinho e colo

Ele parece um gato oriental shorthair, mas com um gene que faz perder pelos. O Peterbald é uma raça russa ainda em desenvolvimento, cheia de curiosidades – e você vai conhecer algumas delas hoje. Bem-vindo!

A primeira é que um felino Peterbald deve vir sem pelagem, preferencialmente. Porém, também são aceitos exemplares com pelos. Para você ver como o universo dos gatos domésticos é repleto de mistérios, exceções e até certas contradições…

Então, não é de se estranhar que um filhote que não herda o gene da calvície pareça um gato oriental ou um siamês. Aliás, é muito frequente a presença de bichanos de aspecto comum em ninhadas de Peterbald.

Ainda que de modo menos usual, podem surgir variados tipos de textura na raça. Assim, o Peterbald pode ter calvície total, pelos “floc” (finos, com até 5mm) ou pelagem “brush” (fina, com mais de 5mm).

Quando o gato possui uma leve pelagem, a sensação ao tocar nele é semelhante à do pêssego. Em alguns casos, o mesmo animal pode trazer características táteis distintas por seu corpo.

Outro detalhe é que, se o felino nascer sem pelagem, ficará dessa maneira elo resto da vida; já os demais tendem apresentar variação nos fios ao longo dos anos.

Em relação às cores e padrões, todos são aceitos em um gato Peterbald. E, apesar de possuir a particularidade nos pelos, a raça não é considerada hipoalergênica.

Peterbald: mais sobre sua aparência

O Peterbald é um gato esbelto, de jeito elegante; sua estrutura de tamanho médio lembra a da raça oriental shorthair, porém, mais musculosa. As pernas compridas também chamam atenção nesse bichano que, adulto, pesa de 3 a 5 kg.

Sua cabeça longa tem formato de triângulo invertido, além de perfil sem stop, nariz largo e focinho fino. Os bigodes do Peterbald às vezes são enrolados, dando um toque ainda mais exótico ao gato. Entretanto, alguns exemplares – normalmente os sem pelo – nascem sem bigodes ou sobrancelhas.

Os olhos do Peterbald são amendoados, oblíquos e de tamanho médio, sem saliência, mantendo a distância de um olho entre eles. A cor dos olhos não varia de acordo com a tonalidade da pelagem.

Completando o visual diferenciado desse pet, orelhas grandes e pontudas e o rabo longo e compacto desde a base, afinando ainda mais na direção da extremidade.

Agora que você já conhece as particularidades físicas do Peterbald, chegou o momento de falar sobre a personalidade dele… Não perca a seguir!

Peterbald: comportamento

O que esperar de um pet da raça Peterbald? Bem, esse animal foi criado para ter qualidades como inteligência e grande nível de atividade, ou seja, é daquele que gosta muito de brincadeiras. A maioria desses animais é muito vocal. Prepare-se para boas conversas…

Esse gato é capaz de entreter seus humanos queridos com suas travessuras divertidas e receber as visitas na porta, inclusive desconhecidos.

O curioso Peterbald gosta de conhecer gente! E não dispensa oportunidades de dizer até logo ou receber seu tutor na entrada de casa – do jeitinho dele, claro.

É um bichano apegado ao tutor, e que sabe apreciar quando humanos em geral lhe dão atenção. E mais: apesar de agitado, foi desenvolvido para ficar dentro de casa. Portanto, é uma boa opção para quem não deseja os tradicionais passeios felinos pela vizinhança.

A sociabilidade do Peterbald inclui outros pets e crianças, apesar de preferir as mais crescidinhas, que tendem a respeitar os limites de um gatinho.

Em geral, uma certa agressividade só acontece em uma situação nessa raça: quando o Peterbald quer carinho! Ele simplesmente adora ser mimado, chega a exigir isso, e pode passar horas no colo se a pessoa permitir.

Que tal um felino assim? Deixe seu comentário!

E até breve com mais um artigo…

 

Foto 1: Nancy Kamergorodsky – Flickr CC
Foto 2: Russian Wikipedia [Public domain], via Wikimedia Commons

Leave a Reply