York: gato carinhoso, independente e lindo

York ou York Chocolate. Nome curioso; gato mais ainda. Um animal que une independência, carinho, beleza única e… O resto eu conto em detalhes logo a seguir… Vamos lá!

Começo pelo nome da raça, batizada assim porque surgiu em Nova York, nos Estados Unidos, na década de 1980. Já o termo Chocolate vem do tom de marrom, o mais comum na pelagem desse bichano relativamente novo.

Esse gato grande, robusto, resistente e com instinto de caçador foi, inicialmente, criado em uma fazenda. O que gera comparações com gatos desse tipo de ambiente até hoje. Porém, o York é diferente dos animais rurais porque conta com pelos lustrosos, semilongos e macios.

Fino e sedoso, o pelo do gato York Chocolate apresenta subpelo resistente, sendo mais denso nas áreas do pescoço, peito e coxas.

A pelagem é farta até na cauda alongada, que vai afilando conforme chega à extremidade. É um bichano com pelos inclusive entre os dedos de seus pequenos e arredondados pés.

Ainda sobre os pelos, eles podem ser na cor chocolate, mas também são aceitos em tom lilás uniforme ou bicolor com estas duas cores. Encontrei até imagens de alguns exemplares muito escuros, parecendo pretos.

Com dois detalhes interessantes: filhotes são mais claros e marcas tabby são aceitas até 18 meses. O que não muda é o aspecto lustroso dos fios.

E como já dei algumas pistas de seu aspecto físico, veja mais detalhes sobre a aparência do York nos próximos parágrafos!

O visual do York lembra o do siamês antigo, aquele que é um pouco diferente do moderno siamês. Ou seja, o Chocolate é maior e mais pesado do que seu antecessor.

Para você ter uma ideia, um macho da raça York pesa de 6 a 8 kg. Fora isso, traz um crânio arredondado, cabeça discretamente redonda, focinho médio e nariz sem stop.

Grandes olhos levemente ovais e inseridos afastados exibem coloração que varia entre avelã, ouro e verde. Completando a aparência do York, orelhas bastante separadas, grandes, com pontas sutilmente redondas.

Agora que você viu como o York Chocolate é encantador por fora, é o momento de conhecer a personalidade dele…

York: comportamento

O ativo York, além da fama de bom caçador, é um animal de temperamento brincalhão. Seu jeitinho afetuoso também chama atenção, e faz desse felino um companheiro agradável e bem-humorado para a família.

Esse bichano é capaz de conviver tranquilamente com crianças e outros bichos domésticos. Ele tem seu lado carente de atenção, e sempre arruma um modo de ser visto tanto por seu tutor quanto pelos demais.

Não é raro o York interagir quando seus humanos preferidos estão distraídos em suas atividades diárias ou no lazer. Ele pode surpreender enquanto uma pessoa está limpando a casa, colocando a leitura em dia, usando o computador, entre outras situações.

É uma raça leal, que gosta de carinho e de estar perto das pessoas, contudo, não deixa de ser independente. O York sabe se virar sozinho facilmente. E se tiver lugar para exercitar sua natureza de caçador, melhor ainda!

Quem vive em apartamento ou qualquer espaço urbano pequeno pode atender às necessidades do York espalhando brinquedos, de preferência os que se movem. Mas as brincadeiras interativas deixam esse pet mais feliz.

Esse sentimento pode ser demonstrado através do ronronado. E é típico dele receber seus tutores perto da porta da residência fazendo esse barulhinho, uma vez que a raça não é muito “falante” em relação a miados.

É ou não um gatinho encantador no visual e na personalidade?

Espero você aqui no próximo artigo, combinado?

Até breve…

 

Foto 1: By Nikki311 at the English Wikipedia project [Public domain], via Wikimedia Commons

Foto 2: By Johann Jaritz [GFDL (http://www.gnu.org/copyleft/fdl.html), CC BY-SA 3.0 at (https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/at/deed.en)

Leave a Reply