Peixes

Conheça 10 famosos peixes de água salgada

Peixes de água salgada

Os peixes de água salgada costumam ter maior porte em relação aos peixes de água doce. Porém, há uma grande diversidade de espécies, da qual estima-se que conhecemos apenas 10 % delas.

Esses animais possuem cores mais vivas e são bastante ativos. Sua carne é mais magra que peixes dulcícolas e são muito nutritivos. Ricos em ômega 3 são muito populares em todo o mundo. Peixes de água salgada vivem em águas mais frias e também a maiores profundidades.

Ademais, algumas espécies vivem próximos a corais, e outros em mares abertos. Existem aqueles que vivem em águas muito profundas próximas a ambientes subterrâneos.

Sua criação em aquários deve ser muito cuidadosa, uma vez que os peixes de água salgada, quando em contato com ambientes aquáticos com pouca concentração de sais, devido ao equilíbrio osmótico da água, eles incham as células e isso causa a ruptura de suas estruturas que podem levar o animal à morte.

Há muitos peixes famosos de água salgada e que são inspirações para filmes e desenhos animados, como o filme de animação Procurando Nemo.

Vamos conhecer os 10 peixes de água salgada mais famosos do mundo:

1. Baiacu

São peixes que vivem com outros animais marinhos próximo a recifes e corais, alimentam-se de outros peixes menores, caranguejos, e algas. Esses peixes são famosos por inflar quando se sentem ameaçados, e são extremamente venenosos. O seu veneno é produzido por bactérias que liberam uma neurotoxina capaz de matar 30 pessoas em um prazo de tempo muito curto.

Peixes de água salgada

2. Peixe-palhaço

Esta espécie ficou popular por ter sido protagonista do filme Procurando Nemo. Este peixinho vive em meio às anêmonas, com a qual têm uma relação ecológica, harmônica. As anêmonas oferecem limpeza e proteção a esses peixes. Além disso, esses peixes podem ser muito agressivos quando perturbados, são ovíparos e se reproduzem de forma sexuada.

3. Atum

O atum está presente na alimentação de quase todas as pessoas, sendo um dos peixes mais importantes do ponto de vista econômico para a atividade de pesca. A partir desse aspecto, são capturados em todo mundo mais de seis milhões de toneladas desse animal.

Além disso, eles são habitantes de regiões tropicais e subtropicais. Este animal é um ser endotérmico, e excelente nadador. Além disso, possui um sistema vascular que lhe confere cor avermelhada à carne.

4. Marlin

Este é o peixe mais veloz do mundo, podem alcançar até 150 km/h. De porte grande, esses peixes podem pesar até 400kg quando adultos. Seu único predador é o tubarão. A reprodução desses animais é muito efetiva, visto que eles são capazes de depositar milhões de ovos de uma vez.

5. Peixe Cirurgião Azul

A protagonista do segundo filme de animação intitulado Dori, também fez muito sucesso por sua cor azul cintilante e listras amarelas, se tornando um dos peixes mais famosos dos corais oceânicos.  Este peixe é solitário e mede em torno de 30 a 40 centímetros. Assim, são animaizinhos que têm preferência pela incidência de luz nos ambientes aquáticos.

6. Peixe Espada

Habita entre 200 e 800 metros de profundidade em mar aberto. Suas características principais é o bico rijo, formado pela prolongação de sua mandíbula superior, que dá semelhança à uma espada.  Pesa cerca de 115 kg e possui grandes dimensões. Suas barbatanas são espinhosas, e sua carne é muito nutritiva, e são alvo de pesca desportiva.

7. Salmão

Esta espécie se reproduz em água doce, mas vive em águas salgadas no Oceano Pacífico e no Atlântico. Outrossim, a maior característica desse animal é que ele possui carne cor rósea, a qual dá origem ao seu nome, e é um peixe muito requisitado para consumo e de preços mais elevados. Eles nadam contra a correnteza dos rios na época de acasalamento para desova, e algumas de suas espécies terminam o seu ciclo de vida após a reprodução.

Peixes de água salgada

8. Peixe pedra

É um dos peixes mais exóticos do mundo. Chamado de peixe pedra no Brasil devido à sua aparência, pois o peixe realiza mimetismo para assemelhar-se ao recife onde vive. O peixe pedra é natural da Austrália e na Nova Zelândia, e é o peixe mais venenoso dos mares.

9. Peixe bolha

O animal tem aparência gelatinosa, a qual dá origem ao seu nome, quando retirado da água. A feição do peixe assemelha-se à expressão de um rosto humano mal-humorado. Este é um dos peixes mais esquisitos do mundo, e utiliza as correntes marítimas para sua locomoção, o que é promovido devido à densidade do corpo destes peixes ser menor que a densidade da própria água.

10. Arowana Branco

Este peixe é considerado o mais caro do mundo. Sua cor prata devido às escamas pode mudar de cor, para tons avermelhados, verdes e azuis. Assim, ele tem expectativa de vida de 50 anos e pode custar até quatrocentos mil Euros. Este animal exótico existe devido à uma mutação genética rara, e é muito difícil de ser encontrado um exemplar de sua espécie.

Onde encontrar estas espécies

Existem as condições propícias para encontrar estas belas e curiosas espécimes do mar. Outras muitas espécies são descobertas todos os dias por pesquisadores e cientistas que estudam à vida marinha.

Para ter contato com a maioria dos bichinhos que vivem em corais e recifes é preciso procurar locais, como arquipélagos, onde sejam permitidas as práticas de mergulho. Além disso, muitos destes locais podem ser inacessíveis, dificultando até mesmo o trabalho de exploradores.

Por que peixes de água salgada são tão famosos

Entre estes 10 peixes mais famosos do mundo, os mais difundidos entre o público infantil são sem dúvida o peixe palhaço e o baiacu. Por isso, para amantes destes animais, como piscicultores e aquaristas, admirar a beleza do marlin bem como os traços exóticos do peixe pedra são suficientes para encher os olhos.

E por fim, para bons apreciadores de carne de peixes de água salgada, o salmão é o favorito em muitos locais no mundo, principalmente para preparo de pratos famosos da culinária japonesa. Apesar de ser consumido, devemos lembrar que a carne do baiacu deve ser preparada por especialista e com o máximo de segurança, a fim de evitar acidentes e intoxicações alimentares que podem ser fatais.

Faça um Comentário