Animais Marinhos Peixes

Peixe dourado: conheça todas as suas características

Peixe dourado

O peixe dourado é tão famoso quanto o peixe-palhaço, quando se trata de habitar aquários. É um dos mais comercializados em todo o mundo, além de ser ótimo para iniciantes em aquários, por não serem difíceis de lidar e pouco temperamentais.

Sobre o peixe dourado

É chamado de vários nomes, incluindo peixinho-dourado ou só dourado, além de peixe-japonês e kinguio. Pertence à família dos ciprinídeos, a mesma família das carpas, inclusive ele é uma variação de carpa e é possível notar uma série de semelhanças entre eles.

Eles variam bastante em tamanho, podendo chegar em até mais de 50 centímetros, mas a maioria deles são bem pequenos. Seu peso também varia, mas os maiores chegam aos 3 quilos com facilidade. É um dos peixes mais presentes nos aquários em todo o mundo.

É nativo da Ásia e era selvagem, mas passou a ser domesticada na China e o hábito se espalhou em todo o mundo. Suas cores variam entre laranja, vermelho, amarelo, marrom, branco e até preto, mas em várias nuances distintas. Suas cores mais populares são as alaranjadas e amareladas, que fazem jus ao seu nome.

A socialização do peixe dourado

Ele é um peixe muito pacifico e tranquilo que não tem problemas de convivência, mesmo se forem maiores, não costumam comer os menores, no entanto, eles possuem alguns hábitos que precisam ser respeitados.

Por serem indicados para iniciantes, justamente por serem naturalmente resistentes e não terem agressividade, existe um mau hábito de não colocá-los em condições adequadas. É verdade que se ele for introduzido em aquários sem as condições ideais ele consegue viver, mas ele perde muito tempo de vida. A longevidade desses peixes pode chegar em até duas décadas!

Um dos hábitos deles é que gostam de viver em grupos de meia a uma dúzia, então é interessante que introduza casais no aquário ou que comprem eles para viverem juntos, pois, caso contrário, eles tendem a ficarem estressados e são mais propícios a adoecer.

Além de todos os cuidados com o aquário que são necessários para a maioria dos peixes, levem em consideração uma boa oxigenação e um nível de ph adequado. Eles são parecidos com os peixes betta, mas são bem distintos em muitos aspectos, inclusive na necessidade de equipamentos para respirarem melhor no aquário. Eles até vivem sem bomba, mas perdem qualidade e tempo de vida.

A alimentação também precisa ser adequada. Sempre sirva rações de qualidade, de acordo com a indicação do lugar onde os comprou.

Peixe dourado

Como acasalam?

Eles são animais classificados como ovíparos, ou seja, animais que colocam ovos. Na verdade é bem difícil diferenciar os machos das fêmeas, o ideal é você saber antes de comprar.

Quando chega do período fértil, o macho cria um ninho que costuma cavar (daí a importância dos enfeites que simulam um habitat) e tenta atrair a fêmea. Se ela concordar, entra no ninho e eles consumam o ato. A partir daí a fêmea coloca os ovos e deixa eles eclodirem.

Um fator interessante é que o acasalamento pode envolver mais de um macho e mais de uma fêmea. Eles podem fazer isso em grupo e cuidam dos ovos em grupo. Funcionam bem em comunidade, mas podem ficar incomodados com outros peixes de espécies diferentes nesse período.

O peixe dourado é burro?

Existe o ditado de falar em memória de peixe, se referindo aos dourados, inclusive existe o mito de que eles só se lembram do que acontece a 3 segundos atrás. Definitivamente isso não é uma verdade, pois inclusive, segundo estudos, eles reconhecem o próprio dono.

Outro fator que favorece essa crença é o fato de que eles são muito agitados e acabam se machucando com os enfeites nos aquários, mas isso ocorre porque se movimentam muito e rapidamente, não porque não possuem inteligência. Aliás, nada de enfeites pontudos, viu?

Não se engane com as fotos do peixe-dourado

Talvez você veja vídeos e fotos de peixe dourado em aquários pequenininhos e pense que está tudo bem, mas isso não é verdade. Eles precisam de uma quantidade de água adequada e um aquário de tamanho médio, além de enfeites que simulem seu ambiente, para que não fiquem estressados.

Não é só porque eles sobrevivam que está tudo bem. Eles precisam de qualidade de vida, se entreter, ter saúdo e viver bons longos anos. O mal tratamento é um fator que encurta a vida desses peixinhos. Eles são resistentes, mas não são imunes a tudo.

Não confunda com o outro peixe dourado

Nos rios brasileiros existe um outro peixe dourado, chamado de piraju ou pirajuba. Eles são completamente distintos e de famílias diferentes. São peixes muito pescados em pescas esportivas, porque são muito resistentes e geralmente são tidos como troféu.

Seu nome científico é Salminus brasiliensis e é da família dos salmões e das trutas, não tendo nenhuma conexão com o peixe dourado de aquários, a não ser o fato de serem peixes. O tamanho deles também é bem diferenciado, pois o piraju chega a ter mais de um metro e pesar mais de 20 quilos.

Peixe dourado

Alguns cuidados especiais com o peixe dourado

Não coloque o peixe dourado em aquários com peixes maiores ou de mesmo tamanho se eles são agressivos. Os peixes dourados não são bons em atritos e podem acabar morrendo. Coloque apenas peixes menores e que não sejam invasivos, até porque alguns peixes podem acabar comendo os ovos do peixinho dourado.

Outro fator é que o peixe dourado pode comer os ovos de outros peixes, então, por mais que não entre em brigas, ele pode afetar a natalidade, então tenha certeza de criar um equilíbrio no aquário e alimentá-los bem para que não precisem buscar formas alternativas para encher a barriga.

Considerações finais

O peixe dourado é um dos peixinhos mais comuns nos aquários do mundo todo, principalmente dos iniciantes nesse tipo de criação, mas não é porque são resistentes que podem ser tratados de qualquer forma e sem os preparos adequados. Eles são animais como qualquer outro, que precisam viver em condições adequadas para viverem bem e viverem muito.

Faça um Comentário