Gato

Selkirk Rex, o “gato ovelha”: fofo por dentro e por fora

Parece um cordeiro ou um poodle, mas é o Selkirk Rex, mais conhecido como “gato ovelha”. Uma raça tão fofa que a gente chega a duvidar se realmente existe. Mas é real! E tem todos os motivos para ser o tema do artigo de hoje. Se eu fosse você, não perderia…

Pelos encaracolados são a principal característica do Selkirk Rex, uma das raças naturais de gatos mais recentes. Grande e robusto, esse bichano pode ter pelos curtos ou semilongos, sempre com aspecto lanoso que faz lembrar as ovelhas – por isso o apelido.

É uma pelagem grossa, esponjosa, abundante em cachos destacados e fiapos por todo o corpo. As cores dos pelos podem ser diversas, mas todas definidas no momento do nascimento. Ou seja, não muda conforme o animal cresce.

O musculoso Selkirk Rex nada tem de suas contrapartes da raça rex, que são menores e mais delicadas. Os machos da espécie “gato ovelha” costumam atingir entre 5kg e 7kg; as fêmeas, de 4kg a 6kg. Sua cabeça redonda e enorme abriga um crânio amplo, bochechas salientes e queixo forte, além de ser sustentada por um pescoço curto e forte.

Aliás, toda a estrutura óssea desse felino demonstra vigor, e inclui pernas médias com grandes pés redondos, rabo espesso e médio com ponta arredondada. O que faz um contraste curioso com a aparência delicada dos pelos cacheados.

O nariz é largo, curto e em linha reta; enquanto as orelhas são médias, de base generosa e pontas suavemente arredondadas. Já seus olhos (verdes ou azuis profundos) são bem-separados, redondos e grandes.

Mas como será o Selkirk Rex no quesito personalidade? É o que você vai ver a seguir… Confira!

Selkirk Rex: temperamento e cuidados

Ele não é do tipo que sobe em árvores, pula nos telhados ou vive saindo por aí… As palavras mais comuns para definir o temperamento do Selkirk Rex são: caseiro, pacífico, simpático e sociável. Um felino que prefere o conforto do lar, a tranquilidade.

O que não significa que não goste de brincadeiras, do contato com crianças. Sua fama, à propósito, é de paciente e tolerante, até quando os pequenos humanos exageram nos carinhos ou atividades.

Esse gato é facilmente adaptável ao ambiente humano, incluindo a divisão de espaço e atenção com outros bichos de estimação – desde que não fique muito tempo sozinho…

Quem vê sua pelagem farta e enrolada pode imaginar que dá um trabalho danado, mas não é bem assim! Os cuidados com o Selkirk Rex são simples e, ao contrário do que muita gente pensa, os pelos não devem ser escovados com muita frequência.

Uma vez por semana ou a cada 10 dias está de bom tamanho. Dessa maneira, é possível manter a textura que faz o gatinho parecer uma ovelha ou poodle. E não precisa se preocupar nem em recolher os fios a todo instante, pois os pelinhos encaracolados, quando o animal está saudável, quase não caem.

É preciso apenas ficar atento, no caso dos exemplares de pelos longos, para a formação das famosas e desagradáveis “bolas de pelos” no trato digestivo. No entanto, o problema é fácil de tratar e, no geral, a saúde do Selkirk Rex é ótima, sem registros de doenças específicas associadas à raça.

Por todas as características físicas e de personalidade, o “gato ovelha” é considerado excelente escolha especialmente para idosos ou pessoas que nunca tiveram um felino em casa.

Como você viu hoje, não faltam motivos para criar um Selkirk Rex e receber todo o amor que ele pode oferecer. De quebra, você ainda garante um bichano com visual único e gracioso. Para quem gosta de fofura por toda a parte, nada melhor, concorda?

Até breve!

Faça um Comentário