Turkish Van, o “gato nadador” amoroso e independente

Curioso, inteligente, independente e, ao mesmo tempo, afetuoso. O Turkish Van ou Van Turco é um gato com uma personalidade muito interessante. Sem falar na beleza e no gosto pela água! Para saber os detalhes todos desse bichano fofo, vem comigo!

Ele requer atenção e chega a ser quase possessivo com seu tutor, porém, esse companheiro amoroso não expressa seus sentimentos como boa parte dos felinos domésticos.

No geral, em vez de curtir ser “perseguido” por sua família para receber afagos, o Turkish Van prefere ir até seus humanos prediletos. Ou seja, carinhos e abraços são bem-vindos, mas, no jeito dele.

O ativo e divertido Van Turco tem uma particularidade não muito comum em gatos. Ele aprecia atividades na água, chegando a ser chamado de “gato nadador”.

Acredita-se que seu gosto pelo universo aquático esteja ligado ao seu lugar de origem, pois os ancestrais do Turkish Van precisavam retirar peixes do lago de Van e rios próximos, sendo estes a base de sua alimentação.

Embora viver em uma casa com jardim e acesso à água seja um verdadeiro paraíso para o Turkish Van, esse bichano é capaz de ser feliz inclusive dentro de apartamentos, apresentando boa adaptação a todos os tipos de ambientes.

Também é um gato sociável, que lida bem com crianças, outros gatos e cães, mas gosta de ser líder, isto é, tem preferência por animais que aceitam seu comando. Por falar em orientar, o Van Turco aprende truques e regras de obediência facilmente.

Devido ao seu temperamento, é considerado ótima opção para quem não consegue decidir se prefere criar um cachorro ou gato. No entanto, é mais recomendado para quem já tem experiência com felinos, famílias com crianças e/ou outros pets.

E se resolver ter um Turkish Van, prepare-se para conviver com um gatinho ágil e atlético, que parece estar sempre em alguma espécie de missão – e não tende a dormir tanto quanto a maioria dos bichanos.

Tanta atividade é facilitada por suas pernas posteriores mais longas, fazendo com que essa raça seja excelente em saltos. Não é raro encontrar esse gatinho animado no alto de um móvel, observando tudo o que acontece ao redor.

Saiba mais sobre o visual dele a seguir…

Turkish Van: aparência, origem e outras curiosidades

A raça Turkish Van foi desenvolvida no Reino Unido a partir de uma seleção de animais obtidos em diversas cidades da Turquia moderna, principalmente no sudeste daquele país.

O gato Turkish Van é considerado uma variação do angorá. E seu nome é inspirado no lago de Van, situado ao lado do monte Ararat, na Turquia Oriental.

De pelagem semilonga a longa, o Van Turco é branco, mas traz em sua cabeça marcas características da raça. São manchas na base das orelhas e patas posteriores, que podem ocorrer até a ponta da cauda.

Geralmente, as marcas são de cor ruiva ou creme, todavia, algumas instituições aceitam outras, entre elas preta, marrom, azul e tabby. Seus pelos são sedosos, impermeáveis e não trazem subpelo.

O corpo maciço e de constituição forte pode pesar de 3 a 8,5 kg. O Van Turco tem porte médio a grande. Apresenta ossos fortes, musculatura bem-desenvolvida, além de grossa cauda tamanho médio com pelos de, no mínimo, 5 cm de comprimento.

A cabeça do Turkish Van possui tamanho médio para grande. Comprida e larga, ela conta com contornos arredondados sem linhas retas ou ângulos. As maçãs de seu rosto são altas; o focinho é cheio, também arredondado, e o nariz apresenta stop leve.

Para completar o visual do peralta Van Turco, grandes olhos em formato semelhante ao de uma noz. Um pouco oblíquos, eles são aceitos nas cores: azul, âmbar (preferível) ou um de cada cor (díspares). Entretanto, a verde também é aceita.

Como você pode notar, uma belezinha de gato que, ainda por cima, é divertido, ativo, sociável, independente, amoroso e muito mais. Que tal ter um pet assim?

Até breve!

Leave a Reply